Produção de arroz em novembro: cenário e expectativas
A implantação da cultura de arroz avança no Brasil. Conforme divulgado pela Conab, na primeira semana deste mês, 57,7% das lavouras foram semeadas no país — pequeno atraso em relação ao mesmo período da safra anterior, que já contava com 61,8% do total.
Confira a seguir o cenário da produção de arroz em novembro, que tem como destaque os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. As informações são do BBcast Agro, boletim diário realizado pelos especialistas em agro do Banco do Brasil.
Panorama da produção de arroz em novembro
A projeção da safra 2021/22 de arroz indica que a área a ser semeada será de 1.682,6 mil hectares, valor semelhante ao da safra 2020/21. Além disso, a estimativa é de que 1.326,2 mil hectares serão destinados ao cultivo irrigado (incremento de 1,7% em relação à safra anterior).
No tocante às exportações brasileiras de arroz em casca, o fluxo seguiu aquecido em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado foi de 140,6 mil toneladas, 8% acima do observado em setembro de 2021 — todavia, 8,4% menor quando comparado a outubro de 2020.
Um dos fatores que influenciou negativamente o volume das exportações foi a alta acentuada nos preços dos fretes marítimos. Entretanto, a projeção da Associação Brasileira da Indústria do Arroz é de que seja exportado em 2021 um total de 1,2 milhão de toneladas. Esse volume é considerado dentro do esperado, tendo em vista o cenário atípico do ano anterior.
Já no mercado interno, a liquidez está baixa e, de acordo com o Indicador Esalq/Senar-RS do arroz em casca com classificação de 58% grãos inteiros, os valores estão próximos aos R$ 66,00/saca de 50 kg. Isso representa um recuo de 3,72% no acumulado parcial de novembro até o momento, bem como baixa de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do mês anterior. Ainda assim, a expectativa do setor é que se mantenha em patamares acima da média histórica.
Recomendação dos especialistas
Para você o produtor rural que atua com previsibilidade, o Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, oferece diversas soluções de crédito, além da CPR, a fim de aproveitar o melhor momento de venda e planejar a compra de insumos.
Se você já é cliente do BB, procure seu gerente de relacionamento para mais informações sobre essas e outras oportunidades. Caso não seja cliente ainda, acesse a página de soluções do BB no Broto e saiba mais sobre as soluções que o banco oferece.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.