tipos de grãos

Conheça os principais tipos de grãos cultivados no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo. Arroz, milho, feijão e soja estão entre os principais tipos de grãos produzidos no nosso território. O clima favorável e o solo fértil favorecem esse crescimento. Esse marco oferece diversos benefícios para o produtor e para a economia do país.

A venda de grãos no Brasil impacta positivamente o setor do agronegócio. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de aumento de mais de 14% na produção de grãos na próxima safra. Por esse e outros motivos, conhecer os tipos de grãos é fundamental para acertar na semeadura e fazer uma colheita produtiva e rentável.

Quer saber mais sobre os principais grãos produzidos no Brasil? Neste post, vamos falar sobre os tipos mais produzidos, a importância de conhecê-los e os cuidados necessários para o cultivo de cada um. Confira e ótima leitura!

Quais são os principais tipos de grãos cultivados no Brasil?

Soja, feijão, milho, arroz, trigo e café estão entre os principais tipos de grãos cultivados no território brasileiro, fazendo do Brasil um dos países que mais produzem grãos no mundo. Conheça mais sobre os principais grãos produzidos por aqui.

Café

O Brasil produz cerca de um terço da produção mundial de café. Minas Gerais é o Estado que mais produz café dentro do território brasileiro, seguido do Espírito Santo e de São Paulo.

Existem diversas variedades de café, e a qualidade desses grãos está diretamente relacionada ao tipo de cultivo e espécie escolhida.

No Brasil, os cafés mais produzidos são:

  • café arábica: esse grão é proveniente do Etiópia. A recomendação é que seja cultivado em altitudes acima de 1.000 metros, para proporcionar mais longevidade e qualidade à bebida. Com 50% menos cafeína do que o conilon, o café arábica tem maior teor de açúcares e uma variedade de sabores;
  • café conilon: esse grão representa a principal fonte de renda de propriedades rurais localizadas em terras quentes capixabas. Esse café é mais amargo e tem sabor mais neutro.

Soja

A soja é usada na alimentação há milhares de anos por ser um alimento rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como fósforo, ferro, potássio e magnésio, além de ser fonte de gorduras saudáveis, como Ômega 3 e 6. Além disso, a soja pode ser usada como matéria-prima para produção de outros alimentos, como leite, queijo, farinha, óleo, molho e proteína texturizada.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e o maior exportador do grão. Muitos sistemas de cultivo de soja no país usam tecnologias sustentáveis, com plantio direto e manejo integrado de pragas com objetivo de aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros.

Feijão

O feijão faz parte da família das Fabaceaes, é rico em nutrientes e, ao lado do arroz, é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Esse grão requer alguns cuidados na hora da semeadura, já que as condições de clima e o solo podem prejudicar a produtividade. Além disso, as características agronômicas da planta também podem interferir na escolha do melhor momento para realizar o plantio.

No Brasil, os Estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são as regiões que mais produzem feijão, representando cerca de 50% da produção total do país. Consumido de várias formas, o feijão é fonte de proteína e fibras.

Existem três espécies de feijão que são cultivadas no território brasileiro:

  • feijão comum (Phaseolus vulgaris Pinto Group): conhecido também como carioca, é o mais consumido no país;
  • feijão macassar (Vigna unguiculata) : conhecido também como feijão-de-corda, ele é muito consumido nas regiões Norte e Nordeste e tido como a base alimentar de muitas famílias rurais;
  • feijão-guandu (Cajanus cajan): usado principalmente na alimentação de animais.

Milho

O milho é a semente de uma espécie de planta conhecida como Zea Mays e é classificado como cereal. Esse é um dos alimentos mais consumidos no mundo seja para a alimentação humana ou na nutrição dos animais. De todas as variedades produzidas no Brasil, o milho branco é o mais usado nas receitas.

Cada espiga tem entre 200 a 400 grãos de milho que são muito consumidos em pratos típicos regionais. Esse cereal é também muito usado como insumo para a fabricação de fubá, biscoitos, óleo, massas e pães. Além disso, o milho é utilizado para a produção de ração de diversos animais. Na culinária, o milho é bastante versátil e usado para o preparo de suco, bolos, tortas, caldos, pamonha e canjica.

No Brasil, o maior produtor de milho é o Estado do Paraná, seguido de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, atrás de Estados Unidos e China. Esse alimento favorece a imunidade do organismo e colabora com a prevenção de doenças.

Arroz

O arroz pertence à família das gramíneas e alimenta mais da metade da população mundial. Atrás apenas do milho e do trigo, é o terceiro cereal mais produzido no mundo. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais produz esse produto, seguido de Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e Goiás.

Cultivado e consumido em todos os continentes do mundo, o arroz tem um papel importante tantos nos aspectos econômicos quanto social, por ser considerado o produto alimentar de maior relevância em muitos países em desenvolvimento. Em alguns países, a palha do arroz é usada para a fabricação de esteiras, calçados e cestas. Além disso, o grão é usado para a produção de ração animal, bebidas e vinagres.

Esse cereal é o principal acompanhante dos mais diferentes pratos e compõe um clássico ao lado do feijão. O cultivo desse grão é antigo e sua origem ainda gera muitas dúvidas. Seu maior benefício para a saúde é manter a energia do organismo.

Quais os cuidados gerais com grãos após a colheita?

É fundamental ter alguns cuidados na hora de manusear cada tipo de grãos para evitar prejuízos. A conservação e armazenagem são fundamentais para o sucesso da lavoura. Feitos de forma correta, esses processos garantem qualidade da produção e favorece os lucros. As boas práticas no processo de guardar é a forma mais eficaz para assegurar a integridade física e biológica dos grãos. Veja alguns cuidados essenciais:

  • prepare os silos: limpe completamente as peças antes de receber os insumos, para que o silo esteja livre de qualquer resquício da silagem anterior ou de insetos;
  • limpe os grãos para tirar as impurezas, restos de cultura e insetos;
  • seque os grãos: cada tipo de grão tem uma quantidade adequada de umidade;
  • melhore a aeração para manter adequadamente a temperatura dos grãos;
  • faça controle de pragas na lavora.

O Brasil é um dos principais produtores de grãos do mundo. As condições climáticas e do solo favorecem essa estatística. Entre os tipos de grãos mais produzidos no território brasileiro, estão o arroz, o milho e o feijão. Com isso, a grande produção de grãos favorece os produtores e a economia de todo o país.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no setor do agronegócio? Siga o Broto no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e acompanhe conteúdos de qualidade!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

1 comentário

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.