Geomapa Rural

GeoMapa Rural: entenda o que é e como funciona com infográfico especial

A partir de determinações do Banco Central, os produtores que fizerem operações de crédito rural deverão informar as coordenadas geodésicas das glebas financiadas de sua propriedade. Para esse fim, o Banco do Brasil disponibilizou o GeoMapa Rural, uma ferramenta que facilita as coisas para o produtor.

Trata-se de uma facilidade que pode ser empregada por qualquer produtor utilizando seu aparelho celular ou o computador instalado em sua residência ou escritório. Com ele, você obtém os dados necessários e os envia ao Banco do Brasil, como determinado pela legislação vigente.

Continue a leitura e entenda o que é e como funciona o GeoMapa Rural.

O que é o GeoMapa Rural?

Do mesmo modo que é indispensável realizar a regularização da atividade agrícola, outras medidas podem ser necessárias, como o fornecimento de informações complementares sobre a lavoura. Acompanhe e saiba mais.

Em 25 de junho de 2015, o Banco Central (Resolução No 4.427) autorizou a “utilização do sensoriamento remoto para fins de fiscalização de operações de crédito rural”. Ao mesmo tempo, determinou o registro das coordenadas geodésicas do empreendimento financiado por aquelas operações.

Nessa mesma direção, Resolução do Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN No 4.902, de 25 de março de 2021) consolidou a referida determinação. Entre outras medidas, devem ser fornecidas “as coordenadas geodésicas com os pontos necessários à identificação do perímetro que define a área da lavoura”.

Informações dessa natureza são utilizadas tanto pelo Banco Central, para o controle das operações de crédito rural, como pelos bancos agentes de financiamento agrícola, para a fiscalização referente à utilização dos recursos liberados. Para ajudar o produtor nessa empreitada, o Banco do Brasil utilizou a tecnologia e lançou o GeoMapa Rural.

Com essa ferramenta, o usuário consegue facilmente capturar e transmitir ao BB as coordenadas geodésicas das áreas da lavoura em sua propriedade e que farão uso do crédito rural. Está disponível como página da web (site) e como aplicativo para ser baixado e instalado no aparelho celular ou tablet do produtor.

Essa facilidade confere maior agilidade às operações de crédito solicitadas pelos produtores rurais. No site, é possível realizar a subida de um arquivo de coordenadas capturadas anteriormente em um aparelho GPS, ou fazer a subida de diversos arquivos de uma só vez.

Que funcionalidades e benefícios oferece?

O GeoMapa Rural pode ser utilizado por qualquer cliente do Banco do Brasil, seja pessoa física ou jurídica.

Pelo aplicativo mobile, é possível capturar as coordenadas geodésicas da gleba a ser cultivada mesmo sem conexão com a internet.

Pelo site, por sua vez, é possível fazer o upload de arquivos das coordenadas ao Banco de Dados Geográficos do BB – nesse caso, é preciso estar logado na sua conta do BB para o sistema identificar a origem dos dados. Além disso, é possível incluir outras feições da fazenda.

Veja a seguir como o GeoMapa Rural funciona e incorpore essa nova atividade na gestão da fazenda.

Como funciona?

A obtenção dos dados necessários e a utilização do aplicativo são operações bem simples. No entanto, é recomendável que você entenda o que elas significam.

Coordenadas geodésicas são constituídas pela latitude, longitude e altitude dos vértices e pontos de inflexão no terreno. Esses dados, por sua vez, permitem localizar qualquer ponto na superfície do planeta e, por essa razão, são importantes e passaram a ser exigidos nas operações de crédito rural.

Há dois momentos necessários para a conclusão do funcionamento do GeoMapa Rural. Primeiramente, se faz a captura propriamente dos dados referentes à gleba da lavoura e, em seguida, procede-se ao envio desses dados ao Banco do Brasil.

Desse modo, o papel do aplicativo é, sobretudo, ajudar o produtor a descobrir diretamente no campo as coordenadas de sua lavoura. Na sequência, o próprio GeoMapa Rural auxilia no envio dos dados capturados, cumprindo a exigência do Banco Central antes referida.

Procedimentos para uso do aplicativo

Após acessar o aplicativo, você deve clicar em “Glebas”. Na tela respectiva, indique a cultura que será implantada. Em seguida, clique em “Capturar”.

A identificação da gleba em questão pode ser feita percorrendo os limites ao longo do perímetro da área. Você só precisa digitar o CNPJ (ou CPF), o nome e uma descrição da gleba. Então, é só clicar em “captura automática”.

A partir desse momento, você deve iniciar o percurso do perímetro da gleba e, quando concluir o caminhamento, clique novamente no mesmo botão. Os dados capturados aparecerão na tela.

Existe outra forma de realizar a operação por meio da “Captura manual”. Para isso, após clicar nesse botão, clique no mapa (imagem do Google Maps), nos pontos de vértices do perímetro, diretamente na tela do smartphone ou tablet. Os dados capturados aparecerão na tela.

Em ambas as situações, a tela com os dados capturados permite sua edição (fazer pequenos ajustes de dados ou de posição) ou o encaminhamento para o Banco do Brasil. Se você desejar, por qualquer razão, também pode excluir essa captura antes de enviá-la e depois fazer outra.

