Cooperativismo agrícola

O que é cooperativismo agrícola? Entenda como funciona

Você já ouviu aquela frase que diz que o todo é maior que a soma de todas as partes? Pois é, essa é uma definição que pode ser utilizada para descrever o conceito de sinergia, mas que também se encaixa perfeitamente no cooperativismo agrícola.

Esse sistema funciona como uma rede de apoio, em que cada participante tem um papel fundamental para garantir os benefícios que são proporcionados para o grupo. Tudo isso é feito por intermédio de profissionais capacitados, que auxiliam os produtores e proporcionam acesso qualificado a informações indispensáveis para o sucesso no campo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não perca mais tempo e vamos logo ao que interessa. Aproveite a leitura!

O que é o cooperativismo agrícola?

Uma cooperativa funciona como um maestro orquestrando uma sinfonia. Ela se encarrega de harmonizar todas as partes para que, juntas, elas funcionem com mais potência para alcançar um objetivo comum. No caso do cooperativismo agrícola, é inserir o pequeno e médio produtor no mercado.

O principal objetivo do cooperativismo agrícola é criar essa rede de apoio para buscar o sucesso de todos os envolvidos no processo. Seu objetivo não é o lucro para si mesma, mas para quem participa do grupo. Logo, ao participar de uma cooperativa, você está aderindo a uma aliança que contribui com o processo produtivo, a armazenagem de produtos, o transporte de mercadorias, a comercialização da produção e assim por diante.

Com as condições facilitadas que só são alcançadas no grupo, todos os produtores se beneficiam, alcançando o sucesso dos seus negócios rurais.

Como funciona o cooperativismo agrícola?

As cooperativas agrícolas são criadas quando diferentes produtores rurais se reúnem com um objetivo comum, que pode ser a ampliação da produção ou a facilitação do seu escoamento, por exemplo. Dessa forma, eles criam uma estrutura que favorece a todos e facilita o crescimento do negócio.

Isso só é conquistado por meio da divisão do trabalho entre todos. Assim, cada um assume suas respectivas funções e desfruta junto dos lucros obtidos. Nesse caso, a produção de todos é somada, fazendo com que a cooperativa alcance patamares mais altos no volume e na precificação dos seus itens.

Isso facilita o acesso a outros mercados, maiores e mais competitivos, como você verá mais adiante. Outro benefício é a redução expressiva dos custos para o produtor, independentemente do tamanho da sua produção.

Quais são as vantagens do cooperativismo agrícola?

Você já viu que o cooperativismo agrícola tem muito a oferecer para o agronegócio, certo? Agora chegou a hora de entender melhor cada uma das vantagens proporcionadas por ele. Vamos lá?

Facilidade de acesso a mercados maiores

Uma das grandes vantagens de contar com um sistema de apoio como o cooperativismo agrícola é a oportunidade de aproveitar negócios de portes maiores e até mesmo internacionais. Entre as principais dificuldades dos pequenos e médios produtores, está a entrada nesses mercados, algo que é facilmente superado quando os trabalhadores rurais atuam juntos.

Produzir de forma eficiente e, sobretudo, competitiva, fica mais fácil quando isso é feito em conjunto. Dessa maneira, o agricultor tem a oportunidade de escoar sua mercadoria de forma atrativa tanto para a indústria quanto para esses mercados além das fronteiras nacionais.

Fortalecimento do senso de comunidade

É impossível estabelecer o cooperativismo agrícola sem desenvolver e fortalecer o senso de comunidade. Para isso, os produtores rurais precisam trabalhar juntos e se apoiar entre si. Isso faz com que eles ganhem poder de influência sobre a economia local de forma bastante direta.

Além disso, também é a partir dessa união que os agricultores têm a oportunidade de suprir a alta demanda por alimentos sem, necessariamente, causar um impacto tão negativo no meio ambiente. As cooperativas são sustentáveis porque respondem por um alto volume produtivo, composto em sua grande maioria por pequenas e médias propriedades, distribuindo a renda de maneira mais uniforme entre eles.

Redução expressiva de gastos

Os investimentos em insumos são feitos sempre em quantidades maiores no cooperativismo agrícola, visando atender a todos os produtores cooperados. Isso gera um poder de barganha para a cooperativa, que acaba negociando preços mais atrativos do que se cada um fosse fazer suas compras separadamente, resultando numa redução expressiva de gastos.

No entanto, para você que quer ter mais independência, é importante ficar atento a alguns aspectos. As cooperativas contam com fundos limitados, além de dependerem diretamente do governo para levantar alguns recursos. Portanto, se as habilidades gerenciais da administração forem limitadas, incidindo em gastos altos demais, pode se tornar bem difícil prosperar.

Ampliação dos direitos do trabalhador rural

No Brasil, a legislação já proporciona normalmente uma série de direitos que podem ser aproveitados pelo produtor rural. Isso dá algumas garantias importantes para que, tanto os trabalhadores quanto o agricultor, tenham estabilidade nessa atividade.

No entanto, para quem opta por participar de uma cooperativa, existem outras vantagens ainda mais atrativas, que acabam garantindo ao trabalhador rural alguns direitos condizentes ao mercado. Isso inclui o acesso ao serviço do INSS, ao 13º salário, ao pagamento por dias parados e à assistência média e educacional.

Nós sabemos que, apesar da sua inegável importância para o funcionamento de uma nação, a atividade agrícola pode se tornar bastante desafiadora em diversos casos. Por isso, é importante ter conhecimento dos recursos e ferramentas que estão disponíveis para mitigar os riscos e não ficar tão à mercê das oscilações do mercado.

Nem todos os produtores rurais conseguem obter a mesma produtividade e aproveitar os mesmos recursos para otimizar suas produções. Para muitos, falta a chance de uma abertura de mercado, de conhecimentos técnicos específicos, de acesso à tecnologia. Nesse ponto, o cooperativismo agrícola só tem a acrescentar, dando a esses trabalhadores acesso a condições que talvez não seriam tão fáceis fora dele.

Se este conteúdo sobre cooperativismo agrícola ajudou você de alguma forma, exercite agora mesmo seu senso de comunidade e compartilhe o post nas suas redes sociais, contribuindo com outras pessoas!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

    Muito bom o conteudo quero saber mais.

      Oi, Elizangela. Tudo bem? Esperamos que sim. Obrigado pelo comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Por favor, mande mensagem pra gente no Face ou Insta para entendermos suas dúvidas e continuarmos a conversa. Nossos perfis nas duas redes é @somosbroto. Até mais.

    O programa prescisa ser mais abrangente .pequenos produtores comesao com abobrinha alface mandioca .produtos de menor custo de produção

      Oi, Claudinei. Como vai? Sobre qual programa você se refere?

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.