Fazenda inteligente

Fazenda inteligente: entenda a importância para seu negócio

Em tempos de agricultura 4.0, a aplicação de tecnologias em praticamente todas as etapas de sua atividade de safra é algo mais do que necessário para seu negócio. É estratégico! 

Afinal, o tão debatido conceito de fazenda inteligente não se limita unicamente a implementar novas ferramentas e sistemas aos seus processos agrícolas, mas também visa agregar inúmeros outros fatores essenciais para o setor agro, como redução de custos, compromisso socioambiental, otimização operacional e aumento de produtividade. 

Mas, no seu caso, você já sabe como transformar o seu negócio em uma fazenda inteligente? Conhece soluções e ferramentas que podem ser implementadas à sua rotina? Que vantagens práticas elas podem agregar? 

Enfim, essas e muitas outras questões serão debatidas ao longo deste post. Sendo assim, vamos direto ao que interessa. Boa leitura! 

Afinal, o que define uma fazenda inteligente? 

O conceito de fazenda inteligente é amplo e, de fato, pode englobar inúmeros fatores que tornam uma área produtiva mais eficiente, moderna e sustentável. 

No entanto, de uma forma geral, o que define uma fazenda inteligente é a capacidade de agregar diferentes soluções tecnológicas capazes de proporcionar melhorias práticas tanto para os processos de produção quanto para a qualidade final do produto que chega à mesa do consumidor. 

E isso, claro, envolve questões como automação no campo, sustentabilidade, compromisso e respeito com o meio ambiente, redução de riscos e custos, experiência do consumidor etc. 

Sendo assim, a melhor definição para uma fazenda inteligente é a de transformação de uma simples área de plantio em uma empresa rural capacitada tecnologicamente para planejar, monitorar e controlar suas produções e, ao mesmo tempo, oferecer produtos de máxima qualidade ao mercado e com compromisso socioambiental. 

E quais as vantagens agregadas em uma fazenda inteligente? 

Um dos principais objetivos de uma fazenda inteligente é gerir dados e informações essenciais para os gestores planejarem e tomarem as decisões mais assertivas em suas safras. 

Logo, a primeira vantagem prática a ser destacada em uma fazenda inteligente é a possibilidade de uma completa transformação digital na gestão da empresa rural, permitindo, assim, que seus planejamentos, processos e operações passem a ser realizados com base em dados e informações exatas. 

Na prática, isso agrega desde a facilidade para previsões de plantio até a otimização de controles específicos, como compras, estoques, produtividade etc. 

Além da gestão, muitos processos operacionais também podem ser otimizados graças ao advento de novas tecnologias e ferramentas, o que permite, por exemplo, monitorar fatores meteorológicos, agilizar o processo de plantio de sementes, controlar o volume de população de sua lavoura etc. 

Para exemplificar melhor quais vantagens podem ser agregadas nessa transformação de uma fazenda inteligente, vale destacar: 

  • otimização de processos gerenciais e operacionais; 
  • aumento de controles; 
  • redução de custos; 
  • redução de desperdícios e riscos; 
  • maior previsibilidade
  • aumento da produtividade; 
  • rastreabilidade e monitoramento de operações; 
  • automação do plantio e de outros processos. 

E que tipos de soluções podem transformar uma fazenda inteligente? 

Hoje, são inúmeras as soluções existentes no mercado agrícola que permitem proporcionar uma verdadeira transformação digital em diferentes etapas de gerenciamento e operação nas lavouras. 

Logo, o que vamos destacar a seguir é apenas uma pequena lista dessas ferramentas e sistemas disponíveis no setor que têm possibilitado a muitas empresas agregar o conceito de fazenda inteligente no Brasil. 

Porém, há uma infinidade de outras soluções que podem ser encontradas em plataformas digitais para o agronegócio. 

Vamos conferir algumas delas? Anote aí! 

Telemetria 

Já imaginou ter sensores inteligentes de telemetria acoplados às suas máquinas e implementos agrícolas com o intuito de transmitir, em tempo real, dados e informações essenciais para as suas operações? 

Bom, isso já é possível e, inclusive, é uma realidade crescente em fazendas inteligentes do Brasil e do mundo, permitindo que agricultores controlem e monitorem diversas etapas de suas operações ainda em campo. 

Na prática, as ferramentas de telemetria permitem saber qual máquina rende melhor em cada operação, quais são os custos agregados nelas, seus históricos produtivos, manutenções necessárias, entre inúmeros outros dados. 

A Farmers Edge, por exemplo, desenvolve um desses softwares de telemetria disponíveis no Brasil, que opera com imagens de satélite, dados meteorológicos e dispositivos telemáticos, disponibilizando, assim, informações fundamentais para a otimização e o controle de todos os processos agrícolas de uma fazenda inteligente. 

Sensores e equipamentos inteligentes 

Entre os exemplos de soluções modernas para fazendas inteligentes, podemos citar o uso de sensores e equipamentos avançados na otimização das lavouras. 

Isso engloba, por exemplo, sensores de sementes, dosadores pneumáticos, condutores, tratores automatizados, atuadores elétricos, entre outros. 

Para exemplificar melhor, podemos destacar uma solução no mercado nacional: o Bulls Eye, um condutor de sementes para sistemas pneumáticos com um design moderno e inteligente, que permite espalhar as sementes no solo de forma estratégica, respeitando um espaçamento ideal entre elas. 

O mesmo destaque vale para o sensor de sementes WaveVision, também disponível no Brasil. Na prática, essa solução proporciona uma leitura sem erros das sementes lançadas no solo, capaz de diferenciá-las de torrões, terra ou grafite. 

Softwares de agricultura de precisão 

A agricultura de precisão é um dos fatores mais imprescindíveis em uma fazenda inteligente, e o advento de inúmeros softwares específicos tem tornado essa estratégia ainda mais viável para as empresas rurais. 

Como exemplo prático, no Brasil, podemos destacar sistemas como o Smart VR, o FieldPRO e o Starksat, todos softwares de alto desempenho para monitorar, controlar e disponibilizar ao agricultor dados e informações essenciais para a sua lavoura, desde os meteorológicos até os gerenciais. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o conceito de fazenda inteligente e como o uso dessas tecnologias e soluções podem agregar tanto na eficiência operacional de sua lavoura como na gestão geral de seus processos. E como bem vimos, mais do que aumentar a sua produtividade, essa transformação também possibilita reduzir custos, riscos, perdas e até mesmo oferecer melhores experiências à mesa do consumidor. 

A Broto é uma plataforma digital para o agronegócio que conta com inúmeras soluções tecnológicas para a agricultura de precisão.

Curtiu as dicas sobe fazenda inteligente? Quer ficar por dentro de muitas outras novidades do agronegócio? Então, se inscreva em nossa newsletter e receba as próximas publicações, ofertas e dicas em primeira mão. Até lá! 

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

    gostaria de saber mais sobre a fazenda inteligente !!!!!

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.