Circuito Virtual Agro BB 2021: lives e grandes números
Criado pelo Banco do Brasil como alternativa às tradicionais feiras agropecuárias canceladas em função da pandemia, o Circuito Virtual Agro BB se consolida como um dos principais eventos do calendário do agronegócio brasileiro.
Com números expressivos em negócios gerados, lançamentos e demonstrações de produtos, além de programação com conteúdos de alta relevância, a iniciativa conta com a infraestrutura tecnológica do Broto, plataforma digital de negócios que tem como propósito ajudar os produtores rurais a melhorarem sua produtividade.
Se você perdeu alguma das lives, não se preocupe: este post foi criado para você – e também para quem quiser rever alguma delas, claro. Nesse sentido, compilamos todas as conversas realizadas nas etapas do Circuito Virtual Agro BB 2021. Aproveite!
Etapa Sul: 22 de março a 9 de abril
Apesar da temática regionalizada, a etapa Sul, assim como as demais, foi destinada a agricultores de todo o país. Durante três semanas, eles tiveram acesso a ofertas exclusivas na vitrine de máquinas e implementos agrícolas. Além disso, aproveitaram condições especiais para contratação de seguros, consórcio e financiamento (em parceria com a Livelo). Continue a leitura para saber um pouco mais sobre as lives da etapa e assistir na íntegra aos conteúdos que forem de seu interesse.
Produtividade e alta performance agropecuária
O agro vem colhendo safras recordes ano após ano. Isso se deve muito à tecnologia e à capacidade dos produtores rurais. Mesmo assim, sempre há necessidade de aumentar a produção. Afinal, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, o mundo terá cerca de 10 bilhões de habitantes. Contudo, sabemos que não é fácil alcançar uma produção de alto nível com tamanho volume.
Então, Diego Ferrazzo, gerente-executivo de Agronegócio do Banco do Brasil, recebeu Paulo Ernani, engenheiro agrônomo e produtor rural em Santa Catarina, e Pedro Basso, produtor rural no Rio Grande do Sul e sócio-diretor da Sementes com Vigor, para debater as possibilidades.
De que forma o uso de dados e novas tecnologias pode auxiliar no ganho de eficiência na produção? Nesse sentido, como aumentar a produtividade de maneira sustentável? Afinal, qual a importância do produtor rural brasileiro adotar essas práticas? Tudo isso foi abordado na conversa que você acompanha no vídeo abaixo.
Agricultura de precisão e alta produtividade
O que é agricultura 4.0? Como o setor evoluiu da agricultura 1.0 até chegar ao momento atual? Atualmente, quais são as principais aplicações da tecnologia no agro? Por fim, quais as vantagens de se ter uma lavoura conectada e inteligente? Fabiano Paganella, engenheiro agrônomo e diretor da Plantec AP, passou por esses e outros temas relacionados na segunda live do Circuito Virtual.
Everton Kapfenberger e Gilson Caio, respectivamente, superintendentes de Varejo e Comercial do BB no Rio Grande do Sul, receberam também mais dois convidados: Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), e Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). A conversa completa está disponível no vídeo a seguir.
Modernização de máquinas e energias renováveis
Aproveitando o período em que os produtores rurais já começam a planejar a safra 21/22, a terceira live do evento abordou as questões de modernização de maquinário e investimento em energias renováveis. O foco foi principalmente no segmento de agricultura familiar.
Afinal de contas, no cenário econômico atual, será que vale a pena investir em maquinário para equipar a propriedade rural? Qual a relação entre mecanização e automação dos processos agrícolas na eficiência do negócio? De que forma concessão de crédito, orientação técnica e tecnologia podem contribuir com a sustentabilidade de agronegócios familiares e diminuir o êxodo de jovens? Por fim, mas não menos importante, que oportunidades a geração de energias renováveis reserva ao setor e, claro, à sociedade?
O papo foi conduzido por Felipe Zanella, superintendente de Varejo do BB no Paraná, e Evandro Mendes, superintendente Pessoa Física no mesmo estado. Participaram, ainda, Marcos Júnior Brambilla, presidente da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná (Fetaep) e Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná. Confira abaixo!
