Polinização assistida por abelhas: solução une agricultores a apicultores para aumentar produtividade
Principais responsáveis pela polinização natural em mais de 70% das culturas agrícolas do mundo, as abelhas estão, ano após ano, desaparecendo das proximidades de regiões de plantio.
A baixa população desse inseto afeta diretamente o volume e a qualidade da produção, o que representa impactos negativos para o agronegócio e para o consumidor final dos alimentos. Sendo assim, para suprir essa necessidade de agricultores e da sociedade, a AgroBee, startup do interior de São Paulo, desenvolveu uma solução tecnológica e sustentável.
Continue a leitura e entenda como funciona e quais são os benefícios da polinização assistida e inteligente por abelhas.
O que é polinização assistida e inteligente
Estudos dão conta da existência de 20.000 espécies de abelha e também as colocam como principais agentes de polinização natural. Por outro lado, fatores como o desmatamento e o uso incorreto de defensivos agrícolas vêm reduzindo drasticamente a população do inseto.
Em síntese, a polinização assistida é uma forma estruturada de aumentar o contingente de abelhas numa lavoura, proporcionando as condições de que elas necessitam para polinizar a plantação naturalmente, de forma segura e com alta performance. O trabalho conta com biólogos, veterinários, engenheiros agrônomos e apicultores.
Como funciona a polinização por abelhas
Primeiramente, a AgroBee avalia uma série de características da fazenda interessada no serviço, como o tipo de cultivo, a área e o entorno da propriedade. Assim, traça a melhor estratégia para o cliente, seguindo estas etapas:
- Uma equipe de especialistas seleciona as espécies e quantidades adequadas, bem como o momento exato e por quanto tempo as abelhas permanecerão na fazenda.
- A empresa identifica, em sua rede de apicultores parceiros, quem tem colmeias auditadas disponíveis para alugar àquela localidade.
- A AgroBee envia as colmeias ao local, acompanhadas de especialistas no manejo.
- A agtech acompanha de perto o trabalho e garante a segurança dos insetos e o foco na produtividade.
- Terminado o período contratado, as colmeias voltam para os criadores.
Devido a essa dinâmica de conectar as duas pontas e transportar os insetos até a fazenda, a AgroBee é conhecida como o “Uber das abelhas”. A partir de agora, quando alguém usar essa expressão, você já saberá que se trata dessa agtech parceira do Broto.
Os benefícios da polinização para o agricultor
O aumento do volume da produção, que pode chegar a até 30% em lavouras de café, é um dos ganhos possíveis para o produtor rural que utiliza a polinização assistida por abelhas. Outras vantagens muito significativas são:
- Mais qualidade dos frutos ou grãos: quando a polinização ocorre sem ser por intermédio do inseto, a qualidade é inferior;
- Aumento da quantidade de sementes: em muitos casos, plantas que não são polinizadas deixam de produzir;
- Redução no uso de outros recursos (defensivos, por exemplo) e consequente economia de gastos;
- Maior valor agregado: afinal, um produto de mais qualidade pode ser comercializado por um preço maior.
Casos de sucesso
Alexandre Leonel, um dos proprietários da Fazenda Bom Jardim, relata a experiência que teve ao usar a solução da AgroBee nos 120 hectares de plantação de café em Franca, SP. Assista!
Em seguida, confira também o depoimento emocionado de uma cliente da Fazenda Capoeira Coffee, de Areado, MG, sobre os resultados obtidos com a polinização pro abelhas.
A importância socioambiental da polinização por abelhas
Como resultado, a polinização assistida não aumenta o consumo de água, não gera mais carbono e também não demanda utilização de uma área maior ou qualquer tipo de desmatamento. Ou seja, não há impacto adicional ao meio ambiente.
Da mesma forma, o modelo de aluguel de abelhas beneficia economicamente também os criadores do inseto, que recebem todo o apoio da AgroBee para a extraírem o máximo de suas colmeias, de forma saudável e sustentável. Assim, gera uma nova fonte de renda para os apicultores. Em outros países, como os Estados Unidos, isso é bem comum.
Já para a sociedade em geral, a polinização por abelhas traz o ganho da qualidade do produto final (no caso do café, por exemplo, até o sabor muda), mas, mais do que isso: é responsável pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais. Acima de tudo, as abelhas são essenciais para manter o equilíbrio dos ecossistemas da Terra.
Por fim, vale destacar que entidades como o Ministério da Agricultura, a Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) já reconhecem publicamente a importância do uso da polinização por abelhas como bioinsumo e até como política pública.
Portanto, agora que você já sabe mais sobre esse serviço que é relativamente novo no Brasil e também dos ganhos possíveis ao contratá-lo, acesse a página da AgroBee em nosso site e entre em contato para entender como eles podem atender às necessidades do seu negócio.