Sucessão familiar

Sucessão familiar: entenda como fazer esse processo no campo

Garantir a continuidade das empresas familiares rurais nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, é fundamental para que o empreendimento continue se desenvolvendo e para que o patrimônio não se perca com o passar do tempo. Sendo assim, a sucessão familiar é primordial.

Para que o negócio siga avançando, é preciso pensar esse processo detalhadamente para que todas as suas etapas sejam cumpridas, e a sucessão ocorra de forma tranquila e eficiente.

Por isso, preparamos este conteúdo para ajudar você a entender melhor o que é e como pode ser feita a sucessão familiar rural na sua propriedade. Confira.

O que é sucessão familiar?

Sucessão familiar é o processo de transferência que ocorre quando alguém que está no comando das ações de uma empresa de família passa o cargo para outro membro, que assumirá a direção dos negócios. Portanto, a partir desse momento, ocorre uma “passagem de bastão” para que um filho ou outro membro assuma o controle das atividades na propriedade. Em outras palavras, é ele quem determina quem será a próxima pessoa a assumir a responsabilidade pelas decisões e resultados do agronegócio familiar.

É assim que grande parte das famílias brasileiras que vivem e trabalham em meio rural garantem a continuidade do patrimônio familiar e evitam problemas como a descontinuidade das atividades ou mesmo outros danos patrimoniais que possam ocorrer.

Qual é a importância da sucessão familiar no campo?

Em se tratando de um empreendimento familiar, é importante evitar problemas e conflitos relacionados às posições de poder dentro da atividade rural. Da mesma forma, é preciso garantir que não ocorram danos patrimoniais quando um dos integrantes decide se aposentar ou se afastar, por exemplo.

Por essas razões, planejar a sucessão familiar com antecedência é a melhor estratégia. Isso é o que garante que você tenha tempo de comunicar a todos sobre as decisões tomadas e, principalmente, para preparar a transição.

Em alguns casos, será necessário preparar o herdeiro para assumir as responsabilidades e até mesmo para cuidar de questões mais operacionais. Nem sempre um filho terá vocação ou mesmo interesse de assumir as atividades no campo. Dessa forma, o planejamento da sucessão pode prever e lidar com todas essas situações.

Como fazer esse processo no campo?

Agora que você já sabe o que é e entende a importância da sucessão familiar no campo, chegou a hora de descobrir como você pode passar por essa transição de uma forma tranquila e eficiente. Vamos lá?

Comece cedo

A sucessão familiar rural, na verdade, começa muito antes de acontecer de fato. É preciso preparar toda a família e, principalmente, o sucessor para assumir o negócio. Afinal, isso não é algo que você possa colocar sobre o colo de alguém do dia para a noite, não é mesmo?

Sendo assim, além de comunicar a todos com antecedência, é preciso preparar atentamente o sucessor para o cargo. Para isso, além das qualificações técnicas que serão de sua atribuição, você também deve oferecer uma mentoria sobre todos os aspectos do negócio, em especial sobre aqueles que dizem respeito aos valores da sua família.

Faça um trabalho em família

Um plano de sucessão familiar deve envolver toda a família. Por isso, não deixe para compartilhar as decisões apenas depois de terem sido tomadas, já que isso pode causar discussões e discórdia. Antes mesmo de chegar ao nome de um sucessor, converse com todos os herdeiros e faça com que cada um compreenda seu papel, com o que pode ajudar e o que é melhor para a empresa rural.

Para não ter que dividir o patrimônio e colocar o negócio em risco, proponha que todos cheguem, juntos, a um acordo. Portanto, levante as habilidades, as competências e os interesses de cada membro apto a assumir a posição de sucessor.

Demonstre a valorização

Você precisa reconhecer e valorizar os esforços de cada membro da sua família que faz parte do negócio. O fato de ter que escolher um deles para assumir o posto de sucessor não deve significar o desprezo pelo trabalho dos demais.

Sendo assim, faça uma análise detalhada e sincera das forças e fraquezas de cada um, explicando o porquê da sua escolha pelo mais preparado e dando a oportunidade dos outros se aperfeiçoarem. Além disso, é muito importante destacar como cada um pode continuar fazendo a sua parte em prol do benefício de todo o empreendimento.

Dê opções ao herdeiro

Uma sucessão compulsória ou obrigatória pode arruinar um negócio em família. Muitas vezes, especialmente no campo, os sucessores não estão interessados em tocar a fazenda. Jovens de todas as idades anseiam começar suas vidas nas cidades, sair para estudar e até mesmo seguir outras carreiras.

Forçar alguém com planos assim a tocar uma empresa rural familiar pode colocar tudo a perder. Para garantir a continuidade da propriedade, é preciso que o sucessor esteja interessado e disposto, não só a continuar na atividade, mas a investir e melhorá-la.

Mostre a importância do processo

É seu o papel de conscientizar o sucessor e todos os demais a respeito da importância do processo de sucessão. Para isso, você deve deixar claro o quanto é necessário ter alguém preparado para tomar as melhores decisões, fazer negociações e investir em melhorias pelo bem de todo o grupo familiar e do patrimônio da família.

Além disso, procure explicar e esclarecer quais serão as etapas enfrentadas durante a sucessão e o que é esperado de cada um. Dessa forma, todos entenderão que não perderão sua importância dentro do negócio familiar, mesmo que em um primeiro momento se sintam um pouco inseguros com as mudanças.

Como você viu ao longo deste conteúdo, um processo de sucessão familiar provoca muitas mudanças em uma família. Quando mal realizada, ela pode provocar conflitos e até mesmo colocar a continuidade do negócio em risco. Por isso, é preciso ter atenção para fazer com que todos se sintam incluídos e parte imprescindível dessas transformações.

Agora que você já sabe tudo sobre sucessão familiar e está craque no assunto, que tal aprofundar um pouco mais seus conhecimentos? Confira as boas práticas para a eficiência da sua gestão de fazenda!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

1 comentário

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.