Solo humífero: quando usar para plantio?
O solo tem papel essencial no desenvolvimento e no crescimento saudável das plantas. As espécies vegetais obtêm os seus nutrientes da terra para que consigam crescer, florescer e dar frutos conforme suas características genéticas. No Brasil, há diversos tipos de solos ricos e produtivos para o cultivo.
Diversos fatores interferem na produção agrícola, como as características físicas e químicas apropriadas para cada cultura, o espaço utilizado, a ausência ou o excesso de sol ou de água.
Os produtores precisam analisar com cuidado o que cada tipo de plantação precisa para se desenvolver. Neste conteúdo, vamos explicar o que é solo humífero e quando utilizá-lo para o plantio. Prossiga!
O que é solo humífero?
O solo humífero é composto por 70% de matéria orgânica e tem cor preta ou escura. Trata-se de um tipo específico de solo conhecido também como solo humoso.
Na natureza, ele pode ser encontrado em áreas úmidas, próximas às florestas e matas. Trata-se de uma terra fértil, permeável e que contém muita umidade.
Porcentagem de húmus
O solo humoso é composto por uma grande porcentagem de húmus — componente que resulta da decomposição de folhas, plantas e restos de animais.
Essa terra é o resultado desses elementos e da atuação dos micro-organismos chamados de decompositores, que fornecem todos os nutrientes indispensáveis para o nascimento dos vegetais e o seu crescimento saudável.
Adubo orgânico completo
O solo humífero é o adubo orgânico que oferece um bom custo-benefício. É uma maneira completa que existe para reestabelecer a fertilidade das áreas cultivadas e possibilita o aumento da pegada sustentável. É formado com o auxílio de minhocas, fungos e bactérias.
Concentração orgânica
Os organismos vivos se alimentam de restos de animais e vegetais, fazem a sua decomposição e liberam os nutrientes no solo.
O resultado é uma concentração orgânica elevada com muita água, ar e terra preta arejada. Essa mistura é utilizada pelas raízes das plantas, que retiram os sais minerais existentes.
Quais são as características do solo humífero?
Uma das particularidades desse tipo de solo é que pode ser produzido artificialmente por meio da manipulação das substâncias naturais. Entre as principais características, podemos destacar:
- composição um pouco ácida;
- fertilidade alta;
- liberação de nitrogênio com cor escura;
- não encharca com a água das chuvas.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre as camadas do solo humífero e suas características!
Camada superficial e subsuperficial
A camada superficial do solo é aquela onde são encontrados os elementos responsáveis pela formação do húmus. Ela é conhecida, nesse caso, como horizonte O ou orgânico.
Abaixo dela, está o solo superior ou horizonte A, onde são encontrados os minerais da terra. Já a subsuperficial, chamada de horizonte B ou subsolo, é formada pelas rochas desagregadas.
O horizonte C ou material parental conta com a presença de elementos que estão virando solo após desagregar da rocha-mãe.
Por fim, a camada denominada horizonte R refere-se à rocha-mãe, que desagrega e se decompõe com o passar dos anos para originar o solo. Ao ser misturada com os outros componentes, forma o solo humífero usado na agricultura.
Desse modo, o solo humífero pode ser resultado do manejo dos produtores ou encontrado na natureza. Em sua formação, estão inseridas matérias inorgânicas e orgânicas que trazem um excelente custo-benefício aos mais diversos tipos de plantações. Sem essa composição, diferentes cultivares e plantios não teriam chances de existir no nosso país.
Formação pela manipulação
Como dissemos, no solo comum pode ser adicionado o substrato humífero por meio de uma manipulação fácil de realizar para adubar as plantações.
Isso é possível a partir da criação de um minhocário, por exemplo, com a separação de restos de vegetais, cascas de ovos, pó de café, hortaliças, folhas secas e cascas de frutas. Coloque essa mistura e as minhocas em um recipiente com furos.
