Clima: fenômeno La Niña deve continuar até abril de 2022

Clima: em 2022, fenômeno La Niña deve continuar até abril

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), em seu relatório de janeiro, apontou que o fenômeno La Niña deve continuar até abril de 2022.

Neste mesmo relatório, houve a perspectiva de uma transição de El Niño Oscilação Sul (ENSO) para neutro, no período de abril a junho, com 51% de chance de ocorrência.

Entretanto, poderá haver atualização dessas informações no relatório de fevereiro, que ocorrerá nos próximos dias.

Previsão trimestral do Inpe

A previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para o trimestre fevereiro-março-abril aponta probabilidade de chuvas acima da média histórica em grande parte das regiões Norte e Nordeste.

Para uma ampla área da Região Sul e do sul do Mato Grosso do Sul, o instituto indicou probabilidade de chuvas abaixo da média. Ainda, não descarta ocorrências de eventos com chuvas expressivas no Sul do Brasil.

O Inpe também menciona 83% de probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña, o que poderá resultar em déficit de precipitação em FMA, que é um indicador para possíveis ocorrências de incêndios florestais.

Ainda segundo o instituto, há indicações de volumes acima da média na porção norte da Região Sudeste. Já para a temperatura do ar, a previsão aponta níveis acima da faixa normal entre o sul e leste do Brasil.

Perda de produção e janela de plantio

Apesar das chuvas propiciarem o início do cultivo de forma antecipada no centro-norte do país, em parte do Sudeste, MS e Região Sul do Brasil, as adversidades climáticas ocorridas entre novembro e dezembro de 2021 ocasionaram, além de perdas de produção, o adiamento da janela de plantio para as culturas de segunda safra.

Recomendação dos especialistas em agro do BB

O Banco do Brasil conta com mitigadores de risco para que o produtor possa se precaver de situações climáticas adversas, tais como o seguro agrícola e o seguro agrícola faturamento.

Além disso, o BB realizou recentemente parceria com a FieldPRO, desenvolvedora de um dispositivo inteligente de monitoramento das condições climáticas e de solo, que capta dados e utiliza inteligência artificial para interpretá-los e, assim, fornecer informações confiáveis e precisas.

Os dados fornecidos são personalizados para a microrregião do produtor, que pode, ainda, customizar os seus alertas. Essa tecnologia, disponível em nossa loja virtual, pode auxiliar o produtor a planejar cada etapa da lavoura, de forma a reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.