uso de drones na agricultura

Qual a importância do uso de drones na agricultura?

Qual é a relação entre a segurança no trabalho rural e os bons resultados das lavouras? A princípio, nenhuma, certo? Bom, isso até podia ser verdade há algumas décadas, mas a tecnologia de ponta desenvolveu um produto que consegue combinar as duas coisas. Estamos falando dos drones, veículos aéreos não tripulados (Vants) que são conduzidos de maneira remota.

Essas máquinas são capazes de percorrer longas distâncias, capturar imagens e pulverizar as lavouras, o que evita que os trabalhadores sejam constantemente expostos a esses produtos. As boas notícias não param por aí. Por isso, preparamos um post especial sobre o uso de drones na agricultura. Boa leitura!

Como os drones são utilizados na agricultura?

Primeiro, apresentaremos os principais serviços proporcionados pelo uso de drones na agricultura.

Sensoriamento remoto

Um dos principais usos dos drones, quando aplicados ao agronegócio e à agricultura familiar, é o tratamento e o armazenamento dos dados referentes às plantações. Isso é feito por meio do sensoriamento remoto. Com ele, o produtor também consegue analisar as informações obtidas e entender melhor os fenômenos que ocorrem na área monitorada.

O sensoriamento remoto é, assim, uma técnica que identifica dados geográficos e possibilita a análise dos históricos dos espaços naturais. O produtor consegue até mesmo monitorar o desmatamento em uma determinada superfície.

Detecção de pragas

Com o sensoriamento remoto e o processamento de imagens realizados pelos drones, torna-se possível mapear as diversas pragas e doenças que infestam a plantação. Com a análise do que foi capturado pelas máquinas, os agricultores conseguem identificar as plantas saudáveis e os frutos infectados.

Como se não bastasse, os produtores passam a ter uma noção mais precisa da proliferação das pragas e de como combater esse mal. Essa capacidade de otimizar a identificação de erros possibilita ações mais rápidas – e, consequentemente, eleva a produtividade dentro da área.

Aplicação e pulverização de pesticidas

Os drones conseguem identificar as pragas com rapidez e também ajudam na aplicação de produtos químicos específicos para a solução de problemas relacionados ao cultivo. As máquinas são capazes de reduzir a utilização de pesticidas, por exemplo, o que ajuda a diminuir o desperdício e os impactos ambientais do uso desses produtos.

Algo bastante interessante é que as máquinas são capazes de fazer voos rasantes, e os produtores ainda conseguem controlar a velocidade dos drones. Dessa forma, a aplicação de produtos é precisa e bem localizada, gerando menos gastos e melhores resultados.

Acompanhamento do sistema de irrigação

Conduzir a estrutura de irrigação de uma plantação é um trabalho duro, principalmente em áreas mais extensas. Fica ainda mais difícil quando as plantas atingem uma altura elevada e porte mais robusto, dificultando todas as tarefas com mangueiras e bocais.

Com os drones, esse trabalho se torna bem mais simples. Isso porque o produtor rural terá acesso otimizado ao sistema de irrigação, o que o ajudará a detectar eventuais falhas e agir preventivamente. Com essa capacidade de intervir rapidamente, será mais fácil manter um crescimento saudável das suas plantas.

Detecção de focos de incêndio

Lidar com incêndios no meio rural é uma atividade extremamente perigosa. Para enfrentar esse problema, nada melhor do que detectar os focos logo no início e agir para evitar grandes estragos. Não à toa, os drones têm ajudado nesse trabalho.

Além de sobrevoar a plantação, as máquinas também podem ser utilizadas para o monitoramento próximo do foco de incêndio. Como se não bastasse, as condições de visibilidade também são aprimoradas com o uso dos drones.

Tudo isso ajuda os produtores rurais a detectar rapidamente os focos, o que proporciona um combate imediato às chamas. Quando consegue monitorar o incêndio logo no início, o trabalhador evita que ele se alastre e cause mais estragos.

Captura otimizada de imagens

Por fim, uma das mais valiosas contribuições dos drones às propriedades rurais é a capacidade de capturar imagens em tempo real. E não para por aí: é possível, também, transmiti-las para celulares e outros dispositivos.

Caso a sua fazenda tenha vários trabalhadores, eles poderão trocar informações, por exemplo, e também conectar os celulares às plataformas dedicadas ao processamento e análise de imagens. Assim, fica bem mais fácil realizar diagnósticos precisos e intervir quando for necessário.

Quando você precisa examinar uma reboleira na plantação, por exemplo, o estudo do que foi capturado pelos drones será um importante indicativo de pragas ou doenças. Esse diagnóstico antecipado é crucial para impedir que os males se alastrem pela área.

Com os drones, os produtores também realizam inspeções de rotina, englobando desde a sede da fazenda até os pontos mais afastados e de difícil acesso da lavoura. As máquinas também são utilizadas no monitoramento dos rebanhos na invernada.

Quais são as vantagens do uso de drones na agricultura?

Agora que conhecemos as principais características, nada melhor do que conhecer as vantagens de contar com um drone em sua propriedade.

Melhor aproveitamento da área

A utilização dos drones no meio rural conduz a um melhor aproveitamento da área e dos recursos presentes na lavoura. Caso você esteja no meio do processo de implantação de uma nova cultura, por exemplo, eles são ideais para realizar esse mapeamento.

Assim, por meio das imagens capturadas, será possível determinar a abertura de estradas de acordo com as características do terreno. O trabalho de definir e abrir passagem para outros maquinários também é otimizado, assim como o reconhecimento do relevo.

As imagens capturadas pelo drone ajudam o produtor a identificar fontes e nascentes de água. Caso a sua fazenda também se dedique à pecuária, os equipamentos ajudarão a monitorar os animais. Por fim, os drones também são importantes na hora de respeitar os limites de área de preservação permanente.

Segurança para trabalhadores rurais

A aquisição de um drone é uma maneira de garantir maior segurança para os trabalhadores da sua fazenda, uma vez que as máquinas passam a realizar as tarefas mais complicadas e perigosas. Com a pulverização realizada de maneira remota, você diminui o risco de exposição dessas pessoas aos produtos, por exemplo.

Otimização de processos

Quando começa a utilizar os drones, você otimiza os seus processos e moderniza as suas práticas. Alguns modelos conseguem até mesmo realizar a pulverização em locais exatos. Isso ajuda o trabalhador a reduzir gastos com produtos fitossanitários, por exemplo, e aumenta a precisão dessas aplicações.

Não à toa, a utilização de drones é uma prática que está diretamente ligada à chamada agricultura de precisão, conceito que designa um trabalho rural com nível tecnológico avançado e que opera com sistemas de coleta de dados e gerenciamento de informações.

Retorno sobre o investimento

O ROI que é proporcionado pelo uso de drones em plantações também é outra vantagem significativa, já que é possível observar os resultados logo nas primeiras colheitas. Isso porque o produtor terá menos perdas e falhas nas atividades ao contar com uma tecnologia de alto nível.

A utilização de drones também é eficiente para reduzir os custos gerais, ao possibilitar o gerenciamento de informações das suas plantações. Com isso, você poderá intervir mais rapidamente e tomar decisões mais certeiras para garantir a saúde das suas culturas.

O uso de drones na agricultura é uma realidade. Pelo nosso extenso território, o potencial de utilização é imenso. Além disso, algumas máquinas têm sido desenvolvidas dentro do Brasil, mostrando a importância dessa tecnologia para os nossos negócios.

Gostou da leitura e quer mostrar o artigo para outras pessoas? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais e convide todos para a discussão!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    Muito bom .

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.