Plantação de alho: panorama de mercado e dicas para produtores
Cuidar de uma plantação de alho no Brasil é produzir um alimento diferenciado em termos de qualidade e sabor. Entenda o momento do mercado e confira as dicas que nossos especialistas prepararam para produtores de alho, com destaque para mecanização e infraestrutura.
Cenário atual do alho no Brasil
O Brasil produz um alho de excelente qualidade, graças ao nosso alho roxo, caracterizado por possuir maior calibre e menor número de dentes em comparação ao alho comum.
Além disso, o alho nacional também apresenta um sabor melhor do que o importado da China. Essas características são apreciadas pelos chefs de cozinha, agregando valor ao produto nacional.
Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a atividade é considerada a que mais emprega trabalhadores rurais, ocupando, em média, 16 postos de trabalho por hectare no campo.
Contudo, diante da atual elevação dos preços dos insumos (como fertilizantes, sementes, combustíveis e mão-de-obra), os custos de produção estão em patamares superiores a R$ 100 mil por hectare. Isso exige um controle eficiente dos recursos financeiros pelos produtores.
Em 2020, o Brasil importou pouco mais de 193 mil toneladas de alho, volume superior à produção nacional. A Argentina e a China são os principais exportadores e competem fortemente com os maiores produtores nacionais, em especial, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.
Recomendações para produtores com plantação de alho
Algumas características técnicas da atividade exigem investimentos em tecnificação para manter a competitividade. São exemplos o uso de sistemas de irrigação sob pivô central ou aspersão, mecanização da colheita e equipamentos para classificação, limpeza e embalagem da produção.
Os produtores também podem investir em energia solar, galpões de cura e armazenamento, galpões para a realização do toalete e embalagem do produto, além de câmaras frias. Esse tipo de investimento favorece a conservação das sementes e amplia a disponibilidade do alho durante o ano e a possibilidade de melhores preços na entressafra.
O beneficiamento do alho é de suma importância, visto que a falta de padronização é considerada um gargalo do setor. Outro problema enfrentado pelos produtores se dá com a entrada do alho estrangeiro durante os meses de concentração da comercialização, reduzindo as margens financeiras dos produtores nacionais.
O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de investimento e de custeio para armazenamento, comercialização, plantio e condução da plantação de alho.