Produção de maçã: foto mostra macieira com frutas prontas para a colheita

Produção de maçã em setembro: cenário e expectativas

Crescimento do consumo deve diminuir os estoques de produção de maçã e contribuir para a recuperação dos preços. Para entender melhor e saber como se preparar para o novo contexto, leia a análise completa. As informações são do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil.

Cenário da produção de maçã no Brasil

A maçã é a fruta de clima temperado de maior importância comercial, enquanto fruta fresca, tanto no mercado externo quanto no interno. De acordo com o IBGE, em 2020, o Brasil produziu quase um milhão de toneladas. Nesse contexto, destaque para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsáveis por 97% da produção nacional.

Primariamente, a maçã é destinada ao consumo in natura, chegando a cerca de 80% do total produzido. Além disso, o consumidor encontra a fruta na forma de sucos, bebidas, vinagre, geleias e doces, por exemplo.

Adicionalmente, vale ressaltar que a empregabilidade da atividade é expressiva, pois dentre os custos de produção, a mão de obra representa cerca de 50%, em virtude da necessidade de operações manuais, desde podas, raleios, roçadas, aplicação de defensivos, até a colheita propriamente dita.

Por sua vez, a comercialização ocorre durante o ano inteiro, de forma escalonada, principalmente via centrais de abastecimento, supermercados e varejistas.

Por conta da maior abertura do comércio e do retorno das aulas presenciais, as cotações da fruta voltaram a apresentar leve aumento, quando comparadas às últimas semanas. Nesse sentido, favoreceram as vendas, sobretudo de frutas miúdas e de padrões mais acessíveis, como a Fuji Calibre 165 cat 3, comercializada, em média, a 34 reais por caixa de 18 quilos.

Neste contexto de maior consumo e redução dos estoques, a tendência é que haja uma recuperação nos preços da fruta.

Recomendação dos especialistas

Conheça as linhas de investimento do Banco do Brasil para que você possa investir em renovação e implantação de pomares, irrigação, cultivo protegido (telas anti-granizo), armazenagem (câmara fria) e, até mesmo, sistema packing house (instalação para receber e processar frutas antes da distribuição para o mercado).

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.