qualidade do solo

Confira 5 dicas de como garantir a qualidade do solo

Boa parte do sucesso de uma produção agrícola é resultado da qualidade do solo, que, por sua vez, de importante, está por trás da própria qualidade do alimento produzido. Isso envolve alguns fatores que precisam estar em relativo equilíbrio e que garantem a sustentabilidade dessa condição.

Mas, para que se mantenha, é preciso adotar alguns cuidados, principalmente em razão das atividades envolvidas com a produção. Assim, cuidar da estrutura do solo, de sua fertilidade e da capacidade de manter vivos os microrganismos que ali vivem são algumas das iniciativas que o produtor deve tomar.

Continue a leitura e confira 5 dicas para garantir a qualidade do solo.

O que é qualidade do solo?

O solo é um ecossistema dinâmico composto principalmente pelos minerais de origem, pelas microflora e microfauna, assim como pela matéria orgânica. A interação e a dinâmica entre esses componentes caracterizam a qualidade do solo.

Mas, afinal, o que é a qualidade do solo? Na verdade, constitui a capacidade de bem conduzir o desenvolvimento da vegetação que nele se desenvolve e de continuar garantindo o melhor equilíbrio entre os seus diversos componentes.

Além disso, um solo de qualidade possui uma boa estrutura física, ao mesmo tempo em que é aerado o suficiente para que as raízes e a biodiversidade existente se desenvolvam bem. Para isso, conta com uma capacidade de retenção de umidade adequada, sendo capaz de drenar os excessos de água que chegarem.

Como garantir qualidade para o solo?

Pela própria conceituação do que seja a qualidade de um solo, você pode perceber que a interferência humana tende a alterar as condições que a caracterizam. Por essa razão, existem iniciativas que permitem um efeito de continuidade na qualidade do solo, mesmo sob exploração agrícola. Veja as principais.

1. Analisar o solo

Promover análises periódicas permite acompanhar importantes aspectos físico-químicos do solo e, desse modo, poder tomar as medidas necessárias para qualquer correção. Nesse sentido, tão importante quanto fazer a análise é interpretar os seus resultados, o que requer um profissional especializado.

De todo modo, medidas como calagem e aplicação de fertilizantes devem ser orientadas por essa interpretação para que sejam mais precisas e alcancem seu objetivo de garantir qualidade do solo. Por sua vez, a própria experiência do produtor associada aos resultados da análise permitem inferir observações complementares.

Para que a análise do solo seja adequada, é indispensável que os pontos de amostragem sejam bem escolhidos e que as amostras sejam bem coletadas. Para isso, é essencial que sejam seguidas as orientações técnicas de amostragem.

2. Entender as demandas do solo

Assim como um médico consegue perceber as necessidades do paciente por meio de exames realizados e dos sintomas apresentados, assim também você deve entender as demandas do solo de sua lavoura. A fim de conhecer o que é necessário para manter ou recuperar a qualidade do solo, é indispensável saber “ouvi-lo”.

Os resultados da análise do solo, as espécies invasoras espontâneas e os sinais de deficiência e de toxidez apresentados pelas plantas, entre outros, apontam para o produtor as necessidades do solo. Além disso, a própria lavoura cultivada faz as suas exigências do solo, as quais deverão ser repostas posteriormente.

3. Garantir as condições físicas do solo para a cultura

Além das características relacionadas aos nutrientes, ao pH e às capacidades intrínsecas naturais do solo, alguns aspectos físicos devem ser trabalhados para que o solo continue sendo de qualidade. Nesse sentido, por exemplo, deve-se reduzir o máximo possível o trânsito de veículos e máquinas, com objetivo de evitar a compactação do solo.

Além disso, no preparo para o plantio, o excesso de gradagens deve ser evitado para não haver pulverização do solo. Por sua vez, nos terrenos mais inclinados, as medidas para evitar a erosão provocada pelas águas das chuvas, como o plantio em nível, são importantes para evitar perdas significativas de solo.

Também deve ser considerado o cuidado com a prática da irrigação, que precisa ser tecnicamente planejada e conduzida. Milhares de hectares de solo são tornados impróprios para a agricultura todos os anos em razão de irrigação mal conduzida.

4. Preparar a área de cultivo

O preparo do solo para início da lavoura deve levar em conta as características da estrutura do solo, sua fertilidade e os teores de matéria orgânica existentes. Garantir equilíbrio nesses fatores é indispensável para uma boa safra.

Assim, a manutenção da estrutura natural do solo garante sua perenidade e menores perdas por erosão. Ao mesmo tempo, um cultivo adequado com incorporação de matéria orgânica favorece a manutenção da umidade do solo e temperaturas mais amenas, além de criar condições favoráveis aos microrganismos do solo.

5. Manter as condições para a biota do solo

A manutenção de condições para o desenvolvimento da biota natural do solo é indispensável para que se tenha um solo sadio e de qualidade. Para esse fim, um pH adequado, pouco abaixo da neutralidade, é um dos passos iniciais.

Da mesma forma, como apontado antes, garantir matéria orgânica incorporada ao solo favorece o ambiente para os microrganismos. Os teores de umidade devem ser garantidos sem flutuações extremas, o que permite um bom desenvolvimento e uma boa atuação da biota.

Qual a importância da qualidade do solo na propriedade?

O solo é a base de toda a produção agrícola tradicional e, portanto, de sua qualidade dependem os melhores resultados que podem ser alcançados na colheita. Por essa razão, manter as boas características e garantir os principais aspectos que afetam a produção e a perenidade da qualidade do solo é essencial.

Um solo assim responde melhor às ações de manejo, mantém os principais aspectos necessários à boa produção e garante continuidade de resposta para a próxima safra. Os investimentos na cultura para melhoria de produtividade só alcançam resultados positivos quando garantida a qualidade dos solos de cultivo.

Como você pode ver, a qualidade do solo é indispensável para uma boa produtividade e para a sustentabilidade da produção agrícola. Para sua manutenção, no entanto, algumas iniciativas devem ser tomadas pelo produtor.

Mostre que você conhece a importância da qualidade do solo e compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.