
Produção de cacau em outubro: cenário e expectativas
A produção de cacau gerou 3,8 bilhões de reais valor bruto da produção agrícola em 2020, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, o Brasil ocupa a 7ª posição na produção mundial, sendo Pará e Bahia os maiores produtores internos, com participação de 94% do valor bruto da produção agropecuária (VBPA).
Continue a leitura e fique por dentro do contexto atual, das expectativas e das oportunidades para quem produz cacau no país. As informações são do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil.
Cenário da produção de cacau
Os preços do cacau no Brasil sofrem influência direta da precificação externa. Ela, por sua vez, é atrelada, em especial, às condições de produção em países africanos, que detêm 70% do mercado global. Costa do Marfim e Gana, juntas, somaram quase 50% do volume produzido globalmente em 2019, de acordo com a FAO.
Por sua vez, a produção brasileira de cacau é uma atividade extremamente sustentável. Afinal, seu plantio tradicional resultou em um sistema de produção agroflorestal (SAF), conhecido como cacau cabruca. Quem realiza essa forma de produção é predominantemente a agricultura familiar, demonstrando também sua relevância socioeconômica.
Atualmente, os preços internos giram ao redor de 798 reais a saca de 60 quilos no Pará, 840 reais na Bahia e 845 reais no Espírito Santo. Já na Bolsa de Nova York, as cotações atingiram 2.564,50 por tonelada na última semana.
O Brasil possui a cadeia produtiva completa e um grande mercado consumidor, atualmente entre os cinco maiores do mundo. Assim como na produção de cafés especiais, valoriza-se a produção brasileira de cacau pelo padrão premium (cacau fino). Acima de tudo, qualidade e sabor diferenciados são bonificados por fabricantes de chocolates finos, diferentemente dos países africanos, que majoritariamente produzem cacau “a granel”.
Recomendação dos especialistas
Nesse sentido, para que possamos ampliar nossa participação no mercado global de cacau, bem como no nicho premium, gerando maiores receitas aos produtores, há necessidade de investimentos na atividade para que se obtenham ganhos de qualidade e produtividade.
Para isso, o Banco do Brasil conta com diversas linhas de crédito de investimento e soluções negociais. Dentre elas, destacamos as linhas para auxiliar você nos processos de renovação ou implantação das lavouras, irrigação e integração com cooperativas e empresas.