Milho futuro: produtores revelam quanto pretendem travar para contrato 2022
A Grão Direto fez uma pesquisa para entender o que produtores, compradores e corretores planejam em relação ao milho futuro e soja futuro em termos de travamento e originação. Continue a leitura e descubra por que o momento é de cautela.
Estimativa de vendas do milho verão
Segundo o analista Paulo Molinari, da consultoria Safras & Mercado, com o risco dos preços atuais do milho se desestabilizarem, é recomendável que agricultores aproveitem as cotações elevadas, que atualmente garantem boa rentabilidade, para travar ao menos os custos de produção com a venda antecipada.
Considerando que várias travas futuras da safra verão já estão sendo negociadas, a Grão Direto questionou quanto do milho verão seus usuários pretendem travar para contrato futuro 2022. Confira no gráfico!
Em relação às estimativas de negociações futuras do milho verão, 77% dos produtores entrevistados estimam travar de 25% a 50% da produção. Já outros 16% deles planejam negociar de 51% a 75% da quantidade que produzirem, e apenas 6% apostariam em negociações futuras acima de 76% da produção do grão. O cenário demonstra que a maior parte dos produtores estão receosos em travar um volume maior de sua produção.
Nesta temporada do milho verão, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera uma produção similar à da safra anterior (2020), que finalizou em 73,7 milhões de toneladas. Já as importações de milho devem cair 61% para a nova safra e ficar em apenas 900 mil toneladas. Esta redução se dá pela expectativa de aumento da disponibilidade do cereal no mercado nacional em 2022. Do lado das exportações, a Conab aponta 39 milhões de toneladas embarcadas em 21/22.
Estimativa de vendas da soja verão
A safra de soja 2021/2022 deverá ter uma produção de 141,26 milhões de toneladas, segundo estimativas também divulgadas pela Conab. O volume representa um crescimento de 3,9% em relação à safra anterior, quando foram produzidas 136 milhões de toneladas do grão.
Levando em conta esse cenário de ótimas perspectivas na produção da soja, a Grão Direto questionou quanto da soja verão seus usuários pretendem travar para contrato futuro 2022. As respostas estão a seguir.
Para 82% dos produtores entrevistados, a pretensão é travar de 25% a 50% da produção de soja. Outros 13% deles apostariam negociar somente de 51% a 75% do grão produzido, e os demais negociariam acima de 76% do que produzirem. Ou seja, a maioria dos produtores também segue cautelosa com a soja, pois a estimativa é travar no máximo metade de sua produção, assegurando também venda no disponível de parte da safra, garantindo mais rentabilidade.
Com os preços da soja e a lucratividade elevada, os agricultores de Estados Unidos, Brasil e Argentina, principais produtores mundiais, já estão plantando uma safra 2021/22 maior do que a anterior, alerta a Consultoria TF Agroeconômica. “Esta percepção foi confirmada pelo USDA no seu relatório de setembro, quando aumentou a produção mundial de 363,27 milhões de toneladas (MT) da safra 2020/21, para 384,43 MT da safra 2021/22, aumento de 21,16 milhões de toneladas ou 5,82%”, apontam.
Segundo publicação do portal Uol, após anos de excesso de oferta de grãos no mundo, os agricultores brasileiros conseguiram capitalizar o aumento dos preços, que começaram a subir no segundo semestre de 2020, devido às preocupações com as safras dos Estados Unidos e da América do Sul, além da forte demanda da China. Com esse cenário, o resultado foi de mais rentabilidade para o bolso do produtor.
Estimativa de compras do milho verão
Com a probabilidade de oscilação no preço do milho verão, a Grão Direto questionou quanto compradores e corretores que usam a ferramenta pretendem originar via contrato futuro 2022.
Podemos notar que a maioria dos compradores apostaria originar um contrato futuro de milho verão com cerca de 25% a 50% da demanda. Apenas uma percentagem mínima deles, por volta de 8%, pretendem originar acima de 51% da demanda de milho.
A opinião dos corretores está bem similar a dos compradores, pois 87% deles também originariam de 25% a 50% da demanda de milho. Somente 13% dos corretores da plataforma apostariam em originar uma maior demanda, sendo acima de 51% do grão
De acordo com a pesquisa, no geral os compradores e corretores acreditam que menos da metade da produção da safra verão de milho será travada. Assim, para essa safra, vemos que a maioria dos perfis aponta que existirá grande espaço para a compra no mercado disponível.
Estimativa de compras da soja verão
Na última semana, o ritmo de plantio de soja da safra 2021/22 do Brasil se manteve como o segundo mais rápido da história. Até a última quinta-feira, o plantio havia atingido 52% da área projetada, contra 38% uma semana antes e 42% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. “Pela terceira semana consecutiva, o plantio ocupa o posto de segundo mais acelerado da história, atrás apenas da safra 2018/19”, destaca a consultoria.
Esse cenário gera expectativa de boa produção e possível oscilação nas cotações na Bolsa de Chicago. Nesse contexto, a Grão Direto questionou compradores e corretores sobre quanto pretendem originar via contrato futuro 2022.
Conforme a pesquisa, verificamos que 86% dos compradores estimam originar de 25% a 50% da demanda de soja verão. Porém, apenas 14% deles originariam acima de 51% da demanda do grão.
Verificamos, ainda, que 91% dos corretores também afirmam originar até 50% da soja verão. Em contrapartida, 10% deles apostam na originação acima de 51% da demanda. Ou seja, os compradores e corretores seguem em ritmo mais lento quanto a apostar em contratos futuros da soja verão.
Segundo informações da Safras & Mercados, o mercado brasileiro de soja deve seguir com cotações firmes, mas com poucos negócios. “A alta dos contratos futuros na Bolsa de Chicago deve sustentar os preços no mercado interno. Porém, a movimentação deverá ser pontual, privilegiando a venda futura, já que quase não há mais soja disponível”, destacou. Na última segunda-feira, a Bolsa de Chicago manteve altas no futuro do grão, gerando uma boa expectativa quanto a estimativa de negociações futuras.
Para ter acesso a materiais exclusivos da Grão Direto sobre o mercado de grãos, visite a página da empresa no Broto e solicite um orçamento.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.
1 comentário