Manejo rural: entenda como fazer de forma eficiente
Para ser eficiente, a produção agropecuária deve ser conduzida pelos seus componentes essenciais: o conhecimento que a experiência traz, as técnicas próprias que a ciência agrícola ensina e as facilidades que atualmente a tecnologia oferece. A isso, dá-se o nome de manejo rural.
Sua adoção se refere à aplicação das boas práticas de produção rural, tanto para a agricultura como para a pecuária. Mas qual a importância disso tudo e quais são essas melhores práticas?
Continue a leitura e entenda como fazer o manejo rural de modo eficiente.
Qual a importância do manejo rural adequado?
Quando se fala em manejo rural, faz-se referência a uma grande variedade de atividades relacionadas à agropecuária. Assim, o manejo do gado tem suas características e melhores práticas, do mesmo modo que o manejo das culturas agrícolas.
Dessa forma, manejo rural é o conjunto de práticas e técnicas que permitem conduzir determinada atividade do agronegócio na propriedade rural. Para se ter uma ideia da importância do manejo da irrigação, por exemplo, práticas inadequadas podem iniciar um processo de salinização do solo, levando à perda de sua capacidade produtiva.
Do mesmo modo, pode-se pensar no manejo da vegetação ciliar, aquela que margeia os córregos, riachos e suas nascentes. A continuidade do ciclo das águas na propriedade depende do cuidado e da manutenção dessa vegetação.
Quais as melhores práticas?
Olhando para o manejo rural de uma maneira mais ampla, você percebe um conjunto de atividades que caracterizam a produção em uma fazenda. Para cada uma, você pode considerar que existe o seu próprio elenco de boas práticas.
Por sua vez, é certo que cada espécie, animal ou vegetal, possui aspectos próprios de manejo. No entanto, vamos levar em conta as atividades propriamente, sem a necessidade de detalhar especificidades.
Desse modo, você pode abordar, por exemplo, as boas práticas de preparo do solo que podem ser utilizadas para diversas culturas. Acompanhe e conheça outras.
Manejo de solo
A adoção de boas práticas de manejo de solo é um dos principais cuidados que a agricultura moderna deve ter. As produtividades esperadas são sempre maiores, e toda a sustentação para uma boa produção da lavoura começa com um solo bem cuidado e fértil.
Nesse sentido, é justamente o manejo de solo que vai garantir que haja perenidade na capacidade produtiva. Assim, cuidados como o cultivo em curvas de nível nas áreas com declividades mais acentuadas garantem que não ocorram perdas de solo com as chuvas.
Veja os principais aspectos que devem ser considerados:
- manter uma programação de amostragem e análise antes do preparo do solo;
- promover a correção com calagem quando devida;
- fazer uso de fertilizantes de forma adequada às necessidades da cultura;
- evitar o excesso de circulação de máquinas fora dos carreadores ou similares;
- evitar a pulverização do solo com muitas passagens da grade;
- adotar cobertura morta, ou mulch, conforme a cultura;
- realizar a escarificação do solo apenas quando necessária;
- garantir um adequado manejo da irrigação.
Manejo de pragas da lavoura
As pragas que podem atingir as lavouras apresentam uma variedade muito grande. Nesse universo, atuam principalmente fungos, bactérias e outros microrganismos que provocam doenças, assim como insetos e moluscos que atacam fisicamente as plantas.
Evitar qualquer descuido no acompanhamento do desenvolvimento da lavoura para identificar sua presença e realizar o devido controle é essencial, pois as perdas podem ser muito grandes. Na verdade, algumas pragas chegam a inviabilizar uma cultura quando estão descontroladas.
Dessa forma, um bom manejo de pragas deve envolver:
- conhecimento das principais pragas da cultura na região;
- conhecimento do ciclo biológico dessas pragas;
- monitoramento constante da lavoura;
- identificação da presença de pragas;
- controle adequado desde o início;
- utilização do controle preventivo quando pertinente;
- emprego de máquinas e equipamentos adequados ao controle e à cultura;
- uso racional de defensivos agrícolas quando necessário;
- uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI).
Manejo de máquinas agrícolas
As máquinas agrícolas revolucionaram o trabalho no campo e continuam aprimorando a produção e a produtividade, assim como faz a tecnologia por meio da agricultura de precisão. Seu emprego, no entanto, deve ser planejado e sempre bem adequado à cultura conduzida.
Dessa forma, o aproveitamento que você pode alcançar com o maquinário deve ser lastreado por boas práticas agrícolas e manutenção apropriada. Cuidados com o manejo do solo ao utilizar máquinas evitam o adensamento do terreno ou sua perda pelas chuvas.
Do mesmo modo, a aplicação de defensivos agrícolas e o emprego de fertilizantes devem ser bem orientados. É preciso sempre levar em conta que erros de dosagem, por exemplo, são multiplicados quando se faz uso de maquinário.
Para o emprego e gerenciamento de máquinas, existem aplicativos que facilitam a vida do produtor e mantêm as coisas organizadas. Veja a seguir os principais cuidados:
- adquirir máquinas condizentes com a produção;
- garantir a manutenção das máquinas em tempo hábil por meio de cronograma;
- planejar o emprego das operações mecanizadas;
- racionalizar sua utilização;
- verificar permanentemente a regulagem dos implementos e acessórios;
- garantir a capacitação necessária aos operadores;
- fazer uso da tecnologia para o gerenciamento de máquinas.
Manejo de gado bovino de corte
A condução de um plantel de gado bovino para produção de carne exige cuidados que podem ser generalizados, mas operacionalmente vão depender do estilo de criação que se pretende.
Assim, pode-se falar em criação extensiva (gado solto no pasto), semi-intensiva (pasto complementado com alimentação e cuidados no cocho) e intensiva (é o confinamento, isto é, o gado contido em ambiente cercado).
Cada tipo de condução tem seus cuidados e demandas. Mas, de forma geral, devem ser considerados os seguintes aspectos:
- características da raça;
- identificação dos animais;
- uso de softwares para gestão e acompanhamento do desenvolvimento;
- vacinação e vermifugação sempre em dia;
- cuidados com ectoparasitas;
- rotina da alimentação;
- balanceamento de pasto e cocho;
- uso de suplementação mineral;
- disponibilidade de água de qualidade.
Como você pode ver, o manejo rural conduzindo as boas práticas de produção agrícola, além de necessário, é o passaporte para fazer parte do agronegócio que mais avança no mundo, com resultados melhores a cada safra que se anuncia.
Faça um cadastro no Broto e conheça melhor o seu parceiro para o que há de melhor no acesso digital à produção agrícola.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.
1 comentário