Mancha-purpura-na-soja-saiba-o-que-e-e-como-eliminar-da-lavoura.

Mancha-púrpura na soja: saiba o que é e como eliminar da lavoura

A soja é uma cultura agrícola de extrema importância econômica e alimentar em todo o mundo. Sua versatilidade e alto valor nutricional fazem dela um dos principais cultivos para a produção de óleos vegetais, proteínas e rações animais. Entretanto, apesar dos avanços na agricultura moderna, doenças como a mancha-púrpura na soja continuam a desafiar a qualidade e produtividade desse segmento.

A mancha-púrpura é uma doença comum que afeta as folhas, caules e vagens da soja, podendo causar sérios danos às plantas e aos grãos. Continue a leitura e veja várias informações sobre o problema, incluindo as maneiras de eliminá-la!

O que é mancha-púrpura na soja?

A mancha-púrpura, também chamada de crestamento-foliar de cercospora, é uma enfermidade que afeta a soja (Glycine max) durante o final de seu ciclo, sendo conhecida como doença de final de ciclo (DFC).

A doença é provocada pelo fungo Cercospora kikuchii e tem como consequência a redução da produtividade e da qualidade da soja, podendo também prejudicar a germinação das sementes. Embora seja uma doença geralmente observada no final do ciclo da planta, é possível que ela se inicie durante o estágio vegetativo (primeira formação de folhas da cultura).

Assim, nessa fase inicial, os danos causados pela doença são relativamente insignificantes devido ao potencial de compensação da cultura, não interferindo imediatamente no potencial de produção. Todavia, é importante ressaltar que, se a doença se instala na fase vegetativa e não é controlada efetivamente, sua gravidade tende a aumentar durante o estágio reprodutivo.

Quais são as causas do crestamento-foliar de cercospora?

O fungo Cercospora kikuchii está espalhado por todas as áreas produtoras de soja do país. Contudo, ele é mais agressivo em regiões de clima quente e chuvoso, bem como em áreas altas dos cerrados.

Temperaturas que variam de 23 °C a 27 °C e alta umidade facilitam a propagação. Ele pode ser introduzido nas plantações por meio de sementes infectadas, caso não sejam tratadas com fungicidas. Além disso, o fungo pode sobreviver em restos de culturas anteriores.

Quais os sintomas da mancha-púrpura na soja?

Os sintomas da doença nos cultivos de soja podem ser detectados desde o estágio vegetativo, uma vez que o fungo pode sobreviver em restos culturais da soja ou no solo até o próximo cultivo.

O problema afeta todas as partes da planta e pode ocorrer em qualquer estágio de desenvolvimento da soja, exceto nas raízes. A seguir estão os principais sinais que podem ajudar a identificar a doença na lavoura:

  • os primeiros sintomas geralmente aparecem no caule, com escurecimento e necrose do tecido;
  • a coloração arroxeada varia em intensidade, podendo ser mais clara ou mais escura;
  • as folhas podem apresentar pequenas manchas escuras castanho-avermelhadas;
  • há uma perda severa de folhas, especialmente durante o estágio reprodutivo;
  • as folhas adquirem uma coloração arroxeada que lembra couro;
  • o tegumento das sementes e grãos pode apresentar rachaduras;
  • no caule, é possível visualizar lesões vermelhas-arroxeadas.

É possível identificar a doença apenas observando esses sintomas. No entanto, se você realizou aplicações anteriores na lavoura, é importante saber que os sintomas dessa doença podem ser confundidos com fitotoxidade.

A diferença entre os dois está no fato de que o excesso de uso de adjuvantes feitos de óleo (para bronzeamento foliar) preserva certas características da folha, como sua superfície lisa. No caso da mancha púrpura, além das manchas arroxeadas, as folhas também enrugam em direção ao interior das folhas.

Como eliminar mancha-púrpura da soja?

Primeiramente, é importante monitorar cuidadosamente as condições propícias para o surgimento da doença. Dessa forma, deve-se ter em mente que temperaturas entre 23°C e 27°C, juntamente à alta umidade, oferecem um ambiente favorável para o crescimento do fungo.

Da mesma forma que para outras doenças de plantas, priorize o MID (Manejo Integrado de Doenças). Esse método envolve a utilização de diferentes estratégias de controle, o que ajuda a reduzir a população do patógeno na área de cultivo. Além disso, essa redução também limita as opções de escolha de populações resistentes.

As formas mais eficientes de gerenciar a infestação de mancha-púrpura na cultura da soja estão a seguir.

Utilize sementes certificadas

Além de prevenir a mancha-púrpura, evite o uso de sementes ilegais para evitar outras doenças transmitidas por sementes.

Realize tratamento de sementes

O tratamento de sementes protege as plântulas contra o ataque inicial do patógeno, que pode sobreviver nos resíduos da cultura anterior.

Opte por variedades resistentes ou tolerantes

Escolha variedades de soja que sejam precoces e, portanto, permaneçam expostas aos patógenos por um período mais curto.

Pratique a rotação de culturas com milho

Sempre que possível, utilize essa técnica, pois ela também reduz o número de patógenos presentes na área de cultivo.

Mantenha uma densidade adequada de plantio

Se viável, opte por um espaçamento maior entre as linhas de plantio, o que pode ajudar a reduzir a incidência da mancha-púrpura.

Realize uma adubação equilibrada

Faça uma adubação adequada, especialmente com potássio e cálcio, pois esses nutrientes tornam as plantas mais fortes e resistentes.

Aplique fungicidas na parte aérea da cultura

Inicie as aplicações do fungicida durante o período vegetativo e continue a aplicar até a fase de enchimento dos grãos — período de acúmulo de matéria seca e nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio etc.) nos grãos.

Utilize o controle químico como ferramenta complementar

O controle químico deve ser utilizado como uma medida adicional e não isolada. Nesse sentido, recomenda-se o uso de misturas de fungicidas com dois ou três mecanismos de ação, combinadas com fungicidas multissítios.

Por fim, é importante destacar que o manejo desse problema nas culturas de soja não requer um controle específico das demais doenças. Isso se deve ao fato de que as substâncias utilizadas no combate à ferrugem, por exemplo, são igualmente eficazes no controle das outras doenças que ocorrem no final do ciclo da planta.

Como a mancha-púrpura reduz a qualidade dos grãos de soja?

Os principais impactos da mancha-púrpura na qualidade dos grãos são:

  • redução do rendimento pela desfolha precoce das plantas de soja, resultando em menor área foliar disponível para a fotossíntese. Com menos energia disponível, diminui a produção de grãos e o rendimento total da colheita;
  • perda de peso dos grãos pela desidratação, prejudicando a formação adequada dos tecidos e reduzindo o teor de água nos grãos;
  • qualidade nutricional inferior pelas alterações na composição química dos grãos, resultando em menor teor de proteínas e óleos;
  • prejuízo visual causado pelas manchas escuras nos grãos de soja, reduzindo o valor comercial dos grãos.

Por tudo isso, priorize a adoção de medidas de manejo adequadas, como as citadas anteriormente, visando preservar a qualidade dos grãos de soja.

Nesse artigo, nós conferimos várias informações sobre a mancha-púrpura na soja, como os prejuízos que ela causa e, principalmente, as formas de eliminar o problema.

Gostou do artigo? Então, continue se informando sobre a soja lendo também o conteúdo Cultivo de soja: o que você precisa saber sobre o assunto.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.