Conheça aqui as principais tecnologias de irrigação!
O emprego de tecnologia de irrigação trouxe um grande aprimoramento para a produção rural, melhorando a produtividade, mesmo nas áreas já irrigadas. Além disso, é um forte instrumento para a sustentabilidade dos sistemas rurais, sobretudo em relação à racionalização do uso da água.
Integrante da agricultura de precisão, a tecnologia de irrigação incorpora à produção agropecuária possibilidades quase exclusivas. Assim, sistemas e equipamentos modernos entram em cena para tornar as operações mais precisas.
Continue a leitura e conheça as principais alternativas em tecnologia de irrigação.
Quais os principais métodos de irrigação?
O fornecimento de água às culturas agrícolas pode ser realizado por meio de diferentes métodos e sistemas de irrigação. Essa diversidade é devida às diferentes variáveis que podem afetar e definir qual a melhor maneira de irrigar as plantas.
Desse modo, clima, tipo de solo, cultura conduzida e disponibilidade de energia, entre outros, podem definir o método a ser empregado. Segundo a circular Seleção do Sistema de Irrigação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existem quatro métodos de irrigação, cada um podendo oferecer diferentes sistemas:
- irrigação por superfície (tabuleiro, faixas, canais);
- irrigação por aspersão (convencional, autopropelido, rolamento lateral, pivô central);
- irrigação localizada (gotejamento, microaspersão);
- subirrigação.
Por que utilizar tecnologia de irrigação na lavoura?
Em muitas regiões do país, boa parte das culturas agrícolas são beneficiadas e, por vezes, até mesmo dependentes da adoção de algum sistema de irrigação. Por ser capaz de melhorar significativamente a produtividade da lavoura, seu uso é praticamente indispensável para o agronegócio produtivo.
Além disso, a introdução de tecnologias para o aperfeiçoamento dos sistemas de irrigação aproxima a produção da capacidade máxima da lavoura. Nesse sentido, veja a seguir as principais razões pelas quais você deve fazer uso de tecnologia de irrigação, somadas aos benefícios das técnicas tradicionais:
- aumento da produtividade da lavoura;
- redução das perdas por déficit hídrico;
- minimização da suscetibilidade da lavoura aos riscos meteorológicos;
- complemento na aplicação de insumos, sobretudo fertilizantes;
- melhoria da qualidade dos produtos agrícolas;
- possibilidade de diversificação de culturas;
- possibilidade de implantar lavouras em áreas de menores precipitações;
- viabilidade de segunda e terceira safras no mesmo ano agrícola;
- melhor emprego dos insumos agrícolas de produção;
- modernização da atividade e inserção tecnológica na propriedade (fazenda inteligente);
- diminuição dos impactos ambientais com menos insumos e redução do consumo de água.
Como fica claro, o grande desempenho do agronegócio brasileiro em boa parte se dá como resultado dos incrementos alcançados graças às tecnologias que aprimoram a produção nas diferentes regiões do país. Na verdade, existem situações em que a produtividade das lavouras aumentou em mais de 200%.
Quais as principais tecnologias de irrigação empregadas?
A tecnologia aplicada à irrigação, por sua vez, é praticamente voltada a promover o aumento da produtividade da lavoura, a diminuição do consumo de água e a redução final dos custos relativos. Assim, atua de modo a aprimorar as boas práticas de técnicas agrícolas e de agrometeorologia.
Conheça a seguir alguns dos desenvolvimentos tecnológicos promovidos na área.
Quimigação
A quimigação é uma tecnologia que consiste em otimizar o emprego de insumos agrícolas por meio da água de irrigação. Dessa forma, os produtos necessários ao bom desenvolvimento da lavoura podem ser aplicados em qualquer fase da cultura.
Nesse sentido, a quimigação pode ser utilizada para a aplicação de insumos, entre outros, como:
- fertilizantes;
- herbicidas;
- inseticidas;
- fungicidas.
Os benefícios mais importantes dessa tecnologia, na comparação com os métodos tradicionais, podem ser assim resumidos:
- redução dos custos envolvidos com a aplicação do insumo;
- uniformização do produto (melhor distribuição);
- redução dos riscos de contaminação dos operadores;
- diminuição dos danos físicos à lavoura;
- redução da compactação do solo provocada pelo trânsito de máquinas;
- facilidade de adoção do parcelamento no fornecimento de nutrientes.
Além de tudo isso, essa tecnologia permite maior controle na profundidade de incorporação do produto ao solo, mais adequada para os resultados pretendidos. Para esse fim, pode-se fazer o controle da lâmina d’água fornecida na irrigação.
Irrigação de precisão
Seguindo os passos da agricultura de precisão, a chamada irrigação inteligente permite identificar talhões da propriedade com demanda hídrica e promover a aplicação de água apenas nessas áreas. Representa um grande avanço, principalmente porque a agropecuária é responsável pelo maior consumo de água no mundo, especialmente no Brasil.
A irrigação inteligente constitui uma maneira de realizar o gerenciamento sustentável da água na propriedade rural. Nesse sentido, consegue otimizar o momento certo de se fazer a aplicação na quantidade apropriada para a demanda apresentada pela área monitorada pelos sensores de umidade do solo.
A tecnologia utilizada requer automatização de todo o sistema. Desse modo, por exemplo, os sensores referidos — assim como os softwares para processamento dos dados recebidos e para o acionamento do sistema de irrigação propriamente — são indispensáveis.
Os principais benefícios resultantes da utilização da irrigação inteligente na propriedade podem ser assim relacionados, entre outros:
- redução nos custos com energia ou combustível para acionamento dos sistemas;
- redução no consumo de água pela propriedade;
- uniformização da disponibilidade de água para a lavoura, sem excessos desnecessários;
- implementação de melhores respostas do estande de plantas com mais produtividade.
Como utilizá-las da melhor forma?
A irrigação, como técnica e importante componente das boas práticas agrícolas, por si já requer planejamento realizado por profissional capacitado. Em especial, deve ser considerado que se trata de atividade que consome grandes volumes de um recurso natural e de energia para o seu funcionamento.
Assim, as tecnologias próprias da agricultura de precisão aplicadas aos diferentes métodos de irrigação trazem eficiência e otimização dos recursos financeiros e ambientais. A tecnologia, nesse sentido, se constitui em instrumento para uma produção mais econômica e sustentável.
Sua utilização se faz por meio de máquinas, equipamentos (drones, sensores) e sistemas (softwares), que realizam o controle mais efetivo, computadorizado e automatizado do manejo hídrico do cultivo. Dessa forma, o produtor realiza uma irrigação inteligente, com melhor aproveitamento dos recursos e maximização dos lucros.
Como você pode ver, a tecnologia de irrigação é capaz de melhorar a produtividade e reduzir a quantidade de água utilizada, além de ser um importante instrumento de sustentabilidade do agronegócio.
Continue dispondo de boa informação e esteja por dentro das principais soluções para a atividade produtiva rural assinando nossa newsletter.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.