Preços do leite

Preços do leite caem em novembro, mas seguem bem acima do observado em 2020

Após sucessivas altas nos preços do leite pago ao produtor, desde abril de 2021, a média Brasil do Cepea fechou novembro em R$ 2,2596 por litro — queda de 3,04% em relação à média até outubro deste ano. No entanto, se comparado ao mesmo período até outubro do ano passado, houve acréscimo de 18,1%.

As negociações do leite spot em novembro, pago ao produtor em dezembro, direcionam para uma nova redução nos preços. O Conseleite do Rio Grande do Sul estima queda de 2,5% para o estado e de 0,84% para Minas Gerais.

Custo de produção ainda impacta

A margem da atividade continua estreita, devido aos altos valores do custo de produção aliado à baixa valorização dos preços do leite e de subprodutos lácteos em comparação ao aumento dos insumos da atividade. Soma-se a isso o  consumo reduzido, influenciado pelo baixo poder de compra dos consumidores.

Por outro lado, com a recuperação da cotação da arroba do boi gordo, a expectativa é que haja uma valorização dos subprodutos animais da atividade, equalizando, assim, o fluxo de caixa do produtor.

Recomendação dos especialistas

Diante deste cenário, o produtor de leite pode contar com o Banco do Brasil e investir em infraestrutura, divisão de piquetes e bem-estar animal por meio da linha Investe Agro.

Além disso, pode utilizar o BB Custeio Agropecuário para aquisição de insumos e planejamento da produção de volumoso para a época mais seca em 2022.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.