Previsões climáticas para 2022: como fica o clima em março, abril e maio
O relatório de fevereiro da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) aponta para a continuidade do fenômeno La Niña no Hemisfério Norte, com 77% de chance de ocorrência entre março a maio de 2022. Com isso, a probabilidade é de 56% de neutralidade de fenômenos climáticos entre maio e julho deste ano.
No Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em seu resumo das condições climáticas atuais, indica chuvas abaixo da média histórica em parte do centro-sul do país, destacando o sul do Mato Grosso do Sul e a Região Sul. Em contraponto, cabe ressaltar a precipitação acima da média na faixa central do país, entre o Mato Grosso, norte e oeste de Goiás e parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
No Sudeste, o excesso de chuvas tem prejudicado lavouras de hortaliças, tais como cenoura, alface, tomate e batata, envolvendo desde as dificuldades de plantio, condução nos tratos culturais (devido ao controle de pragas e doenças) e a colheita, com perda de quantidade e qualidade.
Na previsão climática trimestral para março, abril e maio, o Inpe indica maior probabilidade de chuvas acima da média histórica em grande parte das regiões Norte e Nordeste. Em grande parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, há maior probabilidade de chuvas abaixo da média.
Apesar da continuidade de La Niña no próximo trimestre, há 77% de chance deste fenômeno começar a perder força entre março e abril, podendo gerar excesso de chuvas em pontos isolados do Rio Grande do Sul, assim como em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Temperaturas acima da média histórica são previstas para grande parte do país.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
O Banco do Brasil conta com mitigadores de risco para que o produtor possa se precaver de situações climáticas adversas, tais como o seguro agrícola e seguro agrícola faturamento. Conheça mais sobre esses e outros seguros existentes no mercado para proteger o seu negócio.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.