Mercado de algodão em outubro: cenário e expectativas
Uma semana após a celebração do Dia Mundial do Algodão (07/10) — criado pela Organização das Nações Unidas (Onu) para homenagear essa cultura que beneficia 75 países e sustenta mais de 100 famílias no mundo todo — trazemos um raio-x do mercado de algodão em outubro. Boa leitura!
Cenário internacional do algodão
A cotação internacional da pluma disparou no mês de setembro. Além disso, iniciou outubro em patamares superiores a U$ 1,00/lbp nos contratos de dezembro de 2021 e julho de 2022.
Tal elevação remete aos problemas logísticos, como falta de contêineres para exportação em nível mundial, além de complicações climáticas na Índia e EUA, respectivamente, o primeiro e terceiro maiores produtores mundiais da pluma. O relatório do USDA de outubro reduziu a previsão de produção norte-americana em 3% e a indiana em 2% para a safra 21/22.
Mercado brasileiro de algodão
No Brasil, o cenário não é diferente: vendedores, atentos às cotações internacionais, permanecem firmes em seus pedidos de venda; enquanto isso, compradores com necessidades imediatas para repor estoques aceitam pagar preços mais elevados, uma vez que a cotação interna vem registrando altas consecutivas em outubro e fechou a última segunda-feira em R$ 6,00/lbp (novo recorde).
As exportações brasileiras de pluma totalizaram 140 mil toneladas em setembro. Apesar de 11% inferior ao volume embarcado no mesmo período de 2020, o valor médio diário foi quase 3% superior. Como resultado, reflete a recuperação econômica de importantes países importadores.
Também foi destaque nacional o lançamento de uma linha de roupas com rastreabilidade de seus produtos, desde a fazenda até a venda em suas lojas. Para 2022, está previsto outro lançamento com a mesma sistemática. Isso indica uma tendência para atender o mercado consumidor cada vez mais exigente em aspectos socioambientais.
Esta é uma vitória da cotonicultura brasileira. Afinal, garantir a rastreabilidade e a qualidade, do início da produção até o consumidor final, amplia mercados e possibilidades de agregar valor ao produto.
Recomendação dos especialistas
Nesse sentido, o Banco do Brasil dispõe de várias linhas de investimento com taxas de juros e prazos atrativos para o produtor parceiro que pretende adquirir ou modernizar seu parque de máquinas, colheitadeiras e, até mesmo, financiar a construção de algodoeiras.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.