Saiba como é a produção agrícola brasileira por estado!
Que o Brasil é referência em agricultura, todo mundo sabe. Mas você já parou para pensar na produção específica de cada estado? Nem só de soja, outros grãos e pecuária vive o nosso país, já que há uma grande diversidade de culturas adaptadas às nossas condições climáticas e de solo.
A criação das capitanias hereditárias no Nordeste, ainda no século XVI, marca o início da nossa agricultura. Antes baseada em monocultura, a nossa produção agora é extensa e bate recordes de exportação.
Neste post, apresentamos a produção agrícola brasileira por estado, com suas peculiaridades e modos de produção. Para facilitar, separamos os estados por região. Boa leitura!
Região Centro-Oeste
Para iniciar, falaremos da região que tem como principal cultura a soja, produzida tanto para o mercado interno como para outros países.
Goiás
Tal como ocorre com os seus vizinhos do Centro-Oeste, Goiás é um estado essencialmente agrícola. Aqui, destacam-se a soja, o milho e o arroz, tanto para a exportação como para o abastecimento do mercado interno. O algodão também é outro clássico da cultura goiana.
Mato Grosso
Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não são referências em agronegócio à toa. Trata-se dos maiores produtores de grãos do país, junto com Goiás. Destacam-se as culturas de soja (o estado é o maior produtor do país), milho e arroz.
Outra curiosidade é que nessa região estão dois dos estados que estão lideram os efetivos bovinos no Brasil, segundo dados do IBGE de 2021: Goiás e Mato Grosso. Pará, Minas Gerais e São Paulo completam essa lista.
Mato Grosso do Sul
Tal como os estados vizinhos, o Mato Grosso do Sul brilha na produção de grãos, tanto para consumo do mercado interno como para a exportação. Destacam-se também o milho, a cana-de-açúcar e a mandioca.
Região Nordeste
No Nordeste, destacam-se as frutas, a cana-de-açúcar e, como ocorre em outras regiões, a produção de grãos.
Alagoas
Em Alagoas, podemos destacar os cereais, as leguminosas e as oleaginosas. Mas o produto campeão nessa região é a cana-de-açúcar, já que o estado é o principal produtor dessa cultura na Região Nordeste do país.
Bahia
A Bahia é um dos estados que mais produzem algodão em nosso país, assim como a soja e a cana-de-açúcar. Inclusive, os baianos bateram um dos recordes em produção agrícola em 2021.
Ceará
Gosta de castanha? Essa fruta é um dos carros-chefes da produção cearense, assim como a fruticultura em geral, que responde por mais de 50% da agricultura local. Outras culturas que se destacam no Ceará são as oleaginosas, os cereais e as leguminosas.
Maranhão
O Maranhão é uma potência na produção de grãos em solo brasileiro. O principal deles é a soja, cujo cultivo chega a marcas impressionantes, como os milhões de toneladas em 2020.
Paraíba
O algodão herbáceo em caroço é um dos muitos produtos que crescem na Paraíba, assim como o abacaxi. A Paraíba é o segundo estado que mais produz essa fruta, só perdendo para o Pará.
Pernambuco
Caso você goste de manga, precisa fazer uma visita à Pernambuco, que lidera o país na produção dessa fruta. Outras frutas que podem ser citadas são a goiaba e o maracujá, assim como outros produtos, como feijão e mandioca.
Piauí
Os grãos e a uva são dois produtos que florescem no Piauí. O estado registrou um aumento expressivo no cultivo dessa fruta.
Rio Grande do Norte
Nesse amado estado nordestino, a cana-de-açúcar, o melão, a melancia e a banana são alguns dos principais destaques.
Sergipe
Pequeno em extensão territorial, o Sergipe é muito grande quando o assunto é o cultivo de milho, laranja e cana-de-açúcar.
Região Norte
A soja também tem presença marcante na região Norte, da mesma forma que alguns favoritos dos brasileiros, como a mandioca.
Acre
A produção de soja é o principal destaque do Acre. Basta checar os números recentes, que provam que os resultados obtidos com essa cultura ultrapassam a média nacional. O governo do estado também destaca outro produto: o milho.
Amapá
Com um grande número de agricultores familiares, destacam-se no Amapá os cultivos anuais, principalmente de culturas de arroz, feijão-caupi e, especialmente, a mandioca.
Amazonas
O estado de maior área territorial do Brasil tem como carros-chefes a fruticultura, a produção de hortaliças, grãos e sistemas agroflorestais, ou SAFs, que são consórcios de culturas agrícolas que otimizam o uso da terra ao conciliar a preservação ambiental com a produção de alimentos — e ainda conservando o solo.
