Preço do café conilon mantém tendência de alta, e custo de produção preocupa
O preço do café conilon no mercado físico interno tem mantido tendência de alta, com ganhos acima de 1% nos três primeiros dias de dezembro.
Na última sexta-feira, o produto foi cotado a R$ 796,00/saca no Centro do Comércio de Café de Vitória.
Preço do café conilon no exterior
No mercado futuro, em Londres, o cenário do café conilon não foi diferente: o contrato janeiro de 2022 valorizou 3,11% a US$ 2.386/tonelada, com suporte positivo nos problemas de escoamento do grão pelo Vietnã.
Os problemas no país asiáticos são causados pela falta de contêineres e pelo cenário de menor oferta imediata de café arábica e impactos na produção desta variedade na safra 2022/23.
Preocupação para cafeicultores
Apesar dos preços recordes, a preocupação atual do produtor é com o custo de produção, que segue elevado, principalmente por conta dos fertilizantes.
Em novembro, as altas no potássio foram de 6% no MAP 12% e 35% na ureia, lembrando que são insumos importados e que sofrem impacto direto do câmbio.
Ainda, com o aumento das chuvas, houve um aumento da demanda por produtos à base de glifosato, que teve um aumento médio de 50%.
Clima favorável
O clima permanece favorável nas regiões produtoras de café conilon, principalmente no Espírito Santo, o maior produtor nacional da variedade.
As lavouras do estado se encontram em bom estado fisiológico, com granação uniforme e com perspectivas de uma boa safra em 2022.
Recomendação dos especialistas
O Banco do Brasil, que está sempre ao lado do produtor rural, disponibiliza linhas de crédito para o custeio da produção, permitindo a aquisição antecipada dos insumos e crédito para comercialização do produto.
Outra dica é baixar o aplicativo Agrobot, disponível na loja de aplicativos do seu celular. Com isso, tenha um consultor virtual agro na palma da sua mão.