Conheça os benefícios da telemetria na agricultura
Que tal monitorar e controlar todos os aspectos da sua lavoura à distância, usando apenas um celular ou computador? Saiba que isso já é possível graças à telemetria na agricultura.
Essa inovação tecnológica permite coletar, transmitir e analisar dados em tempo real com principal objetivo de fazer o monitoramento dos veículos.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como a telemetria pode ajudar a otimizar o uso dos recursos e aumentar a eficiência e a produtividade da sua lavoura?
Então, continue de olho e acompanhe o artigo até o final.
O que é telemetria na agricultura?
O termo “telemetria” tem origem na palavra grega tele, que significa remoto, e metron que quer dizer medida, indicando a medida remota de alguma variável específica.
Na agricultura, ela funciona por meio de sensores instalados nas máquinas e nos equipamentos, que captam uma série de dados. Por exemplo:
- condições da máquina, como temperatura do motor;
- pressão do óleo do motor e do corte de base;
- velocidade;
- consumo de combustível;
- posicionamento do maquinário e horas produtivas;
- área trabalhada;
- e muitas outras informações para otimizar a eficiência das atividades.
Essas informações são transmitidas por sinais de rádio ou de satélite para uma central de controle, que pode estar dentro ou fora da propriedade. Ao mesmo tempo, a central de controle armazena os dados na nuvem e os disponibiliza para análise em tempo real ou posterior.
Isso permite que o produtor rural a utilize para diferentes finalidades, tais como:
- identificar problemas, falhas, desperdícios e oportunidades de melhoria em máquinas e equipamentos;
- localizar e identificar o posicionamento das máquinas e dos equipamentos, facilitando a gestão da frota e a segurança patrimonial;
- controlar o consumo de combustível, óleo e outros insumos, consequentemente, reduzindo custos operacionais;
- acompanhar a área trabalhada, a produtividade e a eficiência das operações agrícolas;
- integrar outras tecnologias na agricultura de precisão, como GPS, mapas digitais, drones, entre outras, de forma que amplia as possibilidades de coleta e análise de dados.
Qual é a relação entre telemetria e agricultura de precisão?
A agricultura de precisão é um procedimento que busca adequar as práticas agrícolas às características e necessidades específicas de cada área, lote ou planta.
Nesse sentido, leva em conta a variabilidade espacial e temporal dos fatores que influenciam o desenvolvimento das culturas.
Por meio dela, é possível aplicar os insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, água etc.) na quantidade, no momento e no local adequados. Dessa forma, é uma aliada para evitar desperdícios e maximizar os resultados.
A relação entre telemetria e agricultura de precisão é muito estreita, uma vez que aplicadas simultaneamente fornecem os dados necessários para que o agricultor tome decisões mais acertadas e eficientes sobre as operações com máquinas agrícolas e o manejo das suas lavouras.
Além disso, a telemetria permite que o produtor tenha acesso aos dados históricos e às tendências futuras da sua propriedade. Essa facilidade possibilita planejar melhor suas atividades e seus investimentos e contribui diretamente com a agricultura de precisão.
Como a telemetria coleta e processa dados da lavoura?
A telemetria coleta e processa uma quantidade vasta de dados sobre a lavoura, como umidade do solo, temperatura e umidade do ar, radiação solar, entre outros, por meio de sensores acoplados as máquinas. Simultaneamente, tudo isso é enviado para uma central de monitoramento, onde são analisados por softwares especializados.
Na central de controle, os dados são transformados em relatórios, gráficos, alertas ou recomendações que auxiliam o agricultor nas tomadas de decisão. Por exemplo:
- se um sensor detecta que o solo está seco demais, logo, envia um comando para acionar o sistema de irrigação;
- se um sensor indica que uma máquina está com algum problema mecânico, avisa o operador para fazer a manutenção preventiva;
- se um sensor mostra que uma área da lavoura está com baixa produtividade, sugere a aplicação de fertilizantes ou defensivos.
O produtor rural usa essas informações para tomar decisões mais acertadas e eficientes sobre o manejo da sua propriedade.
Com base nessas informações, pode decidir quando e quanto irrigar, fertilizar, realizar o controle de pragas e doenças, a colheita e até otimizar o uso de máquinas e equipamentos.
E você, já pensou em adotar essa tecnologia na sua fazenda? Essa simples decisão contribui para uma smart farming (fazenda inteligente) rentável e sustentável ao longo do tempo.
Como ocorre o uso de telemetria em máquinas agrícolas?
Para entender melhor como a telemetria funciona na prática, vamos imaginar um exemplo. Suponha que você tenha uma fazenda com 10 semeadoras que realizam o plantio de soja. Você quer saber se elas trabalham na velocidade ideal, se consomem o combustível conforme planejado e se plantam as sementes na profundidade correta.
Para isso, você instala sensores nas semeadoras que vão coletar esses dados e enviá-los a uma plataforma on-line. Lá, você acessa um painel com gráficos e relatórios que mostram o desempenho de cada semeadora em tempo real ou em períodos específicos.
