Melhores fornecedores

Veja como escolher os melhores fornecedores de insumos agrícolas

Escolher trabalhar com os melhores fornecedores é um posicionamento estratégico tomado na gestão de uma fazenda. No entanto, é preciso saber quais pontos avaliar em uma empresa que fornece insumos para a produção agrícola. Pontos como atendimento e suporte prestado fazem toda a diferença, pois a quantidade de produtos é grande e um apoio especializado nesse momento pode ser decisivo.

Este artigo fala exatamente a respeito desse tema. Lendo o texto, você conseguirá entender o motivo pelo qual essa escolha é tão importante. Saberá quais são os pontos principais a serem analisados antes de optar por determinado fornecedor. Verá que essa análise deve ir muito além do preço, mesmo que sempre deva considerar uma boa relação custo-benefício.

Vamos à leitura? Então, siga em frente!

Qual é a importância de trabalhar com bons fornecedores?

Na gestão estratégica de fazendas, uma parte tem especial importância: o fornecimento de insumos para a produção agrícola. Sua relevância se dá por inúmeros fatores, como a variação da taxa cambial, por exemplo. Caso o cultivo não seja bem planejado de modo a evitar exposição ao câmbio, muito da lucratividade pode ser consumida nesse tipo de operação.

Além disso, é importante ter confiabilidade com o fornecedor escolhido, pois prazos de entrega e planos de pagamento são importantes para mensurar o fluxo de caixa. Uma parceria sólida ajuda a contornar esse tipo de questão. Igualmente, a variedade de insumos disponibilizados também conta, pois a depender da cultura da fazenda serão necessários produtos específicos.

Tudo isso pode fazer com que o fornecedor seja muito mais que um mero parceiro de negócios. Se bem avaliado e escolhido, o provedor de insumos se torna um grande aliado da produtividade da propriedade. Com processos bem definidos, é possível executar o planejamento da safra com muito mais segurança e assertividade. Contar com um fornecimento ágil e de qualidade é de grande relevância para o produtor rural.

O que analisar para escolher os melhores fornecedores de insumos agrícolas?

A princípio, pode ser que somente o preço deva ser tomado como referência. No entanto, a verdade é que outros aspectos precisam ser considerados também. Afinal de contas, do que adianta ter um belo desconto se o insumo não chega a tempo? Acompanhe a seguir um detalhamento sobre os principais pontos a serem avaliados.

Qualidade dos produtos

No momento de adquirir insumos, deve ser encarado como atividade obrigatória a pesquisa sobre a qualidade dos produtos a serem adquiridos. Isso é de especial relevância para garantir uma safra com grande qualidade. Assim, vale questionar o fornecedor sobre as principais características do insumo avaliado e, se possível, solicitar as certificações ou casos de sucesso no uso do produto.

Outro ponto muito relevante é se informar sobre a origem do insumo analisado. Também no mercado agrícola, é possível encontrar atividades ilegais referentes a produtos, como contrabando, adulteração e até mesmo a venda de cargas roubadas. Normalmente esses itens são comercializados a um preço muito abaixo daquele praticado no mercado. Então, vale ficar alerta nos casos de valores muito reduzidos.

Credibilidade

Além dos produtos, o próprio fornecedor precisa ser avaliado antes de fazer uma compra ou de estabelecer uma parceria mais duradoura. Essa análise faz todo sentido, pois um fornecedor que zela por sua posição no mercado costuma trabalhar com bons produtos. Além disso, empresas desse tipo costumam ser bem mais profissionais em seus processos e mantém ótimo conhecimento sobre o mercado em que atuam.

Para tanto, cabe uma pesquisa inicial a respeito das credenciais do fornecedor. Uma visita ao site da instituição pode ser bastante proveitosa. Você também pode fazer um teste entrando em contato com algum representante, pois assim poderá avaliar o atendimento dado. Perguntas devem ser feitas para verificar como se dá o processo de suporte. As orientações antes da compra de um insumo ajudam na escolha do produto mais adequado.

Logística

Esse é um ponto muito delicado na gestão de uma fazenda e grande parte desse obstáculo foi melhor exposto por ocorrência da pandemia. Trata-se da dependência de produtos vindos do exterior. O Brasil ainda importa muitos insumos agrícolas e checar qual é o fluxo de recebimento do fornecedor tem impacto direto sobre a lavoura de qualquer produtor. Busque saber como se dá esse processo.

No entanto, também há desafios na cadeia logística interna. O Brasil é muito grande e dependendo da localização da propriedade rural, a entrega dos insumos pode representar um entrave. É importante conhecer a malha de distribuição de produtos do fornecedor em questão, bem como ter uma percepção a respeito de sua frota, pois em algumas regiões apenas caminhões traçados conseguem chegar.

Relacionamento

Um ponto decisivo para o sucesso de uma lavoura é contar com um fornecimento ininterrupto de insumos, na medida em que isso se faz necessário. Sendo assim, pode ser arriscado para um negócio rural trabalhar com apenas um fornecedor. A recomendação é ter mais parceiros de negócios, até mesmo para não ficar refém da disponibilidade, variação de preços e prazo de entrega de um fornecedor isoladamente.

O fato é que, mesmo tendo uma boa carteira de parceiros de fornecimento, é muito positivo para o negócio que seja mantida uma boa relação com todos eles. Isso representa uma parceria estratégica, que em primeiro lugar deve ser baseada em valores como transparência e honestidade. O segundo ponto que a faz ser uma estratégia é que o seu sucesso representará o sucesso do fornecedor também, e todos ganharão.

Como consequência desse bom relacionamento, vários frutos podem ser colhidos. Um deles é a oferta de treinamento aos profissionais do campo. Esse tipo de tratativa pode aumentar a produtividade da lavoura, já que pode-se implantar uma cultura de modernização. Além disso, a maior proximidade com os fornecedores favorece a prestação de uma assistência técnica de qualidade, dando melhor suporte ao negócio.

Ser assistido pelos melhores fornecedores de insumos que o mercado pode prover é uma questão de análise, validação e estratégia. Ao pesquisar no mercado sobre as empresas que fornecem produtos, diversos atributos devem ser verificados. A assistência técnica e o suporte pós-venda fazem grande diferença, pois são capazes de prover a orientação necessária para escolher os melhores insumos baseados em características específicas, como tipo de cultura, região de plantio e solo a ser cultivado.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e se informe também sobre como escolher os implementos agrícolas mais adequados para sua produção!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

    Bom dia trabalhamos com o fornecimento de insumos e substratos agrícolas, como vermiculita expandida, perlita, substratos, húmus, musgo, carvão triturado, casca de pinus, pó decôco, casca de arroz carbonizado etc… Como podemos entrar em contato? Muito obrigada, atenciosamente: Rosimeire

      Oi, Rosimeire. Como vai? Obrigado pela mensagem. Para falar com nosso time comercial, por gentileza, preencha nosso formulário de parcerias em https://broto.com.br/seja-parceiro/. Um consultor entrará em contato em breve. Grande abraço!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.