Outra possibilidade é utilizar uma composteira, com três baldes acompanhados de tampas. Faça furos em dois baldes nas laterais, para a entrada de oxigênio, e embaixo, para escoar o chorume. Empilhe os recipientes um em cima do outro. O balde sem furos deve ser colocado embaixo de todos, para servir como reservatório.
Coloque a matéria orgânica e terra no balde de cima da pilha e misture a composição durante sete dias. Assim que o primeiro balde estiver cheio, substitua-o pelo segundo e repita o processo. O substrato humífero estará pronto para funcionar como um fertilizante poderoso e muito rico, que ajudará no crescimento das plantações.
Preferência por regiões frias
Geralmente, o solo humoso é encontrado nas áreas mais frias do nosso país, especialmente na Região Sul, onde o inverno é mais rigoroso. Isso porque em lugares mais gelados a terra permanece umedecida durante mais tempo e se encharca naturalmente com a ação das chuvas.
No entanto, o húmus também se forma próximo às águas subterrâneas, onde estão os lençóis freáticos.
Essa formação de um solo humífero requer a presença de aspectos bastante específicos: as áreas precisam oferecer baixa possibilidade de evaporação, temperaturas amenas e uma cobertura vegetal, para formar a camada de húmico na camada superior da terra. Outra característica fundamental é o sombreamento do espaço, feito pela presença de árvores.
Além disso, a região precisa ter baixa declividade, para dar condições de repouso à terra e permitir que os organismos vivos decomponham a matéria orgânica.
A temperatura baixa reduz a evapotranspiração para que os micro-organismos permaneçam vivos no solo, enquanto a umidade elevada do ar promove a baixa perda de água e a manutenção da umidade necessária.
Tipos de cultivos
Diversas culturas se desenvolvem bem no solo humoso, inclusive as plantas ornamentais que contam com flores de tonalidades intensas, duradouras e cheias de vitalidade.
Os grãos também apresentam boa produtividade e se tornam bastante atrativos ao serem cultivados com húmus. Já as pastagens ficam mais nutritivas e com excelente qualidade para alimentar os animais.
O solo humífero também é ótimo para a nutrição de árvores que produzem frutas viçosas, com crescimento acelerado, ótimo sabor e beleza incomparável, bem como para as hortaliças, que se dão muito bem nesse tipo de terra.
Resultado natural de milhares de anos
Como dito, o solo humífero se forma naturalmente, mas é preciso tempo para a terra apresentar as características do húmus. Em alguns locais, é possível encontrar o húmus resultante de um processo natural que levou milhares de anos para se concretizar.
O processo natural, sem a interferência humana, pode demorar até 400 anos para formar 1 centímetro de solo humífero arenoso e argiloso. Contudo, o homem desenvolveu técnicas para potencializar o acúmulo da matéria orgânica e criar o adubo que pode ser o resultado de materiais orgânicos decompostos.
Confira abaixo as circunstâncias ideais para a formação do húmus:
- diminua a utilização de produtos químicos;
- procure manter a fertilidade do solo, fazendo a rotação das culturas e permitindo a decomposição da palhada;
- não utilize áreas muito declivosas para o cultivo de cereais ou hortaliças;
- impeça que o solo seja exposto a temperaturas elevadas e radiação solar;
- use irrigação nas áreas de solo humífero para manter a umidade constante;
- aposte no uso de cobertura vegetal;
- adote o sombreamento da terra com espécies de árvores que possam ser úteis nos sistemas de manejo integrado e na cultura instalada.
Os resultados de seguir estas dicas são o acesso mais rápido às substâncias húmicas. Se desejar, utilize alguns produtos de origem natural para acelerar o processo.
Entre as opções mais acessíveis de fontes de nutrientes estão o substrato orgânico, a terra vegetal, o minhocário, o esterco e a compostagem.
Quais são as vantagens e desvantagens?
O solo humífero tem vantagens e desvantagens, assim como os outros tipos que estão disponíveis na natureza. Confira a seguir!
