Produção de ovos: entenda como foi 2021 e no que investir para 2022
Nos primeiros nove meses de 2021, a produção de ovos no Brasil superou a marca de 2,4 bilhões de dúzias. Assim, teve aumento de 1,06% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao plantel de galinhas para produção de ovos comerciais, com base em informações de associações regionais, de janeiro a dezembro de 2021, houve redução de quase 10% na quantidade de aves instaladas, iniciando 2022 com aproximadamente 115 milhões de aves.
Exportação da produção de ovos em 2021
As vendas de ovos para o mercado internacional totalizaram 11,3 mil toneladas em 2021, considerando ovos in natura e processados, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Esse volume é 81,5% superior ao exportado em 2020 e representa uma elevação de 80% em receita.
Mercado interno da avicultura de postura
No mercado interno, em dezembro de 2021, em média, a caixa de ovos com 30 dúzias foi negociada em Bastos (SP) por R$ 113,59. Esse valor é 0,92% superior ao observado no mês anterior e 7,75% maior na comparação com mesmo período de 2020, conforme indicador Cepea/Esalq.
Por outro lado, o preço observado no mês passado é 11,8% inferior ao registrado em agosto de 2021, mês em que o preço da caixa de ovo obteve sua cotação média mais alta, atingindo R$ 127,75.
Preços de insumos versus rentabilidade do produtor
O milho e o farelo de soja, que são os principais insumos utilizados na avicultura de postura, apresentaram movimentos distintos de preços.
De dezembro de 2020 e dezembro de 2021, tendo como referência as cotações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), observou-se aumento de 16,86% no preço do milho, fato que resultou em piora na relação de troca entre o grão e o ovo.
De maneira oposta, o farelo de soja se manteve com preço similar nos dois períodos, com redução de apenas 0,85%.
Com esse cenário de preços dos insumos, a rentabilidade para os avicultores continua pressionada.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Considerando o alto consumo de energia elétrica da atividade e a elevação das tarifas, o BB disponibiliza crédito para para produtores rurais (pessoa física ou jurídica) e cooperativas investirem na implantação de usinas geradoras de energias alternativas e renováveis nas fontes solar, de biomassa e eólica.
Esse tipo de investimento proporciona ao produtor autossuficiência na geração de energia, redução de custo na produção, utilização de energia limpa, transferência de tecnologia ao campo e manutenção da renda.
Na loja do Broto, você encontra diversas opções para montar seu projeto de energia solar. Conheça as soluções de nossos parceiros e, para mais detalhes, solicite um orçamento virtual.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.