Suinocultura e avicultura 4.0 e práticas sustentáveis
Na live com programação voltada aos produtores de Santa Catarina, o superintendente de Varejo do BB no estado, Pedro Marques Jr., recebeu Altair Silva, secretário da Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, Janice Zanella, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, e Tomás Pallizzarro Pereira, engenheiro agrônomo extensionista rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Em primeiro lugar, Tomás falou sobre o uso de energia solar fotovoltaica na agricultura familiar, especialmente suas aplicações e condições de financiamento via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Logo depois, Janice apresentou as soluções da Embrapa e explicou de que forma elas podem agregar valor aos produtores locais, por meio de ciência e tecnologia de ponta. Assista na íntegra!
Etapa Centro-Oeste e Norte: 24 de maio a 11 de junho
A segunda etapa do Circuito Virtual Agro BB 2021 contou com lives direcionadas aos produtores rurais do Centro-Oeste e do Norte do país. Especialistas falaram sobre cenário e tendências da agricultura nos estados dessas regiões. Na sequência, a íntegra de todas as conversas.
Desenvolvimento Agropecuário no Centro-Oeste e Norte
Antonio Chiarello, diretor de Agronegócios do BB, comandou a live de abertura da segunda etapa do evento, ao lado de Gláucio Fernandes, gerente-geral da Unidade Estratégica, PF, PJ e Agro, e de Fernando Gallo, gerente de Soluções. Com eles, estiveram os convidados Daniel Nascimento, gerente-executivo de Seguros Rurais da Brasilseg, e Sebastião Pedro, chefe-geral da Embrapa Cerrados.
Para começar, Sebastião falou sobre a importância da Embrapa para a agricultura das regiões Centro-Oeste e Norte do país, passando por temas como pesquisa, extensão rural, transferência de tecnologia, junção de todos os elos da cadeia produtiva, entre outros. Na sequência, Nascimento passou alguns dados do mercado de seguros nas regiões e apresentou as soluções disponíveis para os produtores protegerem sua produção e sua renda contra imprevistos.
Cenários e tendências para a safra 2021/2022
Já sob a ótica da safra 2021/2022, a segunda live abordou a importância do planejamento para uma boa safra. Além disso, ressaltou os ganhos da modernização de máquinas, diversificação na propriedade rural e outros assuntos.
Participaram da conversa Tiago Freitas de Mendonça, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, e José Mário Schreiner, produtor rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os anfitriões foram Gustavo Henriques da Rosa, superintendente de Varejo do BB no Centro-Oeste, e Fabrício Casali Reis, superintendente de PF.
Tendências para os principais mercados do agronegócio de Mato Grosso
Referência na produção de grãos no Brasil – principalmente em soja e milho –, o Mato Grosso também teve uma live dedicada a analisar o cenário atual e as grandes tendências relacionadas à agricultura local. Os impactos da pandemia na comercialização e a expectativa de aumento produção de alimentos em função do crescimento da população foram alguns dos temas debatidos.
Para isso, Oberti Finger, superintendente de Varejo do BB no estado, e Fabrício Casali Reis, superintendente de PF, receberam Daniel Latorraca, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Normando Corral, produtor rural e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato).
Cenários e tendências do agronegócio no Mato Grosso do Sul
Seguindo com a programação de lives, Marcel Pereira Figueiredo, superintendente estadual do BB no Mato Grosso do Sul, e novamente Fabrício Casali Reis, receberam Maurício Koji Saito, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), e Rogério Thomitão Beretta, superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar (Suprafa) do estado.
Bastante rico, o conteúdo da live tratou desde os biomas locais (Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado) e a importância da ciência nesse contexto, passando pela expansão das áreas agrícolas e florestais, até o desenvolvimento tecnológico do produtor rural da região. Vale muito a pena assistir!
Energias renováveis
As aplicações práticas de energias renováveis estiveram em pauta na conversa conduzida por Ana Maria Macedo, gerente-executiva de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. Qual é o papel dessas fontes de energia na agricultura? Quais os impactos da utilização delas para as gerações futuras? Essas e outras respostas foram comentadas na live.
