Tecnologia verde: entenda o que é, tipos e vantagens
A sustentabilidade é um tema que tem ganhado destaque em diferentes segmentos do mercado. Não é por acaso que as empresas estão cada vez mais focadas em ações de proteção ao meio ambiente: os benefícios dessa prática têm se mostrado vantajosos para todos os envolvidos. Nesse contexto, a tecnologia verde desempenha um papel importante no planejamento, estruturação e implementação dessas ações.
Quando pensamos no conceito de tecnologia verde, devemos considerar a aplicação de boas práticas na área rural. Com a adoção delas, além de contribuir para a sustentabilidade, os produtores rurais podem melhorar sua produtividade e agregar qualidade aos produtos desenvolvidos.
Considerando a relevância do assunto, desenvolvemos um conteúdo especial sobre tecnologia verde. No decorrer deste artigo você vai entender o conceito dessa tecnologia, os tipos, os benefícios e dicas práticas de como implementar essa solução na sua produção. Acompanhe e confira!
O que é tecnologia verde?
Tecnologia verde é um termo utilizado para se referir a um conjunto de instrumentos que permitem estruturar o processo produtivo de maneira sustentável. Ela pode ser implementada em diferentes segmentos do mercado, inclusive na agricultura.
Por meio desses instrumentos, o produtor rural consegue conduzir todo o ciclo de vida dos seus produtos, buscando atingir o menor nível de impacto ambiental.
Todo o ciclo do produto passa pelo uso de ferramentas de tecnologia verde, o que faz com que o processo cause menos impacto ambiental, já que o produtor rural faz uso dos recursos naturais de forma consciente e sustentável.
A partir do momento em que opta por essa solução, o produtor rural cria uma cadeia de processos que tem o objetivo de reduzir o gasto de energia, o uso de matéria-prima e o descarte de resíduos. O foco deve estar em utilizar matérias-primas e elaborar produtos de forma inteligente e integrada, pensando no menor impacto ambiental possível sem que isso afete a qualidade e a segurança dos produtos.
Como a tecnologia verde surgiu?
Antes de nos aprofundarmos no significado e entender quais são os tipos de tecnologia verde existentes, é importante conhecer um pouco da história que conta o surgimento dessa expressão.
Consciência ambiental
A adoção de sistemas de tecnologia verde começou de forma gradual em diferentes países com foco principal nas suas demandas energéticas. Pode-se dizer que isso começou a acontecer já no século XIX, entretanto, nos últimos anos, houve uma aceleração desse movimento, justificada principalmente pela preocupação com o avanço nos danos ambientais atrelados às ações da indústria.
A década de 1970 foi marcada pela adoção de medidas focadas na produção de energia limpa. Países como a Dinamarca e o Japão se destacaram por começar a investir em energia solar, energia eólica, biomassa e bioenergia.
Apesar desse movimento inicial, foi só na década seguinte, em 1980, que as indústrias ampliaram sua capacidade produtiva e, consequentemente, o impacto de suas ações sobre o meio ambiente.
Esse cenário de avanço na produção — o surgimento de grandes conglomerados e a expansão da capacidade produtiva — foi rapidamente associado ao aquecimento global.
Avanço das práticas sustentáveis
Hoje, estamos situados em uma época de maior avanço no conhecimento e no acesso a informações a respeito das mudanças climáticas e do impacto que as ações humanas têm sobre o funcionamento do ecossistema.
Com o crescimento da indústria tecnológica e o surgimento de novas soluções, os empreendedores puderam enxergar novos meios de manterem suas atuações e atividades ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente, utilizando ferramentas especialmente desenhadas com esse propósito — e é aqui que surge a tecnologia verde.
No decorrer dos últimos anos, as empresas estabeleceram um compromisso em busca da proteção do meio ambiente. O objetivo principal é preservar o máximo possível, restaurar e reverter danos ambientais enquanto se trabalha em busca do desenvolvimento social e econômico.
