
Produção de trigo em novembro: cenário e expectativas
A safra de trigo em 2021 foi marcada pela diminuição da produtividade em alguns dos principais países produtores. No Canadá e nos Estados Unidos o recuo foi em razão da seca, ao passo que, na Rússia, a queda foi motivada pelas altas temperaturas e estiagem.
Como resultado, houve redução de 18 milhões de toneladas na exportação do cereal, impactando no preço internacional do trigo. Continue a leitura e entenda em que pé está a produção de trigo em novembro no país, considerando esse cenário.
Panorama da produção de trigo em novembro no Brasil
Nacionalmente, a safra de trigo caminha para o encerramento, com mais de 90% da área total colhida.
No Paraná, 97% da área total já foi colhida. A estimativa de produção no estado é de 3,1 milhões de toneladas, recuo de 20% ante a expectativa inicial. O Rio Grande do Sul já colheu mais de 85% da área cultivada, com estimativa de produção de 3,5 milhões de toneladas — redução de 5% na projeção inicial. Já em Santa Catarina, a colheita está próxima de 60%, mantendo a previsão de 320 mil toneladas.
Observa-se uma diminuição de produtividade nos maiores estados produtores. Eventos climáticos adversos durante o ciclo da cultura (seca, geada e excesso de chuva na colheita) reduziram em torno de 6% a produção nacional de trigo estimada pela Conab em relação a outubro de 2021.
Ainda assim, a produção nacional 7,6 milhões de toneladas representa um aumento de 23% em relação à safra anterior.
O preço do trigo no mercado interno continua sendo comercializado em média a R$ 85 por saca, mantendo a cotação do mês anterior.
Recomendação dos especialistas
O Banco do Brasil disponibiliza a contratação do custeio agrícola de trigo e outras culturas de inverno para a safra 2022. Para mais informações, converse com o seu gerente ou, caso não seja correntista, procure uma agência do BB.
Além disso, aproveite que está navegando em nosso blog e leia o artigo que produzimos sobre as principais doenças do trigo e de que forma você pode evitá-las em sua propriedade.