Saiba mais sobre os tipos de fertilizantes especiais
Você já ouviu falar em fertilizantes especiais? São tipos de adubos produzidos de maneira diferenciada, elaborados para atender objetivos de cada espécie de plantação. Esse produto é composto de micro e macronutrientes que as culturas precisam para se desenvolver de acordo com a necessidade do agricultor.
Os fertilizantes especiais têm como base os fertilizantes convencionais, que passam por diversos processos biológicos, químicos ou físicos para potencializar a sua concentração, solubilidade e eficiência. Eles são absorvidos de forma rápida, fato que promove uma nutrição acelerada da lavoura. Ao utilizar a dosagem exata, os fertilizantes aumentam a produtividade em até 20% na comparação com adubos padrões.
Neste artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre esses fertilizantes que estão transformando diversos tipos de agricultura. Continue a leitura!
O que são fertilizantes especiais?
Os fertilizantes especiais são adubos que podem conter, em suas composições, tanto macronutrientes – como nitrogênio, fósforo e potássio, o chamado NPK – quanto micronutrientes, a exemplo de boro, ferro e manganês.
Mas o que os tornam mais potentes são as substâncias que os complementam — vamos falar sobre isso mais adiante. Normalmente, esses produtos são elaborados de maneira concentrada para tornar a sua aplicação e o manejo mais facilitados.
Suas formulações são feitas, também, com algumas propriedades que tornam a liberação das substâncias mais lenta e controlada. Isso auxilia na melhor absorção pelas plantas e intensifica a estabilização do composto. Os fertilizantes especiais contêm certos tipos de polímeros para que a ação do adubo dure muitos meses.
Quais são os tipos de fertilizantes especiais?
Para alcançar bons resultados com a lavoura, é preciso ter estratégias e escolher os recursos ideais. Nesse sentido, fazer uso de fertilizantes adequados ao tipo de cultura é fundamental. Por essa razão, faz toda a diferença conhecer os tipos de fertilizantes especiais que existem no mercado e suas funções.
Fertilizantes organominerais
Toda a produtividade de uma cultura parte do princípio de como está a qualidade do solo. Uma das técnicas agrícolas que podem ser implementadas é por meio do uso de fertilizantes organominerais. Esse tipo de fertilizante é produzido por adubos orgânicos que são potencializados com substâncias minerais. Assim, essas composições superam as carências orgânicas de diversas culturas.
Esse tipo de produto é produzido com a seguinte composição: macronutrientes para os produtos com micronutrientes primários, que devem ter teor de no mínimo 10%, a capacidade de troca catiônica (CTC) mínima de 80 mmolc Kg-1, umidade máxima de 30% e mínimo 8% de carbono orgânico.
Além de nutrir as plantações, esses fertilizantes intensificam a qualidade do solo, principalmente as suas funções biológicas. Eles promovem uma excelente nutrição mineral, que tem como resultado a oferta de matérias orgânicas essenciais para a cultura, sobretudo, substâncias húmicas que entregam diversos benefícios à agricultura, como maior potencial vegetativo e radicular e mais resistência ao estresse que o ambiente provoca.
Com isso, ocorre a intensificação da produção de milho, feijão, soja, café e outras infinidades de grãos, cereais, hortaliças, frutíferas etc. Podem ser aplicados na preparação do solo, para a semeadura, no transplante de mudas e na adubação de cobertura.
Fertilizantes com adição de poliminerais
Os fertilizantes especiais com adição de poliminerais são acrescidos de polímeros. Os polímeros são elementos de natureza sintética que envolvem e protegem os fertilizantes minerais ao ficarem encapsulados. Esses adubos se diferenciam a partir da composição química que os envolvem e da espessura do revestimento. Os diferenciais citados influenciam no preço dos produtos e na ação que eles realizam nas plantações.
Os fertilizantes poliminerais podem ser aplicados nas mesmas condições dos fertilizantes convencionais. A diferença desse tipo de fertilizante está no intenso resultado da adubação e na redução de nutrientes que ocorrem, principalmente, nas lixiviações e na possibilidade de desperdício que outros fertilizantes apresentam.
Biofertilizantes
O preparo do solo é a base para uma colheita em grande quantidade e qualidade. Por essa razão, é fundamental que o solo seja adubado com fertilizantes eficientes. Os compostos orgânicos que são submetidos à compostagem se transformam em biofertilizantes ou fertilizantes orgânicos. Eles provêm de diversas matérias orgânicas, até mesmo aquelas confeccionadas em casa, em composteira, por exemplo.
Os biofertilizantes são adubos totalmente sustentáveis que beneficiam o meio ambiente e cuidam do cultivo das plantas de maneira suave, porém completa. São fertilizantes isentos de defensivos. Eles atuam nos fatores nutricionais, fisiológicos e biológicos das plantas, para intensificar o crescimento e o momento de colheita com mais celeridade. Vale ressaltar que até mesmo restos de comida são considerados matéria orgânica capaz de ser transformada em biofertilizantes.
Veja alguns tipos substâncias que formam o fertilizante orgânico:
- esterco de galinha, peru e gado;
- frutas, verduras, legumes e seus resíduos;
- galhos;
- folhas.
Por que contar com esse tipo de insumo?
Como o próprio nome o denomina, esses tipos de fertilizante têm propriedades especiais, ou seja, são produzidos com propósitos bem estabelecidos. Como vimos, os biofertilizantes adubam as culturas sem agressão ao meio ambiente, os poliminerais atuam por maior tempo nos espaços de plantio e os organominerais cuidam do solo com diversas propriedades minerais.
Os fertilizantes especiais são substâncias que geram maior esperança aos agricultores que desejam ver o desenvolvimento das suas culturas de forma progressiva, eficaz e sustentável. São importantes aliados da produtividade no campo.
Se você gostou deste artigo, aproveite para saber mais sobre os principais cuidados que precisa adotar na aplicação de fertilizantes na bordadura dos terrenos.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.
1 comentário