Mecanização agrícola

Por que investir na mecanização agrícola?

Você certamente já deve ter parado para pensar sobre a importância da mecanização agrícola em diversos processos para o ganho de produtividade nas fazendas, não é mesmo? A medida ajuda a aumentar a eficiência operacional, além de garantir mais acurácia a cada etapa.

Neste material, você vai descobrir o que é, de fato, a mecanização agrícola, qual é a importância de investir nela e como isso pode ajudar a transformar sua fazenda. Ficou curioso? Então, fique conosco até o fim e aproveite a leitura!

O que é a mecanização agrícola?

Agricultura mecanizada, agricultura industrial ou ainda mecanização agrícola são termos utilizados para se referir às técnicas de cultivo consideradas modernas, com uma pegada mais tecnológica e baseada na máquina. Isso inclui desde a adoção de maquinário para a colheita da safra até recursos como a seleção artificial de genes na criação animal, por exemplo.

Diz-se que a cultura é voltada para a indústria porque ela inclui as máquinas em processos que seriam manuais, tal como acontece nas linhas operacionais de diversas fábricas. Dessa maneira, isso acaba afetando a geração de empregos e a forma como as pessoas interagem com as atividades agrícolas.

A mecanização agrícola gera muito mais receita para o produtor, considerando que atribui velocidade e eficiência aos processos, além de mitigar riscos e otimizar a mão de obra rural. Diferentemente da agricultura de subsistência, esse tipo de agricultura procura aperfeiçoar cada etapa produtiva, empregando a tecnologia e aumentando os resultados.

Em contrapartida, a mecanização agrícola também tem afetado negativamente a vida dos trabalhadores rurais sem especialização. Para ter novas oportunidades nesse mercado, é preciso que eles se qualifiquem. Aqueles que não fizerem isso podem acabar sem qualquer perspectiva de trabalho, fazendo sua migração para os centros urbanos de modo a garantir a própria sobrevivência, aumentando o êxodo rural.

Apesar de tudo isso, hoje já é praticamente impossível imaginar uma atividade agrícola eficiente e em larga escala, sem atribuí-la ao uso de máquinas. O grande diferencial é que, com a tecnologia, esses recursos estão cada vez mais inteligentes e autônomos, proporcionando não só velocidade, mas uma qualidade avançada aos processos.

Qual é a importância de investir na mecanização agrícola?

Agora chegou o momento de entender quais são os motivos que levam as pessoas a realmente investir na mecanização agrícola. Você está preparado? Então, vamos lá!

Maior qualidade dos produtos

A primeira vantagem notável na mecanização agrícola é que ela atribui maior qualidade aos produtos. Como? Por meio da padronização dos processos e pela escalabilidade da atividade. Com as máquinas, tudo é feito da mesma forma, impactando na integridade e na higiene dos produtos.

Logo, se o produtor ou trabalhador rural opta por um determinado método de colheita, por exemplo, ele tem a garantia de que a máquina tocará a terra sempre da mesma forma, deixará um tipo específico de sulco e assim sucessivamente. Com isso, é possível contar com um certo padrão nos resultados.

Escala do trabalho

Na mecanização agrícola, a escalabilidade do trabalho significa um ganho significativo de produtividade. Com as máquinas, é preciso envolver menos esforço humano e menos tempo dedicado às atividades, na mesma medida. Nesse ponto, o maquinário torna o trabalho mais ágil, permitindo que o trabalho seja feito em quantidades muito maiores.

Isso permite abranger uma área maior de cultura, diminuir a duração do trabalho nelas e assim por diante. O produtor tem muito a ganhar em termos de conseguir fazer mais com menos (ou com os mesmos) recursos.

Redução de erros humanos

Você já parou para pensar em quantos erros humanos podem acontecer durante uma safra manual? Isso certamente ocasiona perdas produtivas e a redução significativa dos rendimentos financeiros obtidos com a atividade, além de aumentar os custos gerais da produção.

Dessa maneira, assim como em qualquer outro segmento de atuação, a mecanização agrícola ajuda a realizar algumas ações de forma repetitiva e, sobretudo, padronizada. Isso exclui alguns erros que, eventualmente, podem vir a ocorrer através das mãos humanas.

Com a tecnologia, a tendência é que os softwares sejam cada vez mais inteligentes, atribuindo essa qualidade às máquinas e, consequentemente, a todos os produtos que entram em contato com ela. É aí que o termo “precisão” ganha corpo e sentido.

Diminuição do impacto ambiental

Outro fator que merece destaque em função da sua importância é que a mecanização agrícola contribui para amenizar os impactos ambientais provocados pela atividade agrícola. Primeiramente, isso ocorre pela redução dos desperdícios provenientes das falhas humanas.

Além disso, os recursos utilizados durante cada etapa produtiva acabam sendo otimizados, já que as máquinas podem calcular com exatidão a dosagem de produtos e até mesmo a necessidade de aplicação de um ou outro insumo. É assim que a mecanização agrícola ajuda a conter os danos ambientais causados.

Como isso pode ajudar a transformar sua fazenda?

A mecanização agrícola traz consigo uma série de métodos diferenciados. Com ela, a colheita pode ser transformada de uma atividade lenta e onerosa para algo prático, rápido e realmente rentável para a propriedade rural.

A tendência, daqui para frente, é que cada vez mais máquinas e tecnologias façam parte do dia a dia no campo. Por isso, entre as soluções que já estão ganhando espaço no mercado, ouve-se muito falar em agricultura de precisão, máquinas autônomas e uso de drones, por exemplo. Essa combinação pode ser extremamente benéfica para o produtor.

Como você viu, assim como o setor industrial passou por uma revolução que transformou a forma como o chão de fábrica funciona, hoje a agricultura enfrenta a mesma transição. Pode-se dizer que, daqui a algum tempo, a atividade agrícola não será mais como a conhecemos até então.

Investir nesses novos recursos pode ser uma maneira de se manter competitivo no mercado, afastando qualquer risco e dificuldade de não conseguir acompanhar as demandas por falta de capacidade produtiva, por exemplo. Além disso, para quem pretende continuar se desenvolvendo no campo, é fundamental investir nisso para alcançar a escalabilidade do negócio rural.

Agora que você já sabe tudo sobre mecanização agrícola, faça o seu cadastro no site do Broto e tenha acesso a todos os nossos recursos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
© Brasilseg Companhia de Seguros - CNPJ: 28.196.889/0001-43 | Av. das Nações Unidas, 14.261, São Paulo-SP, Brasil – CEP: 04794-000