Produção de açaí no Brasil: cenário e expectativas
Pará (94%), Amazonas (5%), Acre, Amapá, Maranhão e Rondônia são os principais estados na produção de açaí no Brasil. No entanto, outros começam a cultivar, como Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Tocantins.
Continue a leitura para saber mais sobre o panorama da produção de açaí no país. Além disso, conheça as oportunidades para os produtores dessa espécie de palmeira originária e presente em florestas úmidas e várzeas do Bioma Amazônico.
As informações são do BBcast Agro, boletim diário dos especialistas do Banco do Brasil.
Cenário da produção de açaí
O Brasil é maior produtor de açaí e o maior exportador de polpa congelada. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada em 2020, a produção agrícola nacional contabilizou quase 1,5 milhão de toneladas.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a conquista de novos mercados e o apelo de consumo saudável fizeram com que as exportações do Pará, responsável por 94% do volume embarcado da fruta, crescessem quase 15.000% nos últimos 10 anos, passando de 41 toneladas em 2011 para quase 6 mil toneladas em 2020. Os principais consumidores internacionais são Estados Unidos, Japão, Austrália, Alemanha, Reino Unido e Porto Rico.
No mercado interno, a maior parcela da produção atende diretamente aos estados produtores, fazendo parte da dieta diária das famílias. O restante é escoado, principalmente, para Sul e Sudeste.
Com a valorização da fruta, o Brasil passou de exportador de palmito de açaí na década de 1980 para principal exportador da polpa congelada. Atividade essa que é aderente aos princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Além disso, as crescentes demanda interna e externa vêm impulsionando o manejo sustentável e o cultivo comercial da espécie, fatores importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva. No entanto, nos últimos três meses, os preços pagos ao produtor no Pará apresentaram queda e, hoje, giram ao redor de R$ 1,75/Kg da fruta, de acordo com a Conab.
Recomendação dos especialistas
O Banco do Brasil, além de custear a produção, conta com linha completa de investimentos para te ajudar. Entre as alternativas, destaque para o manejo de açaizais nativos, implantação de lavouras e sistemas de irrigação.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.