O envio das glebas ao BB não necessariamente presume que as mesmas serão utilizadas em um financiamento rural, pois você pode subir quantas glebas desejar e utilizar no financiamento apenas as que forem mais adequadas para o momento.

Como obter o GeoMapa Rural?

O aplicativo GeoMapa Rural está disponível para smartphone, tablet e iPad. Para esse fim, pode ser baixado nas lojas Play Store, do Google (Android) ou App Store, da Apple (iOS).

Sua instalação é fácil e rápida, como a maior parte dos aplicativos. A utilização do GeoMapa Rural está especialmente indicada para os produtores rurais e para os técnicos que realizam assistência à propriedade.

Para o melhor emprego dessa facilidade, é possível consultar na página do Banco do Brasil, na Aba Agronegócios, informações sobre o GeoMapa Rural. Além disso, há um vídeo explicativo sobre o funcionamento da ferramenta. Também é possível consultar o roteiro presente no próprio aplicativo.

Preparamos um infográfico especial sobre o GeoMapa Rural! Confira a seguir as principais informações sobre o que é, sua obrigatoriedade, as funcionalidades e quem pode utilizar o aplicativo.

geomapa rural

Como você pode ver, o GeoMapa Rural trouxe facilidades para o produtor rural na hora de atender às determinações do Banco Central para as operações de crédito rural.

Entre em contato com o Broto e esteja sempre bem assessorado em suas operações agrícolas.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

19 Comentários

    Qualquer pessoa física pode baixar, mesmo não sendo cliente do banco do Brasil

      Olá, Claudemir. Como vai? Sim, qualquer pessoa pode baixar e gerar o polígono. Para enviar ao banco, aí sim, precisa ser cliente. Grande abraço!

    Ótimas informações
    Essencial para a nossa atividade

      Estamos juntos, Odil. Abração!

    Bom dia não consigo realizar a captura de área, o site esta com problema????

      Oi, Ricardo. Como vai? Pode ter sido alguma instabilidade. Se não der certo, tente o suporte técnico do próprio aplicativo. Grande abraço!

    Como salvar o geomapa em kml?

      Olá, Cícero. Tudo bem? Utilizando o aplicativo GeoMapa Rural, a medição de sua área ou gleba é efetuada, salva e enviada ao BB já no formato kml. Além disso, também os aparelhos GPS podem gerar o arquivo nesse formato ou utilizando-se o Google Earth, assim como outros softwares que trabalhem com geoprocessamento, como QGis e ArcGis. Abraço e sucesso.

    Olá, como excluir uma gleba no GeoMapa rural?

      Oi, José Antônio. Como vai? No GeoMapa Rural é possível excluir as glebas que ainda não foram enviadas. Para selecionar as glebas a serem excluídas, dentro da opção “Listar Glebas”, na aba de glebas “Não Enviadas”, basta clicar no símbolo da lixeira. Se for mais de uma gleba a ser excluída, selecione as que forem indesejadas e, no canto inferior esquerdo da tela, clique em “Excluir”. Após o envio, ainda não é possível comandar a exclusão. Caso já tenha enviado uma gleba por engano ou seja necessária alguma retificação nela, basta enviar uma nova gleba com as devidas correções. Grande abraço!

    Boa tarde, esse aplicativo ainda pode ser baixado pela play store?

      Olá, Giordana. Como vai? Sim, continua disponível na Play Store. Abraços!

    Olá, tenho uma propriedade rural agricola produtiva, e nessa propriedade se encontra a sede do imóvel (casa, terreiro para secagem de graos e máquina secadora).
    Posso incluir também essa parte da área ( benfeitorias) no geomapa para concessão de um crédito?

      Oi, Paulo! Como vai? Para concessão de crédito, a gleba deve refletir a área que efetivamente será financiada, devendo ser descontadas áreas de benfeitorias, rios e lagos, etc.
      Abraço e sucesso!

    Como enviar um KML do computador?

      Oi, Rafael! Tudo bem? Para inclusão de uma gleba salva no computador é preciso utilizar o GeoMapa da web. Segue o link: https://www.bb.com.br/site/agronegocios/geomapa-rural/.
      Abraço e sucesso!

    Se, caso for capturado por engano uma “gleba” que não corresponde a área da fazenda e essa gleba foi enviada para o Banco, a mesma foi selecionada para um financiamento de lavoura, como e quando é possível saber ou detectar o engano na localização da área financiada!?

      Olá, Francisco! Como vai? Pelo aplicativo GeoMapa Rural, é possível capturar as coordenadas geodésicas da gleba a ser cultivada, atendendo às
      determinações do Banco Central. O envio das glebas ao BB não necessariamente presume que as mesmas serão utilizadas em um financiamento rural, pois você pode subir quantas glebas desejar e utilizar no financiamento apenas para as que forem mais adequadas ao momento. Sugerimos certificar-se de que as informações referentes à localização do imóvel estejam corretas de acordo com a matricula e dados constantes no CAR. Usualmente, no momento da análise da proposta de crédito rural, são verificadas pela agência de relacionamento as compatibilidades das glebas vinculadas ao respectivo imóvel e suas coordenadas geodésicas. Caso seja identificada alguma divergência, o cliente é avisado para tomar as devidas providências. Grande abraço!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.