A seguir, explicamos alguns tipos de tecnologia verde e mostramos como eles podem se traduzir em operações práticas no seu dia a dia. Confira!
Quais os tipos de tecnologia verde?
Ainda existe uma visão de que a sustentabilidade é inimiga do desenvolvimento. Porém, a tecnologia verde nos mostra justamente o contrário. Há diferentes tipos de tecnologia verde que podem transformar as atividades em práticas mais ecológicas sem que isso afete a qualidade e a segurança do produto final.
Inclusive, em muitos casos, podemos dizer que a adoção dessa prática é um diferencial que pode contribuir para melhorar a qualidade dos produtos, além de agregar valor a eles. A seguir, listamos alguns tipos de tecnologia verde que podem ser aplicadas no agronegócio e na agricultura familiar. Conheça!
Bioinseticidas
São alternativas promissoras aos defensivos agrícolas tradicionais. Enquanto os defensivos são feitos de substâncias químicas, os bioinseticidas são feitos, principalmente, de fungos, vírus e bactérias.
Em ambos os casos, são usados para controlar as pragas que afetam a lavoura. A diferença entre eles é que os bioinseticidas são compostos por predadores naturais de determinadas pragas de uma cultura e estão associados à redução de riscos à saúde das pessoas.
Esses produtos ainda não têm uma grande participação no mercado. Apesar disso, a Embrapa já vem desenvolvendo bioinseticidas, inclusive com produtos com eficácia testada e comprovada em lavouras de soja, milho e algodão.
A orientação é que os produtores rurais acompanhem o desenvolvimento desses produtos e comecem a aplicar em suas lavouras em substituição aos defensivos agrícolas.
Captura de carbono
Esse é um tema que tem ganhado destaque nos últimos anos e representa um grande movimento dentro da tecnologia verde. Apesar disso, poucas pessoas sabem o que é a captura de carbono.
A obtenção de energia com uso de carvão mineral pode ser mais sustentável por meio da captura de carbono. Isso é possível devido a uma prática que envolve a extração do gás carbônico presente no mineral e sua devolução para o solo.
Por meio de um processo chamado de gaseificação, o carvão é elevado a altas temperaturas, possibilitando o movimento das turbinas de vapor e, consequentemente, a criação de eletricidade.
A partir daí, o gás carbônico é reenviado e devolvido ao solo de onde foi retirado. Assim, ele não é expelido para o ar, o que minimiza a emissão de carbono na atmosfera.
Este é um processo mais complexo e que envolve práticas que demandam um conhecimento técnico e equipamentos específicos. Entretanto, a captura do carbono promete ser um movimento importante ao longo dos próximos anos.
Energia solar
A energia solar já se mostrou uma ótima ferramenta de sustentabilidade, agregando inúmeros benefícios não só ao meio ambiente, mas também às pessoas que a utilizam.
No Brasil, a incidência de luz solar é muito alta. Por meio do uso de mecanismos de captura, essa luz pode ser convertida em energia térmica e elétrica.
O processo que envolve o uso desse tipo de energia demanda a instalação de painéis fotovoltaicos. Eles podem ser instalados em terrenos ou em telhados de fazendas, residências e edifícios.
Os painéis são produzidos com materiais semicondutores que captam a luz solar, que é convertida em energia solar. Há muitas vantagens na adoção dessa tecnologia, inclusive no meio rural. Conheça algumas dessas vantagens:
- redução de gastos com energia elétrica;
- maior disponibilidade de energia, especialmente em áreas que têm maior dificuldade de obter energia;
- menor preocupação em relação à quantidade de energia utilizada;
- utilização de uma fonte de energia limpa e sustentável; e
- investimento vantajoso do ponto de vista financeiro devido ao alto custo-benefício.
