Plantar, cuidar e colher: como funciona um plano de previdência privada Brasilprev?
Sua energia, tempo e dedicação estão focados em fazer o melhor plantio, escolher os melhores insumos, cuidar de tudo para que venham os melhores resultados possíveis.
Assim como na sua atividade, esse também é o processo pelo qual você passa ao contratar um plano de previdência privada para produtor rural. A gente te ajuda a entender, olhando para este ciclo.
O primeiro passo da previdência privada: suas escolhas
Esse aqui é o seu plantio. É quando você opta por olhar para os benefícios que vai colher lá na frente. Com um plano de previdência privada Brasilprev, por exemplo, suas escolhas podem semear investimento em um futuro mais seguro e tranquilo para você e sua família, guardar dinheiro para os projetos lá na frente e até mesmo pagar menos imposto de renda, se escolher um PGBL.
Cada um desses benefícios está ligado às decisões que você tomar. A seguir, detalhamos os tipos de plano para explicar melhor.
Tipos de previdência privada: PGBL ou VGBL?
O PGBL é um plano mais indicado para quem declara IR no modelo completo. E isso acontece por conta da oportunidade de deduzir mais imposto, que pode chegar a até 12% da renda bruta tributável.
Já o VGBL é mais adequado para quem declara o IR no modelo simplificado, para quem é isento ou já investe em um PGBL até o limite de 12% da renda bruta tributável. Aqui não temos a dedução fiscal, mas o IR é calculado somente sobre os rendimentos.
Se a sua ideia é investir do seu jeito, dá para personalizar os investimentos de acordo com o seu perfil e também com os objetivos que você tem para o seu amanhã – isso faz toda a diferença na hora de selecionar a carteira do seu plano:
- Fundos Ciclo de Vida: a aplicação se ajusta ao longo do tempo, começa com mais força na renda variável e, conforme se aproxima da data, fortalece a renda fixa para garantir melhores retornos;
- Multimercado: sabe aquela história de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”? Aqui, dá pra investir em diferentes mercados num mesmo fundo de investimento;
- Multimercado Gestão Externa: fundos que têm gestão externa, ou seja, de outras casas de investimento parceiras da Brasilprev para te dar ainda mais opções ao investir;
- Renda fixa: para quem quer alocar em títulos públicos e privados.
Mais um passo: o cuidado muda tudo…
…e você já sabe disso. Esse é o momento de olhar para o que você quer lá na frente. E a segurança de cuidar de cada detalhe do seu futuro continua com você, porque:
- dá para optar por investimentos que oscilam menos e ter mais segurança;
- todos os investimentos podem ser escolhidos de acordo com o seu perfil e o que você espera do futuro. Por isso, seus objetivos ao aplicar são levados em conta;
- na hora de usar o valor acumulado, você pode transformar em uma renda;
- caso você venha a faltar, o valor para cuidar de quem você mais ama (a sucessão do seu patrimônio) não passa por inventário.
Por que começar agora sua previdência privada para produtor rural?
O planejamento sucessório que você faz, além de todos os benefícios já citados para a sua família, também pode auxiliar em todo o processo necessário no momento em que o dinheiro for recebido pelos beneficiários.
A falta é um momento difícil – e nós sabemos disso. Mas já pensou que o valor acumulado no seu plano pode ser um suporte para a sua família? Isso porque esse também é um momento de custos: inventário, divisão do patrimônio e várias etapas para passar.
No seu plano, o dinheiro fica diretamente com quem você escolher (que será o seu beneficiário no plano de previdência) e ninguém precisa se preocupar em mexer em outras reservas ou vender os bens, por exemplo. Menos burocracia, mais cuidado.
Momento de colher: ele também chega!
Você já trabalhou pelo seu futuro e, enfim, vai poder usufruir dele. Aqui você pode, por exemplo, optar por uma renda mensal que tenha um prazo determinado, como a renda por prazo certo ou, se preferir, por uma renda que dure a vida toda, como a vitalícia.
Nesse caso, proteger também é uma palavra-chave importante no seu plano de previdência para produtor rural: se você faltar, as pessoas que escolher como beneficiários continuam recebendo a renda até o fim do tempo que você já estipulou.
Se o sucesso da colheita depende das escolhas que fazemos desde quando plantamos, vamos juntos cultivar o melhor futuro para você!
Visite a página de seguros e previdência no Broto, tenha acesso ao simulador da Brasilprev e comece hoje a cuidar do amanhã.
* Artigo produzido em parceria com a Brasilprev