produção e comercialização de manga

Saiba mais sobre a produção e comercialização de manga no Brasil em 2022

A manga é o fruto da mangueira, muito apreciada devido sua polpa suculenta e doce. A coloração pode ser amarela, laranja e vermelha com tons rosados na parte que recebe mais luz. É também uma ótima fonte de vitaminas A e C. O maior consumo é in natura, porém pode ser utilizada na forma de suco, polpa, sorvete e compotas.

Segundo a Embrapa, o cultivo da manga no Brasil pode ser dividido em duas fases:

  • Primeira: ocorreram plantios de forma extensiva e variedades locais, empregando pouca tecnologia;
  • Segunda: caracterizada pelo elevado nível tecnológico, envolvendo poda, irrigação, indução floral e variedades melhoradas.

Cenário da mangicultura

Entenda mais sobre o panorama atual da produção e comercialização de manga no Brasil.

A expansão da mangicultura ocorreu inicialmente no estado de São Paulo, posteriormente seguindo para os polos de agricultura irrigada do Nordeste, através da incorporação de plantios tecnificados, principalmente no Submédio do Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco.

Nesta região, foram instalados vários empreendimentos, com plantios comerciais de variedades demandadas pelo mercado externo. Em todas essas áreas, as mais plantadas são a tipo exportação, tendo como principais cultivares a Tommy Atkins e Palmer.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, foram produzidas mais de 1.500 mil toneladas, sendo que a região Nordeste foi responsável por aproximadamente 78% da produção nacional, com destaque para os estados de Pernambuco e Bahia (Vale do São Francisco).

Conforme a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a manga foi a fruta mais exportada em 2021: foram embarcadas cerca de 270 mil toneladas. Ela está no topo das exportações e teve aumento de 12% em relação ao ano anterior. Além da quantidade, também foi a com maior valor agregado, cerca de US$ 248 milhões. O Vale do São Francisco respondeu por quase 90% desta exportação.

Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio da manga no ano de 2021, no Vale do São Francisco, foi de R$ 1,47 por quilo, queda em torno de 2% em relação ao ano anterior. Ao passo que, para a exportação, houve um acréscimo de 0,3% em dólar.

Recomendação dos especialistas em agro BB

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir em renovação e implantação de pomares, sistemas de irrigação, armazenagem (câmara fria) e packing house.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    olá
    senhores
    sou representante comercial, trabalho no Estado do Espirito Santo e gostaria de representar vocês aqui no meu Estado, como representante comercial.
    atenciosamente
    Marcelo delmaestro

      Olá Marcelo. Como vai? Ficamos felizes com seu interesse. Nossas posições de trabalho são anunciadas em https://www.linkedin.com/company/brasilseg/jobs/. Fique de olho e, surgindo algo, candidate-se por lá. Boa sorte e grande abraço!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.