Fazendas verticais
As fazendas verticais são um ótimo exemplo de tecnologia verde especialmente aplicada ao agronegócio. Elas podem ser definidas como um espaço destinado para a produção de alimentos que é formatado em camadas verticais.
Esse cultivo verticalizado é feito com a utilização de tecnologias que focam em ações sustentáveis. Assim, o produtor consegue promover o crescimento das plantas com economia de água e melhor aproveitamento do terreno.
Gestão de resíduos
Por fim, não podemos falar em tecnologia verde sem mencionar a gestão de resíduos. O descarte inadequado de resíduos é um dos grandes problemas enfrentados em diferentes setores do mercado. Apesar de parecer um problema de difícil solução, a boa notícia é que já existem tecnologias que auxiliam no descarte correto.
No contexto do agronegócio, as ações devem ser desenhadas de acordo com as particularidades de cada operação. A ideia é que os produtores rurais tomem consciência da importância desse descarte e adotem práticas adequadas à sua realidade.
Quais os impactos da tecnologia verde no meio ambiente?
A tecnologia verde gera impacto positivo no meio ambiente. Por meio da redução de emissão de carbono, da redução do uso de aditivos químicos, da estruturação de fontes renováveis de geração de energias e da gestão de resíduos, preserva a natureza, a flora e a fauna.
Consequentemente, essa prática leva a uma menor poluição do solo e da água, o que eleva a disponibilidade desses recursos e favorece o bem-estar e a qualidade do meio ambiente em que vivemos. Além disso, contribui para que as próximas gerações também contem com recursos adequados para a própria existência.
Quais os benefícios da tecnologia verde?
Como você viu, a tecnologia verde tem como foco proteger o meio ambiente. Entretanto, ela também traz inúmeros benefícios para os produtores rurais que a utilizam.
A seguir, destacamos algumas vantagens evidentes experimentadas pelos produtores que exercem suas atividades com atenção à sustentabilidade:
- eficiência nos processos;
- aumento da competitividade — considerando o fato de que os consumidores valorizam produtos que são desenvolvidos com foco em sustentabilidade;
- economia de recursos financeiros, recursos humanos e materiais — exemplificado pela redução nas contas de energia elétrica; e
- diminuição na geração de resíduos — o que favorece a otimização de processos.
Como usar a tecnologia verde na sua fazenda?
Como você pode ver, a tecnologia verde está associada a uma série de ações e iniciativas que podem ser implementadas em diferentes contextos e negócios.
Além dos exemplos já citados, quando falamos nos tipos de prática sustentável, o emprego de ferramentas de tecnologia é outro meio de investir em ações voltadas para a proteção do meio ambiente.
Os produtores podem usar ferramentas tecnológicas para coletar informações relacionadas à aplicação de defensivos, mapeamento de colheita, regulação da aplicação de adubos, entre outros.
Com o uso dessas ferramentas, os produtores ganham em precisão, qualidade e produtividade, além de reduzir o uso de agentes agroquímicos em suas lavouras.
A tecnologia verde é uma forma inteligente, sustentável e econômica de proteger o meio ambiente e ainda agregar valor e qualidade à sua produção. Além de proteger o ecossistema, ela ajuda a aproveitar os recursos naturais como alternativa ao uso dos defensivos agrícolas tradicionais.
A tecnologia verde vem sendo utilizada por países de todo o mundo. Empresas, organizações e governos têm trabalhado com foco na redução dos danos ambientais. Esse movimento também deve ser considerado uma estratégia do ponto de vista dos produtores rurais.
Com ética, responsabilidade e consciência ambiental é possível usar os recursos naturais de forma sustentável e inteligente, favorecendo a construção de uma agricultura moderna, eficiente e cada vez mais humana.
Quer começar a aplicar a tecnologia verde e boas práticas de sustentabilidade na sua produção? Conheça a importância de práticas ASG e entenda como isso ajuda a tornar nosso agronegócio uma referência no mercado mundial.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.