economia circular agronegócio

Como aplicar a economia circular no agronegócio?

A preocupação com o futuro do planeta, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável como um todo têm feito surgir uma série de conceitos essenciais para a manutenção de negócios. Economia circular no agronegócio é um exemplo prático desses conceitos, que contribuem — e muito — para a sustentabilidade do agro.

Portanto, você, independentemente do porte da sua lavoura, precisa dar atenção a essa questão. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

Entenda o que é economia circular

Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico com o melhor uso dos recursos naturais. Para que isso seja feito, são adotados novos modelos de negócios que incluem a otimização de processos, dependendo de menos matéria-prima virgem. Assim, prioriza recursos mais duráveis e renováveis.

Desse modo, a economia circular se embasa na forma de desenhar, produzir e comercializar produtos, garantindo o uso e a recuperação mais inteligente de recursos naturais.

Esse processo causa um tipo de aperfeiçoamento do sistema econômico, visando um novo relacionamento com os recursos naturais e sua utilização pelos diversos ramos da indústria.

Conheça os princípios da economia circular

A economia circular funciona a partir de alguns princípios básicos. Vamos discorrer com mais detalhes sobre eles nos próximos tópicos.

Minimização da extração de recursos

O primeiro pilar da economia circular é reduzir ao máximo a extração de recursos naturais. Sabemos que, quando falamos em agronegócio, existem diversos produtos utilizados na lavoura que dependem de recursos naturais para serem produzidos. Um exemplo clássico disso é a própria água, indispensável para qualquer tipo de plantio.

Contudo, a tecnologia já oferece soluções que utilizam o mínimo de recursos naturais. No caso da água, existem sistemas que a captam da chuva e fazem o armazenamento em represas, podendo ser utilizado posteriormente na lavoura.

Estudos mostram dicas de como usar cisternas para realizar a captação e armazenamento. Isso evita o uso da água disponível em açudes, lagos ou extraída do subterrâneo.

Aumento da eficiência em processos e produtos

Outro pilar essencial é o aumento da eficiência no desenvolvimento dos produtos, bem como nos processos de uma empresa. Em outras palavras, significa fazer mais com o mesmo número de insumos e materiais utilizados atualmente. Para que isso aconteça, é fundamental analisar com detalhes cada custo que a lavoura apresenta.

Um exemplo disso é a busca por ativos naturais para o combate à praga agrícola de fitonematoides, presente no solo e que afeta, sobretudo, soja, algodão, café, feijão, milho e cana-de-açúcar. Ao invés de usar compostos sintéticos que podem prejudicar o solo e a saúde humana, cientistas buscam formas de combate ao problema com o uso de resíduos agroindustriais dos setores sucroalcooleiro, oleoquímico e de papel e celulose.

Saiba como a economia circular pode ser aplicada no agronegócio

O nosso país tem realizado uma boa adesão à economia circular, especialmente o setor do agronegócio. Afinal, por ser próximo à natureza, os ideais de sustentabilidade e de preservação podem ser aplicados de forma ampla e integrada.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 76% das empresas já adotam alguma iniciativa em torno desse conceito. Entre as práticas mais comuns estão, justamente, a reutilização de água e a reciclagem. De acordo com o mesmo estudo, 60% delas acreditam que a economia circular gera empregos.

Reciclagem

Esse tipo de economia presume a reutilização de produtos adquiridos até que não seja possível extrair mais nenhum uso deles. Quando isso acontecer, esses itens devem ser encaminhados para reciclagem, podendo ser utilizados até o seu esgotamento por outras empresas ou pessoas. Exemplos recentes são a reutilização de plástico do silo-bolsa e a criação de sistema de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.

Porém, atenção: apesar de estar muito presente nesse processo, a economia circular não se trata somente de reciclagem.

A ideia central desse conceito no agronegócio é aproveitar todos os recursos ao máximo, buscando formas de produzir riquezas com menos insumos da natureza. Mas também insere a participação de equipamentos e de outros produtos que podem substituir os que são originários da natureza.

Desse modo, produtos que seriam descartados se tornam matérias-primas secundárias. Assim, você diminui o impacto ambiental e, além disso, reduz os próprios custos da lavoura.

Adubo orgânico

Outro exemplo prático é fazer, sempre que possível, o adubo orgânico. De acordo com especialistas, “todas as fontes de material orgânico que não contenham elementos tóxicos ou contaminantes podem ser utilizadas”, sendo uma fonte de nutrientes lenta e duradoura. É necessário apenas ter atenção à composição nutricional, que pode não ser balanceada.

Uma alternativa é investir no uso de restos de plantas como parte da ração de animais. Segundo publicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), exemplos que podem ser usados são:

  • raspas de mandioca;
  • palhada e sabugos de milho, sorgo etc.;
  • palhada e cascas de feijão;
  • folhagem e manivas de mandioca;
  • restos de sisal;
  • folhagens secas de plantas nativas.

Em resumo, a aplicação da economia circular no agronegócio deve incluir os seguintes passos:

  • reduzir o desperdício dos recursos utilizados na lavoura, bem como a poluição;
  • favorecer a regeneração dos sistemas naturais que, eventualmente, tenham sido prejudicados pela plantação;
  • dar a preferência por materiais e matérias-primas de longa duração.

Como você pode perceber, a implementação da economia circular no agronegócio não pressupõe a diminuição da produção agrícola, bem como da própria geração de lucro. O foco é possibilitar que os seus interesses comerciais enquanto produtor rural andem de mãos dadas com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente.

Veja como utilizar a tecnologia na economia circular

Você deve imaginar que praticamente nenhuma ação que visa à sustentabilidade estará descolada da tecnologia. Afinal, a economia circular depende de ferramentas tecnológicas para implementar as ideias de reciclagem e a reutilização de produtos e insumos agrícolas da forma mais precisa e eficaz possível.

Uma das tecnologias mais utilizadas é a Internet das Coisas (IoT). Trata-se de um conceito que une, em grande velocidade, o meio físico e o digital. De acordo com artigo da revista Confins, por meio do IoT no campo, podemos:

  • realizar a detecção e o monitoramento da produção;
  • analisar o desenvolvimento de culturas;
  • realizar o controle de desempenho zootécnico animal;
  • avaliar o processamento de alimentos;
  • prever variáveis meteorológicas.

Outra tecnologia importante é chamada de Big Data (grande volume de dados, em tradução livre). Aqui, estamos diante de um grande conjunto de dados dos plantios atuais e passados. Por meio dessas informações, você pode emitir relatórios com uma série de dados sobre a eficiência do uso dos produtos na lavoura, bem como da qualidade dos seus processos.

Além disso, sua fazenda necessitará de softwares de gestão agrícola que facilitem a gestão de estoque, financeiro e contabilidade. Você já usa algum?

É importante entender que a economia circular no agronegócio está e vai continuar a revolucionar o setor. É natural que os processos para atingir esse fim sejam adaptados com frequência, afinal, estamos falando de uma mudança que costuma gerar dificuldade inicial. Contudo, com o passar do tempo, fará parte do dia a dia, possibilitando a adoção de novas práticas que tornem os processos ainda mais otimizados e eficientes.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo outros assuntos que podem ser aplicados na sua produção rural? Neste conteúdo, mostramos o que é a adubação de sistemas. Confira!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.