mercado pós pandemia

Veja o que esperar do mercado pós-pandemia

Os novos padrões produtivos e de consumo criados pela pandemia afetaram diversas questões no mundo dos negócios. Embora ainda existam muitas incertezas sobre como essas mudanças nos afetarão em longo prazo, podemos esperar que algumas tendências se consolidem. Além da transformação digital, o que esperar do mercado pós-pandemia?

Temos algumas respostas para você neste artigo. Siga a leitura e descubra como se preparar!

O que há de novo no mercado pós-pandemia?

A chegada da pandemia impactou diversos aspectos na rotina empresarial e também na vida das pessoas. E no segmento agro a realidade não é diferente.

Após um longo período de isolamento e, consequentemente, com a necessidade de se adquirir novos hábitos, podemos dizer que o aumento do uso das tecnologias não será o único legado deixado.

A seguir, confira o que esperar sobre as principais demandas em um futuro muito próximo. Boa leitura!

Atendimento

A experiência com o atendimento era um diferencial competitivo mesmo antes da pandemia. Os consumidores já utilizavam esse parâmetro como referência de credibilidade e estavam mais dispostos a engajar com as marcas que valorizavam esse ponto de contato.

Com o “novo normal”, a qualidade do atendimento tornou-se um elemento ainda mais forte para a decisão de compra. Hoje, além de um contato próximo, o consumidor também deseja respostas imediatas para esclarecer suas dúvidas ou resolver algum problema.

Então, a melhor forma para suprir essa lacuna é investir na presença on-line. A crescente participação do produtor rural neste ambiente, facilitou bastante a interação com o seu mercado e potenciais compradores.

Embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido, já existem plataformas digitais onde é possível acompanhar preços e fazer negociações, por exemplo. Portanto, uma das marcas do mercado pós-Covid é que essa estratégia de relacionamento seja cada vez mais abraçada pelo agronegócio.

Comportamento do consumidor

As incertezas sobre o futuro e demais dificuldades enfrentadas no período de pandemia também acentuaram o olhar crítico dos consumidores em relação à postura das marcas que eles estão consumindo, sobretudo como as empresas se posicionam diante da crise.

Enfim, as mudanças refletiram diretamente nas suas prioridades e perspectivas de mundo. Mais do que nunca, as pessoas passaram a observar fatores como:

  • empatia com os clientes e colaboradores;
  • preocupação com a sustentabilidade;
  • solidariedade;
  • qualidade de vida;
  • compromisso social.

A verdade é que, cada vez mais, o consumidor é guiado pela identidade de valores com as marcas. No cenário agrícola, é fundamental que os produtores se alinhem à técnicas de plantio que agridam menos o meio ambiente e levem produtos de maior qualidade para seus consumidores.

Processos produtivos

Outra mudança que deve ser mantida no cenário corporativo pós-pandemia é a flexibilização dos processos produtivos. É que, com as regras de isolamento social, muitas empresas precisaram rever o seu sistema operacional e aderir ao trabalho remoto.

Para surpresa de muitos gestores, o home office apresentou como resultado uma redução significativa dos custos operacionais, aliada ao aumento da produtividade.

Isso porque muita gente conseguiu melhorar sua qualidade de vida com o trabalho remoto — os funcionários ganharam o tempo que antes era usado no deslocamento. Assim, sobrou mais tempo para descanso, lazer e família. Consequentemente, colaboradores satisfeitos são naturalmente mais produtivos. Logo, há uma forte tendência que esse modelo seja mantido.

No campo, além da intensificação do uso das tecnologias, a principal lição para o futuro pós-pandemia é desenvolver uma gestão eficiente da propriedade, de modo que o produtor não seja pego desprevenido em outras crises.

Segundo a 8º pesquisa Hábitos do Produtor Rural realizada pela pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 29% dos produtores entrevistados utilizam algum tipo de solução digital.

Quando o coronavírus se instalou e várias lojas tiveram que fechar, quem não tinha um bom planejamento e um estoque organizado enfrentou maiores obstáculos. Por isso, daqui para frente o controle dos processos produtivos tende a ser ainda mais rigoroso.

Os cuidados com a higienização, que já eram um ponto trabalhado nas fazendas, também ganharam novos olhares, sobretudo em relação aos funcionários – maior assepsia das mãos, uso de álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros.

Com relação aos processos de vendas, pequenos produtores aprenderam sobre o uso das ferramentas digitais para comercializar seus produtos, como atendimento via WhatsApp e feiras on-line com envio semanal. E tudo indica que essas facilidades terão continuidade pelos próximos anos.

Como se adaptar para obter melhores resultados?

Um dos passos mais importantes para se adaptar ao mercado pós-pandemia de maneira bem-sucedida é fazer um diagnóstico de todas as operações do negócio e entender como elas se encaixam aos atuais processos produtivos – tipos de plantio, recursos inovadores, plataformas de gestão, estratégias de mercado etc.

Essa avaliação é um importante passo não apenas para encontrar possíveis falhas, mas também para a modernização da produção agrícola e o alinhamento com as demandas dos consumidores.

Com tantas tensões e instabilidades causadas pela crise, a preocupação com a saúde e o bem-estar da comunidade ganham destaque nesse processo de adaptação. Por isso, as práticas sustentáveis e a qualidade dos alimentos serão exigências cada vez mais rígidas no mercado pós-pandemia.

Além da intensificação do uso de tecnologias no agronegócio de um modo geral, a tendência é que estaremos cercados de ferramentas com estilo bem futurista, que vai criar o híbrido entre o real e o virtual, formando uma coisa só.

Para se alinhar com tais perspectivas de mercado, vale estudar e investir em soluções que otimizem o desempenho das lavouras e agreguem valor ao produto final:

  • coleta e análise de dados;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (AI);
  • qualidade dos insumos;
  • uso de drones;
  • aplicativos.

Ademais, procure saber quais são seus objetivos para transformar ideias em resultados. Então, elabore um bom planejamento estratégico e monitore o desempenho de cada ação.

Como dá para perceber, embora toda essa transformação não tenha acontecido de forma espontânea, algumas mudanças serão obrigatórias para manter a competitividade do seu negócio no mercado pós-pandemia. Quanto antes for a preparação para a nova realidade, maiores serão as chances de uma retomada de sucesso.

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