Safra 22/23 de cana deve ter preços estáveis, mesmo com alto custo de produção
A safra 22/23 de cana-de-açúcar, que se inicia em abril no Centro-Sul, traz preocupação em relação aos altos custos de produção, principalmente devido ao aumento de preço dos fertilizantes e óleo diesel.
Esse aumento é reflexo das incertezas causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que gera, além de volatilidade de preço, a possibilidade de indisponibilidade de fertilizantes, tão importantes para o agronegócio brasileiro.
A fim de minimizar esse problema, o governo federal anunciou, no último dia 15/03, um plano especial para o recebimento de fertilizantes, de forma que os navios que contenham esse tipo de carga tenham o desembarque priorizado tão logo cheguem aos portos brasileiros.
Segundo levantamento de custos realizado pelo Assessoramento Técnico do Banco do Brasil, o custo total para se produzir um hectare de cana-de-açúcar no estado de São Paulo está 42% superior ao verificado no ano anterior.
Dessa forma, é importante que o produtor se atente a esse movimento e gerencie adequadamente seus custos, a fim de maximizar a rentabilidade da atividade.
Mesmo com o aumento no custo de produção, os preços da tonelada de cana-de-açúcar ainda estão remuneradores, chegando a atingir uma lucratividade em torno de 21%.
Espera-se que a safra 22/23 de cana-de-açúcar tenha preços estáveis, e já há movimento de fundos nesse sentido, reduzindo suas posições compradas em açúcar.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Para atender às necessidades na produção da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil, que disponibiliza linhas de crédito para investimentos, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas, implementos para a atividade, além do tradicional custeio agrícola e CPR para atender às necessidades de condução da cultura.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.