Para esse encontro, o Circuito Virtual Agro BB recebeu Raphael Roque, coordenador do Grupo de Trabalho de Financiamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e Tomás Pereira, extensionista e especialista em Energias Renováveis da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Viagem agro: Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima
Mesmo virtual, o evento possibilitou aos espectadores uma verdadeira viagem pelo cenário da agricultura dos estados das regiões Centro-Oeste e Norte. Na penúltima live da segunda etapa, o Circuito contou com a participação de três produtores rurais: Jorge José de Moura, do Acre, Aniceto Campanha Wanderley Neto, de Roraima, e Edson Barcelos da Silva, do Amazonas.
Além disso, o encontro reuniu Evandro Padovani, secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, Edson da Silva Lemos, superintendente comercial do BB em Rondônia, e Fabrício Casali Reis, superintendente de PF do banco. A condução foi de Pablo da Silva Ricoldy, superintendente estadual de Varejo Norte.
AGRO 4.0 – Produtividade e Sustentabilidade
Como produzir mais com menos recursos, melhorando a competitividade? Quais são as novas práticas nesse sentido? Nesse contexto, qual é o papel da modernização da operação agrícola? De que forma a agricultura digital pode ajudar a resolver a alimentar a população mundial, que em 2050 deve chegar à casa de 10 milhões de habitantes?
Isso tudo e muito mais foi debatido por Carlos Fernandes Xavier, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), e Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental. A live foi apresentada por Gustavo Arruda, superintendente-estadual Norte do Banco do Brasil, e contou com a participação de Fabricio Casali Reis.
Etapa Plano Safra: 1º a 23 de julho
O Plano Safra 2021/2022 do Banco do Brasil disponibilizou R$ 135 bilhões em crédito. Nesse contexto, o BB criou uma etapa nacional do Circuito Virtual. Assim, nesta época do ano tão importante para o planejamento, os agricultores de todo o país tiveram acesso a mais de 100 produtos e serviços com condições especiais. Além disso, puderam acompanhar as lives abaixo.
Lançamento do Plano Safra 2021-2022
O evento foi aberto com a cerimônia oficial de lançamento do Plano Safra. Com a participação de produtores rurais, o maior parceiro do agro em todos os tempos mostrou que segue apoiando agricultores familiares, produtores de médio e grande porte, cooperativas rurais e empresas do agronegócio.
Ainda, a cerimônia contou com a participação de autoridades do Governo Federal, e da alta liderança do Banco do Brasil.
Como mitigar riscos de preços e cenários
Natália Parente, superintendente comercial do BB, mediou a conversa, que começou com Fernando Gallo, gerente de Cenários Agro do banco, destacando fatores do cenário macroeconômico mundial que mais impactam no preço das commodities agropecuárias.
Na sequência, Patrick Fernandes Lopes, gerente de Operações de Investimento BB Private, explicou a importância de mitigar riscos de preço e por que o produtor rural precisa fazer isso. Em seguida, Daniel Nascimento, gerente-executivo de Seguros Rurais da Brasilseg, comentou o papel do seguro na gestão de riscos e na continuidade da atividade rural num cenário de incertezas. Confira tudo isso em detalhes no player abaixo.
O avanço nas energias renováveis no país
O uso de energias renováveis, como a solar, nas fazendas é muito mais do que tendência; tornou-se realidade indispensável para quem quer, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente.
Com base nesses dois pilares, Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Fábio Stumpf, diretor-geral de Agropecuária da BRF e Erison Furtado, superintendente Large Corporate do Banco do Brasil, debateram o tema. Além disso, a live contou com a participação do cliente do BB Reginaldo Carvalho Gomes. Não perca essa conversa essencial!
Sucessão, governança e planejamento tributário
Como preparar as novas gerações para assumir as propriedades rurais familiares? Mais do que isso: de que forma garantir a perenidade desses negócios após a sucessão?
Essas e outras questões são abordadas por Graciele Mocellin, sócia da EFCAN Advogados, Rodrigo Fornaciari, superintendente comercial do Banco do Brasil, e Carlos Villar, especialista em Agronegócio da Diretoria Private Bank do BB. Assista na íntegra!
