plantio mecanizado

Plantio mecanizado: tendências que estão revolucionando o setor

O plantio mecanizado é uma inovação tecnológica que surgiu para facilitar a vida dos produtores rurais. Isso porque é possível otimizar o tempo e a produtividade, diminuir os erros e elevar a eficiência no trabalho. Essa prática pode ser aplicada nos cultivos de cana-de-açúcar, mandioca, soja, milho, eucalipto, café e muito mais.

Contudo, muitos profissionais se mantêm resistentes quanto ao investimento em recursos tecnológicos, por ainda não confiarem na substituição do homem pela máquina.

Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre o assunto? Ao longo desta leitura, você descobre as principais tendências, impactos econômicos, importância do plantio mecanizado e muito mais. Acompanhe!

O que é plantio mecanizado?

O plantio mecanizado substitui o tradicional trabalho manual, que conta com mão de obra para exercer todas as atividades do plantio. Entre elas, disposição e arrumação da posição dos elementos, cortes e fiscalização.

Então, caso o trabalho passe a ser 100% mecanizado, as mudas são colhidas mecanicamente e distribuídas na linha de plantio. Se necessário, a máquina pode distribuir defensivos e adubação pelo plantio. Por esse motivo, é preciso que as mudas estejam previamente picadas.

Mesmo que alguns produtores rurais sejam contra essa tendência, ela está cada vez mais comum nos últimos anos. As principais razões para esse fato envolvem a redução da mão de obra, custos operacionais do sistema manual convencional e maior rigidez nas leis trabalhistas.

Apesar da maior popularização do plantio mecanizado, a opção mais conhecida no agronegócio era a semimecanizada, muitas vezes chamada equivocadamente de manual. No entanto, os motivos mencionados explicam a busca por maior mecanização nos processos de plantio.

Qual é a importância do plantio mecanizado?

O plantio mecanizado surge em um contexto de redução da mão de obra agrícola disponível e aumento das áreas de cultivo. Outro aspecto é o aumento da competitividade entre os mercados agrícolas. Diante disso, empresas produtoras desses equipamentos investem cada vez mais no ramo.

Consequentemente, os produtores rurais ganham com o aumento da produtividade e eficiência, além da maior qualidade nas operações agropecuárias. Afinal, a mecanização eleva a rapidez no plantio e facilita a manutenção e o manejo de lavouras, além de padronizar processos.

São funcionalidades como essas que possibilitarão ao agronegócio lidar com a superdemanda mundial de alimentos. Inclusive, ao se preparar para o futuro agrícola, é preciso contar com a mecanização no plantio. Isso porque, além dos benefícios citados, a técnica pode evitar desperdícios na produção, um dos principais desafios do setor.

No entanto, é preciso ter cuidado com a intensa mecanização do plantio. Caso isso ocorra, o solo pode ser demasiadamente compactado. Logo, a tendência é de redução na produtividade.

Quais são os impactos econômicos do plantio mecanizado para o produtor rural?

A mecanização no plantio contribui para a redução de custos, pois a eventual falta de conhecimento em alguma atividade relacionada pode refletir no desperdício de recursos e desgaste do plantio.

Além disso, o plantio mecanizado reduz o tempo de colheita, eleva a produtividade e reduz o gasto com a contratação de trabalhadores. Por exemplo, no plantio de café, é possível aumentar a precisão da plantação, o que também impacta na produtividade. Já o plantio de mandioca se beneficia com a possibilidade de cultivo de até três safras diferentes por ano na mesma área.

Outro ponto é que a mecanização altera o perfil de emprego no agronegócio. Isto é, passam a surgir oportunidades para mecânicos, condutores de colhedoras, tratoristas e outros. Nesse sentido, vale investir na qualificação e no treinamento de profissionais para que se tornem mais aptos para realizar atividades que demandem novos conhecimentos.

Quais são as principais tendências?

Após entender os impactos econômicos da mecanização para o produtor rural, é o momento de acompanhar as principais tendências do ramo:

Telemetria

Trata-se da medição de coleta de dados remota de máquinas, veículos e equipamentos para o agronegócio. Desse modo, é possível avaliar coeficiente de variação, velocidade de plantio, taxa de sementes dosadas, singularidade etc. Isso é benéfico por trazer economia de tempo, aumento da produtividade, agilidade nas decisões e muito mais.

Monitoramento remoto

Essa tendência possibilita o acompanhamento da plantação, com auxílio de drones que visualizam as operações em tempo real, desde a etapa do plantio. Junto com isso, o monitoramento remoto pode incluir sistemas de análises de imagens. Assim, eles identificam ocorrência de doenças e pragas, além de deficiências nutricionais.

Controle automático de seções

Esse tipo de mecanização promove a ativação ou a desativação de linhas de plantio. Desse modo, é possível controlar a sobreposição de insumos e evitar o desperdício de sementes. Logo, fica mais fácil desenvolver um plantio regular.

Plantio linha a linha

Outra maneira de controlar a dosagem de sementes para evitar o desperdício é o plantio linha a linha. Com essa tecnologia, um motor elétrico consegue diminuir a velocidade do disco de semente, se necessário. Assim, a quantidade de semente por metro é distribuída uniformemente em diferentes tipos de colheita.

4-formas-de-plantio-e-como-funcionam

GPS agrícola

Outra tecnologia de plantio mecanizado fundamental é o GPS agrícola, especialmente útil na agricultura de precisão. O GPS consegue desenvolver mapas de produção para planejar e acompanhar com precisão uniforme todas as áreas do campo. Logo, pode haver uma diminuição de contaminação ambiental por defensivos, economia de tempo, aumento da produtividade etc.

Por que contar com as soluções oferecidas pelo Broto?

O Broto é um ecossistema digital que reúne, num só lugar, tudo de que o produtor rural precisa para investir e modernizar a produção agrícola de forma segura e prática.

Uma das soluções da plataforma é a loja virtual, que reúne milhares de produtos e serviços, dos principais fabricantes e empresas do agro, incluindo maquinário e tecnologias para quem deseja mecanizar a etapa de plantio.

Ao encontrar o equipamento ideal, o produtor pode pedir um orçamento on-line ao vendedor ou, se preferir, simular um financiamento para compra, ver as linhas de crédito disponíveis e encaminhar sua intenção de financiamento direto para o BB, de forma digital.

O Broto oferece um sistema moderno, robusto e seguro, que conta com a parceria de tradicionais parceiros do agronegócio nacional, como o Banco do Brasil e a BB Seguros, além da presença das principais empresas do setor, que anunciam seus produtos e serviços na plataforma.

Quer conhecer as soluções oferecidas pelo Broto para ajudar você em relação ao plantio mecanizado? Acesse a nossa loja!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.