Pará
O estado, famoso pelo seu açaí, destaca-se também no cultivo de mandioca, cacau e abacaxi, entre muitos outros. E, embora estados como Mato Grosso e Goiás ainda liderem o país em rebanho bovino, a cidade que detém o maior número de gados de corte no país é paraense: São Félix do Xingu.
Rondônia
Em Rondônia, a altíssima produção de soja e milho é complementada pelo gado de corte, já que o estado é o principal produtor de carne na Amazônia.
Roraima
Já em Roraima, florescem as bananas e laranjas. Tal como o gado em Rondônia, o peixe é exportado em grandes quantidades por produtores roraimenses.
Tocantins
Para finalizar, o Tocantins representa bem o Norte brasileiro com a maior produção de grãos daquela região. As frutas tropicais como a melancia, o abacaxi e a banana também são destaques relevantes.
Região Sudeste
O Sudeste se destaca pela soja, pela cana-de-açúcar, pelos rebanhos bovinos e de aves e por um dos cafés mais gostosos do mundo todo.
Espírito Santo
Assim como outros estados do Sudeste, o Espírito Santo tem grande ênfase na produção de café. Outras culturas que devem ser mencionadas são o arroz, o feijão, as leguminosas e diversas frutas, como banana, abacaxi e mamão.
Outra curiosidade capixaba é que um município do Espírito Santo, Santa Maria do Jequitibá, é uma das principais referências brasileiras quanto o assunto é galináceos e codornas.
Minas Gerais
Minas Gerais, assim como todo o Sudeste, destaca-se pela alta produção agropecuária. As culturas são diversificadas e abrangem a cafeicultura, a fruticultura, a soja e a cana-de-açúcar.
Além disso, como mencionamos anteriormente, Minas Gerais também conta com um dos maiores efetivos de rebanho de gado no Brasil.
Rio de Janeiro
A cana-de-açúcar, citada tantas vezes aqui, também é um dos principais produtos cultivados no Rio. Além disso, destacam-se outros favoritos dos brasileiros, como a mandioca, o arroz e o tomate.
São Paulo
São Paulo não foge à tradição do Sudeste: o café, a cana-de-açúcar (os paulistas lideram a produção atual dessa cultura) e a carne bovina abundam no estado.
Região Sul
Além da onipresente soja, cultivam-se, em grande escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão — entre muitos outros. O Sul também é referência no país na criação de frangos para o abate.
Paraná
No Paraná, produtos tradicionais como a soja, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão encontram solo fértil. O estado também está no topo do ranking em criação e exportação de carne de frangos de corte.
Rio Grande do Sul
Assim como no vizinho Paraná, a produção de arroz e trigo é fortíssima entre os gaúchos. A maçã e a uva também brilham na agricultura do estado.
Santa Catarina
Tal como os seus vizinhos da Região Sul, a soja é uma das principais culturas em Santa Catarina. Além disso, o estado é o maior produtor nacional de cebola e também pode se orgulhar de ser o berço da suinocultura brasileira.
–
Ao observar a variedade da produção agrícola brasileira por estado, fica fácil entender por que o agronegócio brasileiro é referência mundial. Tem para todo mundo: do algodão até a pecuária, passando pela onipresentes soja e cana-de-açúcar.
Quer ler mais artigos como este? Então, curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!
–
Além dos links espalhados no texto, colhemos as informações presentes no artigo em diversas outras fontes. Na Região Centro Oeste, os dados vieram da SEAPA de Goiás, da página do Governo de Mato Grosso e do Correio do Estado, para a produção do Mato Grosso do Sul.
Para a Região Nordeste, as informações de Alagoas vieram do Notícias Agrícolas e da Gazeta Web, enquanto os dados do Ceará vieram do jornal O Povo e do portal Ceará Agora. Da Paraíba, os dados vieram do G1 e do Jornal da Paraíba. Para Pernambuco, recorremos ao JC e à Folha de Pernambuco, enquanto o Canal do Boi nos ajudou a entender a produção agrícola do Rio Grande do Norte. Para o Sergipe, recorremos à página do Governo do Estado.
Na Região Norte, os dados do Amazonas vieram do site do IDAM. Em relação ao Pará, recorremos à Agência Pará. A Embrapa forneceu os dados sobre a pecuária em Rondônia, enquanto a Conab detalha a produção de soja e milho. A Folha BV nos ajudou com informações sobre a produção em Roraima e a Conab novamente foi a nossa fonte sobre o Tocantins.
No Sudeste, os dados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram colhidos no portal Brasil Escola, enquanto a diversificada produção agrícola de Minas foi detalhada pelo Diário do Comércio. As informações de São Paulo vieram do Instituto de Economia Agrícola, do site Notícias Agrícolas e do Senar.
Por fim, na Região Sul, os dados do Paraná vieram da Uniderp e os de Santa Catarina vieram do Notícias Agrícolas.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.
1 comentário