Mercado e produção de algodão: foto mostra plantação de algodão, com plumas prontas para a colheita

Produção de algodão em setembro: cenário e expectativas

Com informações do BB Cast Agro, apresentamos o cenário e as perspectivas da produção de algodão no país. Leia a análise completa e entenda por que a comercialização da pluma, que no momento segue tímida, tende a se fortalecer neste ciclo 2021/2022.

Panorama da produção de algodão

A valorização da cotação da pluma no mercado internacional e do câmbio vem beneficiando os preços internos do algodão. Dessa forma, os patamares vêm se mantendo superiores ao observados no ano passado. A cotação atual está em R$ 170,74 por arroba de pluma no mercado físico mato-grossense, e o indicador CEPEA/ESALQ registra 526,85 centavos de reais por libra-peso em 15 de setembro de 2021.

Contudo, a volatilidade dos preços tem mantido o produtor cauteloso nas vendas, aguardando melhores ofertas e oportunidades para negociar a safra. Por sua vez, o estado do Mato Grosso, maior produtor nacional da fibra, tem comercializado cerca de 40% da Safra 2021/2022.

Por conta do volume de chuvas abaixo do esperado no verão passado, o atraso ocorrido na colheita ainda está repercutindo no ritmo menor de exportações observado em agosto de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A colheita está praticamente encerrada no Brasil. Contudo, o índice de beneficiamento da safra atual está em 30% no Mato Grosso e 50% na Bahia, principais estados produtores.

Em termos de produção de algodão para a safra 2021/2022, as projeções do último relatório do USDA, de 13/09/2021, são de elevação nas áreas de plantio nas safras brasileiras e norte-americanas.

Entretanto, cabe ressaltar que, para os produtores brasileiros, as questões climáticas são desafiadoras para escolher a proporção entre a quantidade de área a plantar com as lavouras de milho safrinha ou algodão safrinha 2022 em sucessão à soja. Ambas as culturas estão oferecendo vantagens econômicas no Brasil.

A comercialização de algodão tende a se fortalecer neste ciclo 2021/2022. Isso porque os estoques chineses da safra anterior foram colocados à venda e negociados rapidamente. Esse é um bom indicador da necessidade da indústria de fiação para atender às demandas. Além disso, os Estados Unidos voltaram a ser o parceiro preferencial nas importações da fibra pela China, como parte do acordo comercial firmado entre as partes. Assim, a China está recompondo suas reservas estatais de algodão.

Recomendação dos especialistas

Com o cenário favorável à cultura e as expectativas de crescimento de produção, o BB ampliou a disponibilidade de recursos para o plano safra. O BB conta, ainda, com linhas próprias e CPR, para as necessidades adicionais de custeio.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.