
Produção de leite em outubro: cenário e expectativas
O impacto da seca prolongada, as oportunidades de investimento para lidar com o momento atual… Para saber o que se espera da produção de leite em outubro no Brasil, leia a análise completa. As informações são do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil.
Panorama da produção de leite
O preço do leite pago ao produtor em setembro fechou em dois reais e 38 centavos por litro na média Cepea Brasil. Com isso, registrou leve aumento de dois centavos em relação a agosto e manteve o ciclo de altas sucessivas desde o mês de abril.
Segundo o Cepea, também, as negociações no mercado atacadista seguem estáveis. Nesse sentido, houve alta de 0,17% para o queijo muçarela nos preços negociados entre os dias 06 e 27 de setembro pela indústria no estado de São Paulo. Além disso, queda média de 1,72% no leite UHT para o mesmo período.
Ao mesmo tempo, o Conseleite MG ainda projeta nova alta no preço do leite coletado em setembro, a ser pago ao produtor em outubro. Apesar da leve queda, de 0,06%, na cotação do leite SPOT no estado em relação ao mês anterior.
Em paralelo, o prolongamento da seca em algumas regiões produtoras mantém o custo de produção elevado, estreitando a margem de rentabilidade da atividade.
Recomendação dos especialistas
Diante deste cenário, o produtor de leite pode contar com o Banco do Brasil e investir em irrigação de pastagem, cercas eletrificadas para otimizar o manejo do pastejo e o bem-estar animal por meio da linha de crédito Inovagro.