Etapa Sudeste e Nordeste: 16/08 a 03/09
Após a edição especial do lançamento do Plano Safra, o Circuito Virtual Agro BB voltou à sistemática de temáticas regionalizadas. Nesta etapa, a programação foi pensada para os produtores das regiões Nordeste e Sudeste, embora as ofertas e o conteúdo, como de costume, sejam interessantes para os profissionais de todo o país.
Agricultura digital
Breno Alves de Toledo, gerente de Mercado Agro SP do Banco do Brasil, recebeu Celso Luis Lara Macedo, vice-presidente para América Latina da Farmers Edge, e Fernando Degobbi Sambonovich, presidente da Coopercitrus, para a primeira live da etapa, que contou ainda com a participação de Alison Aguiar, superintendente Varejo SP do BB.
Irrigação e recuperação de pastagem
Armazenagem
Agro Tecnologia
2ª Feira Virtual Agro BB: de 25/10 a 26/11
A segunda edição da Feira Virtual Agro BB encerra o Circuito Virtual de 2021. Com mais de 200 ofertas em produtos e serviços, além das já tradicionais condições exclusivas em financiamentos, seguros, consórcio e planos odontológicos, o evento marca também o encerramento da promoção Safra de Prêmios.
Em relação às lives, você já sabe: todas estão disponíveis na íntegra logo abaixo. Conteúdo relevante para o momento e cheio de valor prático para quem quer ter produtividade aliada a crescimento sustentável, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental e social.
Sustentabilidade e Agricultura Familiar
Pablo da Silva Ricoldy, superintendente do BB no Rio Grande do Sul, recebe Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, e Joel Carlos da Silva, presidente da FETAG-RS, e Edgar Schnitzler, assessor de Agronegócios do BB, para debater a importância da adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar para o desenvolvimento global.
Clientes do banco, Danieli Andrea Rambo e Edson Caetano Kist, da Granja Kist e Froelich, contam como têm melhorado a eficiência energética da propriedade com práticas economicamente viáveis e sem impactos ambientais ou sociais. Nesse sentido, entre outras medidas, destaque para o aproveitamento de dejetos suínos para produção de biogás, utilizando o recurso para geração de energia elétrica com fins de autoabastecimento.
Tecnologias sustentáveis
Kamillo Tononi, superintendente de Varejo do BB, recebe Elaine Basso, CEO da GeoApis, Marcelo Boechat Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Rodrigo Rodrigues, assessor de agro do BB, e o produtor rural Orlando Machado.
Eles discutem sobre a gestão responsável dos recursos naturais no campo e como a evolução tecnológica pode ser uma grande aliada da sustentabilidade.
Cenário econômico e perspectivas da Safra 21/22
Marcel Pereira Figueiredo, superintendente de Varejo do BB no Mato Grosso do Sul, Vinicius Vizzotto Zanchi, economista do banco, e Jefferson Piccini de Lima Silva, cenarista de Agronegócios do BB, recebem Raphael Mandarino, diretor-geral da AGResource Brasil, para conversar sobre o panorama do mercado e as expectativas para a próxima safra.
O Banco do Brasil sabe dos riscos e da responsabilidade que os produtores rurais têm na hora de encontrar as melhores propostas de investimento para os seus negócios. Pensando nisso, promove esta live, cujo objetivo é proporcionar insumos para que você entenda o mercado e possa tomar decisões de forma precisa e segura.
Oportunidades do mercado agrodigital
Não é novidade que passamos por uma profunda transformação na sociedade, impulsionada e suportada por constantes avanços tecnológicos. No setor agropecuário, claro, não é diferente. Oportunidades surgem a todo momento, e quem souber aproveitá-las tem tudo para melhorar processos e tornar o negócio cada vez mais produtivo, sustentável e rentável.
Partindo desse cenário, Felipe Zanella, superintendente Varejo do Banco do Brasil, e Pedro Bramont, diretor de Negócios Digitais & Open Banking do BB, recebem Rodrigo Bonato, diretor de Marketing John Deere para América Latina, Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América Latina, e Rodrigo Junqueira, diretor-geral da AGCO América Latina, num bate-papo que aprofunda o tema e dá subsídios para os profissionais do agro nesse admirável e produtivo mundo do agrodigital.
