Preço do leite: entenda os movimentos do mercado em novembro
Confira a análise do BBcast Agro sobre o preço do leite e entenda quais dados reforçam a expectativa do mercado em preços firmes no leite pago ao produtor em dezembro, referente ao leite coletado em novembro.
Cenário e fatores que impactam no preço do leite
Em novembro, observamos queda de 2,1% na cotação do leite spot em Minas Gerais, pelo comparativo da segunda quinzena com a primeira metade do mês, de acordo com o Cepea. No mesmo período, houve queda de 1,9% em São Paulo e alta de 3,9% em Goiás.
As negociações de derivados se mostraram estáveis em novembro. A muçarela teve variação positiva de 0,23%, enquanto o leite longa vida apresentou queda de 0,82% nas negociações pela indústria do estado de São Paulo.
Em paralelo a isso, a estabilidade nas cotações do milho e farelo de soja manteve a relação de troca do leite com a mistura de milho com farelo de soja em 45,5 litros de leite para adquirir um saco de 60 kg da mistura. Esse valor é equivalente ao que foi praticado em outubro de 2020.
A forte recuperação da arroba do boi gordo em novembro favoreceu o fluxo de caixa do produtor de leite, valorizando subprodutos, como o bezerro e a vaca descarte.
Recomendação dos especialistas
Diante desse cenário, a gestão de custos da propriedade deve ser priorizada. Nesse sentido, o produtor pode contar com soluções de crédito como o BB Custeio Pecuário para a aquisição de insumos e planejamento da produção de volumoso na próxima estação das águas.