Preços da arroba do boi gordo iniciam 2022 com estabilidade
Os preços da arroba do boi gordo iniciaram o ano firmes nas principais praças pecuárias, com os pecuaristas menos dispostos a negociar e buscando elevar o valor ofertado pelo animal.
A cotação da arroba, conforme o indicador Cepea/SP, em 18 de janeiro, fechou em R$ 333,95, com mercado futuro (B3) apontando estabilidade no dia, e o contrato de março de 2022 cotado a R$ 337,00/arroba.
Cenário do mercado de boi gordo
As exportações encerraram 2021 com o terceiro melhor resultado histórico em termos de volume.
Com a reabertura da China, a dinâmica do mercado para 2022 foi alterada: os frigoríficos estão buscando animais que atendam às especificações exigidas pelo mercado chinês, enquanto pecuaristas mantêm restrita a oferta de animais. Assim, a indústria encontra dificuldade para alongar as escalas de abate, que variam entre 5 e 7 dias úteis.
Após uma primeira semana do ano com postura mais ativa da indústria para repor seus estoques, face ao maior consumo nas festividades de final de ano, houve retração na segunda semana de janeiro.
Além disso, no primeiro trimestre, em razão da pressão gerada na renda das famílias pelas despesas escolares e pagamentos de impostos (IPTU, IPVA etc.), há previsão de demanda interna mais arrefecida, em especial devido aos preços elevados da carne bovina ao consumidor final.
Nesse contexto, a expectativa é de que haja uma migração do consumo de carne bovina para proteínas de menor valor agregado, como a de frango e suína.
Impactos do clima na pecuária
O clima seco em importantes regiões produtoras (Sul e parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul) tem prejudicado o desenvolvimento e a qualidade das pastagens, podendo comprometer estratégias de engorda de animais nessas regiões.
Esse cenário, possivelmente, atrasará a disponibilidade de animais prontos para o abate nos próximos meses. Assim, a menor oferta de animais e a demanda chinesa sendo retomada gradualmente são fatores positivos para a precificação da arroba.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Para os mais diversos desafios da pecuária de corte, o Banco do Brasil se apresenta como grande parceiro do produtor, valorizando sempre as ações desenvolvidas pela cadeia na busca das melhores tecnologias para garantir sustentabilidade ambiental e econômica dos sistemas de produção.
Para isso, disponibilizamos ótimas opções de linhas de investimento e recursos para o custeio pecuário, oferecendo também produtos para o pecuarista se proteger dos riscos de comercialização, como as Opções Agro BB.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.