Plantação de soja

5 boas práticas para melhorar a sua plantação de soja

A soja brasileira é um assunto muito sério. Para que não fique qualquer dúvida a respeito dessa afirmação, basta checarmos os números. Só em abril de 2021, foram 14,6 milhões de toneladas exportadas, o que transforma esse produto em um dos mais importantes da nossa balança comercial.

Com esses dados em mente, nada melhor do que aplicar as melhores práticas de plantação de soja para atingir os resultados esperados. Pensando nisso, preparamos um post com as principais dicas para elevar o nível do seu plantio. Vamos conhecê-las!

1. Realize a análise do solo

Antes de tudo, para fazer um planejamento adequado do plantio e um bom uso da área, é necessária a realização de uma análise de solo. Isso porque essa etapa é a principal ação para aferir a fertilidade para o plantio de soja, permitindo uma boa tomada de decisão para processos como calagem e adubação.

O melhor período para a semeadura é o mês de setembro. Nessa época, há o fim do chamado vazio sanitário (ausência total de plantas vivas de soja) em Estados-chave como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina, entre outros.

Nesse sentido, o melhor momento para realizar a análise do solo é três meses antes do plantio da soja — portanto, em junho. É muito importante realizar uma amostragem do solo da propriedade, uma vez que as características mudam de fazenda para fazenda.

Essa amostragem para culturas anuais costuma ocorrer em uma profundidade que varia de 0 a 20 centímetros. Contudo, caso exista uma suspeita de acidez na subsuperfície, esse valor pode variar em profundidade, chegando até os 60 centímetros.

Com os resultados da análise inicial, o produtor deve repor a falta de nutrientes para iniciar a plantação de soja de modo adequado. Portanto, nada melhor do que realizar um bom trabalho, o que envolve os cálculos para descobrir se há necessidade de calagem (aplicação de calcário) ou gessagem.

2. Escolha o cultivar de soja

Um dos grandes desafios encontrados pelos produtores é acertar na escolha da cultivar adequada a cada gleba da propriedade. Isso porque a preferência deve atender a diversos quesitos, como resistência aos herbicidas e à precocidade.

Além disso, a cultivar deve ter flexibilidade para propiciar o plantio em diferentes condições de solo e clima, de acordo com cada época do ano. Assim, por conta da complexidade, a melhor alternativa é realizar testes com diferentes opções e consultar os estudos da área.

Na seleção dos cultivares, podemos citar algumas características que devem ser consideradas para que a escolha seja a melhor possível:

  • produtividade e estabilidade;
  • resistência e proteção contra doenças;
  • grupo de maturação;
  • composição específica do grão;
  • acamamento e altura.

Para facilitar essa seleção, a Embrapa resolveu desenvolver uma ótima solução para ajudar os produtores. Trata-se de uma metodologia de Zoneamento Agrícola de Risco climático (Zarc), que está sendo preparada para fornecer informações relevantes para facilitar o plantio.

Essa solução serve para minimizar os riscos relacionados às mudanças climáticas que atrapalhem o plantio. Ela estará disponível para os produtores que contratarem o seguro rural e permite a análise, de acordo com o município, da melhor época de plantio das culturas.

Além disso, o produtor conseguirá identificar o seu tipo de solo para aplicar o melhor ciclo de cultivar. O Zarc pode ser acessado por meio de um aplicativo para Android (ou direto pelo Broto) que permite descobrir informações sobre data de semeadura, cultivar, entre outras.

3. Preste atenção ao espaçamento e à profundidade ideais

Para garantir um bom plantio de soja, o arranjo espacial não pode ser negligenciado. Trata-se da forma como as plantas serão dispostas no solo, o que influencia diretamente na produtividade das lavouras.

Nesse sentido, o arranjo espacial também é uma prática valiosa para identificar a densidade da semeadura e descobrir o espaçamento ideal. Basta lembrar que cada cultivar tem as suas características próprias, o que envolve toda uma população diferente de plantas por hectare, assim como a análise do maquinário a ser utilizado e do próprio sistema de cultivo.

As medidas que são empregadas de forma mais comum no plantio de soja são de 45 a 50 centímetros, no modelo tradicional, e até mesmo de 25 a 30 centímetros em uma área mais estreita. Também é crucial prestar atenção à profundidade, que pode variar entre 3 e 5 centímetros, como recomendado pela Embrapa.

4. Prepare o solo

Enquanto você faz os seus preparativos para o plantio de soja, também é crucial avaliar as condições gerais do terreno. Desse modo, atente-se à limpeza da área, topografia e ao revolvimento do solo. Essa dica é especialmente indicada para o sistema de plantio direto — conhecido como SPD.

Além disso, é necessário respeitar o tempo de carência dos herbicidas antes de plantar. A Embrapa estima que a produtividade média da soja em um sistema de plantio direto é até 20% superior em relação ao manejo tradicional.

5. Observe as características do plantio direto

Porém, durante o ciclo de plantação de soja, não podemos pensar que o plantio direto é somente realizar o plantio na palhada. Para que tudo saia como o esperado, é necessário levar em conta três princípios cruciais que se relacionam com o modelo de SPD:

  • o não revolvimento do solo e a mínima interferência (também relacionada ao revolvimento) nas linhas de semeadura;
  • manutenção do solo de forma a mantê-lo constantemente coberto por cobertura vegetal viva ou mesmo morta (a palhada);
  • aplicação de rotação ou associação de culturas para aumentar a biodiversidade.

Além desses princípios, podemos mencionar outros conselhos bastante relevantes para o produtor rural. São eles:

  • determinar uma cultura adequada de cobertura;
  • seleção de uma rotatividade da cultura que será aplicada na área;
  • planejamento do plantio direto e do cuidado com as culturas no terreno;
  • manutenção de máquinas e implementos agrícolas que serão aplicados nesse método de plantio.

Como vimos no artigo, melhorar a plantação de soja é plenamente possível. Com as dicas que deixamos para você, será possível otimizar o seu plantio e gerar mais lucros. Além disso, considerar o uso de técnicas como o SPD é uma ótima opção!

Aproveite a visita e cadastre-se em nosso site! Basta localizar clicar no botão “Criar conta”, no topo da página, e inserir os seus dados de contato.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

13 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.