Zarc para citros: zoneamento agrícola volta a amparar citricultura
Depois de mais de três anos como cultura não amparada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a laranja e outras espécies retornaram ao programa.
Confira quais são as novidades do Zarc para citros:
- Estratificação dos riscos em 20, 30 e 40%, como já acontecia nos grãos;
- Foi contemplada a diversidade segmentada nas espécies laranja, limão, tangerina, pomelo e toranja;
- O ciclo de produção da fruta está enquadrado em muito precoce, precoce, meia estação, tardio e muito tardio;
- Riscos climáticos associados às fases de desenvolvimento do fruto, começando na polinização, passando pelo pegamento de flores e frutos, crescimento e enchimento dos frutos e maturação.
- No caso de investimento, as etapas de plantio até o completo estabelecimento das mudas no campo também estão contempladas.
O Zarc é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, muito ligado ao crédito rural e ao seguro agrícola. Para mais detalhes, acesse o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Citricultura no Brasil
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, com estimativa de produção de 268 milhões de caixas de 40,8 kg para a safra 2021/2022.
Apesar da concentração do cultivo estar em São Paulo (cerca de 80%), outros estados, como Minas Gerais, Paraná, Bahia, Pará e Sergipe, têm expandido a citricultura, ganhando espaço pelas melhores condições fitossanitárias e fugindo de pragas e doenças — principalmente, do greening.
Zarc para citros
São 49 portarias para o Brasil, cujo principal objetivo está na menor exposição dos cultivos aos riscos do clima. Cabe salientar que todos os municípios do estado de São Paulo estão aptos para o cultivo dos citros.
Recomendação dos especialistas
O seguro agrícola é a garantia do produtor de que poderá dar continuidade à sua atividade, mesmo na ocorrência de situações climáticas adversas que reduzam a produtividade ou o faturamento da lavoura segurada.
Para uma decisão adequada, é importante que o planejamento da safra inicie pela consulta às disposições do Zarc do Mapa, que disponibiliza um pacote tecnológico que indica onde, quando e o que plantar com a menor exposição a riscos climáticos. Nesse sentido, você pode usar o simulador do plantio disponível no Broto.
1 comentário