Produção de algodão em outubro: cenário e expectativas
Leia a análise completa do cenário da produção de algodão no Brasil e nos Estados Unidos. Com isso, entenda o momento, as expectativas e por que os cotonicultores brasileiros devem comemorar a notícia que destacamos no título. As informações são do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil.
Cenário internacional
O preço internacional da pluma apresentou queda na segunda quinzena de setembro, reflexo dos impactos no mercado financeiro em face à situação da incorporadora chinesa Evergrande. Por outro lado, com a intervenção do governo chinês, a cotação recuperou os valores anteriores. Nesse meio tempo, o contrato de dezembro de 2021 passou de 90 centavos de dólar por libra peso para um dólar por libra peso. É o maior patamar desde janeiro de 2012.
Nos Estados Unidos, a disponibilidade de pluma se eleva com o avanço da colheita, e as exportações seguem expressivas, tendo como principal destino a China. Contudo, produtores acompanham os possíveis efeitos do furacão SAM nas lavouras, visto a oferta e o estoque já estarem menores.
Produção nacional de algodão
A colheita no Brasil está em fase final, com a produção de 2,35 milhões de toneladas de pluma sendo confirmada. Isso resulta numa redução de 21% na comparação com a safra 19/20. Ressaltamos que o Brasil comercializou mais de 80% da safra recém colhida e, no momento, cotonicultores empenham-se no cumprimento de contratos de venda já realizados. Com o atraso na colheita, apenas 55% da pluma foi beneficiada. Esse cenário refletiu no desempenho das exportações em setembro, 25% inferiores ao registrado em setembro de 2020.
Para a safra brasileira 2021/22 está previsto incremento de 12% na área cultivada, influenciado pelos preços elevados e expectativa de aumento no consumo global. Como o período atual é de vazio sanitário, o plantio terá início em novembro e dezembro. No entanto, 40% da safra já foi comercializada antecipadamente.
Além disso, uma boa notícia é a Portaria 375 do Mapa, que passou a vigorar em setembro e estabelece critérios para certificação voluntária de produtos de origem vegetal destinados à exportação, garantindo qualidade de origem e segurança aos importadores. É uma conquista para os cotonicultores brasileiros, visto que tal medida colocará a pluma nacional em pé de igualdade com a pluma norte-americana, nossa maior concorrente.
Recomendação dos especialistas
Dessa forma, lembramos ao produtor parceiro do Banco do Brasil que o custeio agrícola para algodão safra e safrinha, a linha de estocagem para aqueles produtores que ainda não comercializaram, bem como a linha de CPR para pluma e caroço de algodão estão disponíveis para contratação.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.