Assim foi o Circuito Virtual Agro BB 2021. O que você achou do evento? Deixe sua opinião nos comentários. Caso tenha sugestões de temas para futuras lives, conte pra gente logo abaixo também. Todos os comentários serão lidos e compartilhados com nosso time de especialistas.
junho 24, 2021 às 11:05 pm
Parabéns
junho 28, 2021 às 5:03 pm
Obrigado, Rangel. Estamos juntos!
junho 26, 2021 às 7:33 am
Eçelente nos produtores rurais nesçecitamos cada vez mais um apoio para nós mantermos no nosso foco abraço .
junho 28, 2021 às 5:03 pm
Conte conosco, José! Grande abraço do time do Broto!
junho 26, 2021 às 7:36 am
Prečisamos cada vez um do outro com umildaldade e união nós vençeremos.
junho 28, 2021 às 11:34 am
Penso em ter uma pequena propriedade de um alqueire mais ou menos e criar gado em pequenas quantidades mas com boa qualidade é isso que
junho 28, 2021 às 5:05 pm
Desejamos muito sucesso no seu projeto, Clarice. Não deixe de se cadastrar em nosso site para acompanhar as novidades do setor.
junho 28, 2021 às 11:35 am
Comprar uma pequena propriedade e criar vacas com bezerro com qualidade
junho 28, 2021 às 5:18 pm
Preciso investimentos para criar galinhas para produção de ovos.
junho 29, 2021 às 5:11 pm
Oi, Angela. Como vai? O BB tem linhas de crédito para essa finalidade, sim. Caso você já seja cliente, procure a sua agência para buscar mais detalhes. Se ainda não é cliente BB, pode procurar a agência mais próxima, ok? Um abraço e sucesso no seu projeto!
junho 28, 2021 às 9:15 pm
Como tomar um empréstimo ou crédito para compra de uma rocinha
junho 29, 2021 às 5:14 pm
Oi, André. Tudo bem contigo? Esperamos que sim. Caso você já seja cliente do Banco do Brasil, procure a sua agência para buscar mais detalhes sobre crédito para essa finalidade. Se ainda não é cliente BB, pode procurar a agência mais próxima de você. Grande abraço!
junho 29, 2021 às 1:31 pm
Boa tarde, muito válida a proposta.
Porém gostaria de assistir alguma Live tratando de recursos para Piscicultura, investimentos, financiamentos. Pois é uma área que temos um potencial gigantesco de crescimento em todas as regiões do Brasil e o produtor ainda sofre com a desvalorização da área.
Acredito que poderia ser explorado pelo projeto Broto, tendo em vista que a piscicultura está inferida no agronegócios.
Márcio Dias – RS
junho 29, 2021 às 5:15 pm
Boa tarde, Márcio. Como vai? Muito obrigado pelo comentário. Estamos encaminhando agora mesmo a sua sugestão para o pessoal do BB que organiza as lives dos circuitos virtuais. Grande abraço!
junho 30, 2021 às 12:22 am
Quero participar do grupo do e aprender
junho 30, 2021 às 8:26 am
Bom dia, Ramires. Como vai? Ficamos felizes que queira aprender mais sobre agro. Já fez seu cadastro no Broto? Se não, cadastre-se e receba nossas novidades e conteúdo inéditos: https://broto.com.br/customer/account/login/referer. Grande abraço!
agosto 10, 2021 às 5:04 pm
quero assessar um crédito pra investir no setor da agropecuária…
agosto 12, 2021 às 2:56 pm
Olá, Antonio. Tudo bem? O Banco do Brasil tem diversas linhas de crédito rural. Se você já é cliente do BB, pode, inclusive, contratar algumas delas por meios digitais ou, se preferir, procurar seu gerente de relacionamento. Caso não seja cliente ainda, recomendamos que procure a agência do BB de sua preferência. Grande abraço!
agosto 10, 2021 às 5:07 pm
investir em bovinocultura de garrotes pra em gorda…..