Com essas informações, é possível identificar quais semeadoras trabalharam abaixo ou acima da média, quais gastaram mais combustível que o necessário e quais plantaram as sementes de forma inadequada. Assim, você toma medidas corretivas ou preventivas para melhorar a eficiência das máquinas e da operação.
Além disso, dá para integrar os dados da telemetria com outras ferramentas de gestão agronômica, como mapas de solo, clima e produtividade. Dessa maneira, você pode correlacionar os dados das máquinas com os da lavoura e obter informações mais precisas para o manejo.
Quais os benefícios do uso de telemetria em máquinas agrícolas?
A telemetria só é tão utilizada na agricultura e, principalmente, nas máquinas agrícolas, porque proporciona diversos benefícios. Em seguida, conheça melhor os principais.
Redução dos custos de produção
Ao monitorar variáveis como o consumo de combustível, a emissão de gases e a aplicação de insumos das máquinas, o agricultor reduz os gastos com esses recursos e evita desperdícios ou excessos. A longo prazo, por consequência, isso pode ser uma medida para aumentar a sustentabilidade econômica da propriedade.
Tomadas de decisão mais precisas
O acesso constante e atualizado a dados confiáveis sobre as máquinas e as operações dá ao agricultor o poder de tomar decisões mais embasadas e rápidas.
Dessa forma, ao ajustar a velocidade, a profundidade, a dosagem ou a rota das máquinas, ele sabe que as mudanças vão melhorar as condições do solo, do clima e da lavoura.
Otimização da gestão do maquinário
O produtor também tem a opção de acompanhar de perto os dados do horímetro, da quilometragem, da temperatura, da pressão e do nível de óleo e água das máquinas, por exemplo.
Com esse conhecimento, consegue planejar melhor as manutenções preventivas e corretivas, evitando paradas não programadas, quebras ou danos nos equipamentos.
Melhoria do desempenho da lavoura
Ao integrar os dados da telemetria com os da lavoura, o produtor rural também avalia o impacto das máquinas na produtividade e na qualidade da colheita. Consequentemente, fica mais fácil identificar oportunidades de melhoria no manejo.
Como começar a usar telemetria na agricultura?
Se você considera a implementação da telemetria nas máquinas agrícolas na sua propriedade, será preciso seguir alguns passos. Mas não se preocupe, pois listamos cada um deles para facilitar.
Escolha uma empresa especializada
Existem diversas empresas que oferecem soluções de telemetria para o setor agrícola, com diferentes funcionalidades, preços e suportes. Em nossa loja virtual, por exemplo, você encontra parceiros especializados.
Instale sensores e rastreadores nas máquinas
Depois que escolher a empresa de telemetria, você deve instalar os dispositivos nas máquinas que deseja monitorar.
Esses dispositivos devem ser compatíveis com as marcas e os modelos das suas máquinas e precisam ser instalados de forma adequada para garantir a coleta e a transmissão dos dados.
Acesse a plataforma on-line de telemetria
Após instalar os dispositivos nas máquinas, será necessário acessar a plataforma on-line de telemetria, que pode ser um site ou um aplicativo.
Nela, você deve configurar seu perfil, cadastrar suas máquinas e definir os parâmetros que deseja monitorar. Então, poderá acompanhar de perto as informações de que precisa.
Analise os dados para tomar decisões
Você deve analisar os dados coletados pela telemetria e usá-los para tomar as decisões que vão melhorar seu negócio.
Essas informações são disponibilizadas em tempo real ou em relatórios periódicos. Além disso, o sistema envia alertas em caso de problemas ou anomalias.
Para escolher um sistema de telemetria na agricultura adequado às suas necessidades, considere aspectos como:
- tipo e tamanho da sua frota;
- objetivos e metas que deseja alcançar;
- funcionalidades e recursos que o sistema oferece;
- compatibilidade do sistema com as máquinas e os equipamentos existentes;
- facilidade de instalação, operação e manutenção do sistema;
- custo-benefício do sistema em relação ao investimento inicial e aos resultados esperados;
- confiabilidade e segurança do sistema em relação à transmissão e ao armazenamento dos dados;
- suporte técnico e atendimento ao cliente oferecidos pelo fornecedor do sistema.
Anteriormente, explicamos que a telemetria de máquinas agrícolas é uma tecnologia no agro que ajuda a melhorar a produtividade e a aumentar a rentabilidade da propriedade.
Contudo, para aproveitar todo esse potencial, é preciso contar com uma infraestrutura adequada de comunicação e de armazenamento de dados, além de investir em capacitação e em segurança cibernética.
Por isso, para adotar essa solução na sua propriedade rural, procure uma empresa especializada que ofereça um serviço de qualidade e confiabilidade.
Por fim, se você chegou aqui, aproveite para visitar nosso artigo sobre agricultura de precisão, no qual apresentamos vantagens de investir em telemetria.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.