Saiba em que pé está a colheita do arroz safra 21/22, bem como sua comercialização
A colheita do arroz safra 21/22 segue firme nos principais estados produtores do Brasil. A projeção da Conab indica que, até o dia 21/03, 35,4 % da área cultivada no país já havia sido colhida.
A safra brasileira de arroz, na temporada 21/22, teve redução de 2,4% na área plantada ante a safra anterior, atingindo 1,6 milhão de hectares, enquanto a produção poderá atingir 10,3 milhões de toneladas, redução de 12,1% ante a safra 20/21, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O clima tem apresentado situações distintas a depender da região, com estresse hídrico na Região Sul e excesso de precipitações nas regiões Centro-Oeste e Norte, o que compromete o desempenho e vem sendo um dos fatores determinantes para a redução da safra 21/22.
Comercialização do arroz
Segundo o Cepea, a demanda por arroz em casca esteve ligeiramente maior no Rio Grande do Sul (RS) nos últimos dias. Indústrias gaúchas e de outros estados buscaram repor seus estoques e também aumentaram as ofertas de compra para efetivarem novos lotes. A maioria dos produtores se mantém retraída.
Nesse cenário, os valores do arroz continuam em alta. A média ponderada no RS, representada pelo Indicador Cepea/Irga-RS, subiu 3,83% no acumulado de março, fechando a R$ 76,80/saca de 50 kg na quinta-feira, 24/03.
As exportações brasileiras de arroz em base casca, em fevereiro deste ano, totalizaram 135,3 mil toneladas, aumento de cerca de 65% em relação ao mesmo mês de 2021, quando as vendas externas somaram 81,9 mil toneladas, conforme divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz. Os bons volumes exportados contribuíram para a recuperação dos preços internos.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o Banco do Brasil disponibiliza as linhas de proteção Opções Agro BB.
As opções negociadas pelo banco são contratadas mediante o pagamento de um prêmio. Com isso, o produtor passa a ter o direito de exercer a opção, na data do vencimento, caso seja vantajoso. A comercialização do produto no mercado físico é livre e pode ser feita a qualquer momento.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.