Preços do leite caem em novembro, mas seguem bem acima do observado em 2020
Após sucessivas altas nos preços do leite pago ao produtor, desde abril de 2021, a média Brasil do Cepea fechou novembro em R$ 2,2596 por litro — queda de 3,04% em relação à média até outubro deste ano. No entanto, se comparado ao mesmo período até outubro do ano passado, houve acréscimo de 18,1%.
As negociações do leite spot em novembro, pago ao produtor em dezembro, direcionam para uma nova redução nos preços. O Conseleite do Rio Grande do Sul estima queda de 2,5% para o estado e de 0,84% para Minas Gerais.
Custo de produção ainda impacta
A margem da atividade continua estreita, devido aos altos valores do custo de produção aliado à baixa valorização dos preços do leite e de subprodutos lácteos em comparação ao aumento dos insumos da atividade. Soma-se a isso o consumo reduzido, influenciado pelo baixo poder de compra dos consumidores.
Por outro lado, com a recuperação da cotação da arroba do boi gordo, a expectativa é que haja uma valorização dos subprodutos animais da atividade, equalizando, assim, o fluxo de caixa do produtor.
Recomendação dos especialistas
Diante deste cenário, o produtor de leite pode contar com o Banco do Brasil e investir em infraestrutura, divisão de piquetes e bem-estar animal por meio da linha Investe Agro.
Além disso, pode utilizar o BB Custeio Agropecuário para aquisição de insumos e planejamento da produção de volumoso para a época mais seca em 2022.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.