Fundecitrus revela que greening está presente em 43 milhões de árvores do país

Fundecitrus revela que greening está presente em 43 milhões de árvores do país

De acordo com o Fundecitrus, atualmente, o greening está presente em quase 25% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. Em outras palavras, a doença está atingindo 43 milhões de árvores no país. É a mais alta incidência já registrada desde 2004.

Apesar do cenário preocupante, a colheita segue firme até o final de dezembro, impulsionada pelas chuvas ocorridas desde o início de novembro, que vêm aliviando o estresse hídrico dos pomares.

Como está o mercado de laranja no momento?

Em novembro, a indústria pagou ao produtor de larajna, em média, R$ 28,90 pela caixa de 40,8 kg para processamento. A caixa da fruta para mesa foi comercializada a R$ 40,90.

Para o suco de laranja, o consumo e a produção estão aquecidos, e o Brasil segue como líder mundial na produção e exportação do produto. Os baixos estoques mundiais remanescentes da safra encerrada seguem exercendo pressão altista sobre os preços no mercado externo. A tendência, mediante a confirmação da quebra da safra atual, é que os preços continuem firmes a médio prazo.

Na Flórida, nos Estados Unidos, as expectativas são de que a safra 21/22 reduza 1,5%, embora as condições de cultivo da laranja estejam favoráveis. O país, que já foi o segundo maior produtor de laranja do mundo, vem perdendo espaço para China e Índia, mas continua sendo o maior consumidor mundial de suco de laranja.

Recomendação dos especialistas

O greening ainda é uma doença sem cura. Por isso, estratégias preventivas de manejo são essenciais para reduzir sua disseminação, progresso e danos. Para tanto, uma das ações é proteger a planta contra o inseto-vetor (controle do psilídeo), e a outra é a eliminação de fontes de inóculo (plantas doentes), dentro das propriedades e ao redor delas.

No cinturão citrícola, as ações externas de controle biológico e a substituição de plantas atrativas ao psilídeo em áreas urbanas têm auxiliado os citricultores, assim como o Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, maior sistema de monitoramento do psilídeo do mundo.

Além disso, vale lembrar que o Banco do Brasil dispõe de linhas de investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de pomares.

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.