Terra rica
Um dos benefícios é o alto teor de matéria orgânica. A terra tem alta capacidade de escoamento de água e de permeabilidade, níveis elevados de microbiota de solo e baixa resistência física ao crescimento das raízes.
Perda por erosão
Já as desvantagens estão relacionadas às condições do campo, como a fácil perda por erosão em condições naturais, o elevado potencial de compactação do solo e a possibilidade de lixiviação de nutrientes pelo mover das águas no solo. Existe também a chance de um solo humífero não ter uma alta fertilidade natural.
Macro e micronutrientes
A presença do húmus não assegura que ele esteja presente em uma quantidade ideal para ofertar alta disponibilidade de nutrientes. Isso quer dizer que, para ser fértil, a terra precisa ser composta por macro e micronutrientes, para que realmente ofereça vantagens aos cultivadores.
Quais práticas ajudam a formar o solo humífero arenoso e argiloso?
O processo de formação do solo humoso é algo que ocorre naturalmente durante os anos. Porém, você já sabe que ele pode ser manejado para aumentar a presença dos componentes orgânicos na terra. Abaixo, mais detalhes sobre o que pode ser feito nas suas áreas de cultivo.
Saiba trabalhar com a declividade do solo
Esta é uma solução para tornar mais fácil a criação do húmus. Como mencionado anteriormente, o processo de decomposição acelerada e desenvolvimento da matéria orgânica depende do acúmulo da água e da não ocorrência da perda de solo por processos erosivos e lixiviação. Dessa forma, trabalhar em ambientes planos traz maior facilidade para iniciar o desenvolvimento do solo.
Plante árvores
Se não existem árvores na área onde você pretende criar o solo humífero, é necessário pensar nas espécies arbóreas que possam colaborar com os seus objetivos.
Elas proporcionarão o sombreamento do solo para sistemas de manejo de espécies cultivadas em lavouras e nas florestas, além de fornecer o material vegetal para formar o húmus e manter as temperaturas mais baixas.
Todavia, há necessidade de adequar a cultura implantada e os manejos empregados. Cultivos que necessitam de grandes máquinas e de processos frequentes com as mesmas tornam o plantio de árvores inviável.
Irrigue as plantações
A água é um elemento indispensável para a formação do húmus no solo. Realize a irrigação para que ela contribua com o crescimento das culturas e mantenha a umidade da terra.
Os ambientes úmidos propiciam a existência dos micro-organismos benéficos que vão decompor os materiais orgânicos e cooperar na criação de um solo humoso.
Aposte no acréscimo da matéria vegetal
A cobertura vegetal formada pela presença das árvores nas áreas de cultivo permite a criação da camada húmica na região superior da terra.
O acréscimo da matéria vegetal pode contribuir com a formação do húmus no solo em regiões com temperaturas baixas e pouca evaporação. Coloque as sementes na terra utilizando semeadeiras específicas.
Utilize fertilizantes organominerais
Os fertilizantes organominerais são ótimas opções porque são compostos por ácidos orgânicos e matéria orgânica.
As suas características promovem a ação dos micro-organismos na terra, estimulam a atividade microbiológica e promovem excelentes melhorias na qualidade do solo humífero. Esses insumos conseguem tornar o ambiente mais produtivo e fértil.
Entendeu quais são as características do solo humífero para o plantio ou a produção agrícola? Essa terra é apropriada para os mais variados tipos de culturas e oferece grandes benefícios aos produtores. Em conjunto com as novas tecnologias, o húmus favorece o preparo do solo, o plantio, o manejo, a colheita e a comercialização dos produtos rurais.
Por fim, vale ressaltar que o processo de formação de solo (pedogênese) está totalmente ligado ao intemperismo da rocha, sedimentação de matérias e transformação dos minerais. A transformação de um solo em humífero depende dos processos citados anteriormente. Assim, neste artigo, buscamos apresentar dicas para criar um ambiente de maior aporte de matéria orgânica e fertilidade.
Achou interessante? Continue lendo e confira 5 dicas de como garantir a qualidade do solo!
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.