Boi gordo em outubro: entenda o cenário da pecuária de corte
Entenda o cenário do boi gordo em outubro, após a confirmação, semanas antes, de dois casos de encefalopatia espongiforme bovina (ou “mal da vaca louca”) no país. Por conta disso, o governo brasileiro suspendeu as exportações de carne bovina para a China.
A análise é do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil.
Panorama do boi gordo
Antes de mais nada, importante destacar que a suspensão permanecerá vigente até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações repassadas sobre o caso. A China, juntamente com Hong Kong, são responsáveis por 59% das exportações brasileiras da proteína.
Até o presente momento, mesmo com todos os esclarecimentos prestados pelo governo brasileiro, o governo chinês ainda não retomou as importações da proteína brasileira.
Apesar do embargo, as exportações totalizaram 218,53 mil toneladas em setembro, recorde mensal de exportação e volume 31% superior ao de setembro de 2020. No entanto, dados preliminares da Secex indicam que os embarques parciais de outubro já refletem a ausência da China nas compras, pois até o dia 10 apenas 30,43 mil toneladas haviam sido embarcadas, queda de 43% ante a setembro de 2021 e 37,7% ante a outubro de 2020.
A expectativa era de um rápido restabelecimento da relação comercial. Contudo, isso ainda não aconteceu, e o preço da arroba bovina está sendo pressionado negativamente desde então. O indicador Cepea/B3, na parcial de outubro até o dia 19, acumulava baixa de 6,6%. Ao mesmo tempo, os frigoríficos estão gerindo estoques, com escalas de abate alongadas, mantendo-se afastados do mercado. Já os pecuaristas estão encontrando dificuldades em comercializar os animais.
Recomendação dos especialistas
Dessa forma, o produtor deve ficar atento aos movimentos do mercado. Nesse sentido, importante considerar a época de disponibilização para abate dos animais de 2º giro de confinamento. Além disso, avalie os custos de manutenção destes animais, para então decidir o melhor momento de comercialização.
Para apoiar você, o BB dispõe de diversas soluções de crédito, como a CPR, com capital de giro para aproveitar o melhor momento de venda e planejar a compra de insumos ou reposição. Conte, ainda, com o BB Custeio Pecuário para antecipar o planejamento da alimentação e suplementação do rebanho e o BB Opções Agropecuárias para garantir preço mínimo de venda do boi, de acordo com a saída do gado da fazenda.
3 Comentários