Desempenho das safras de soja e milho pode reduzir custo de produção de leite
A estimativa de safra recorde de soja e milho para 2022 pode indicar uma freada no movimento de alta com custos da ração concentrada ou até uma queda nesse importante item do custo de produção de leite.
Por outro lado, como tudo que depende do clima, cabe atenção especial às recentes perdas de produtividade das lavouras de soja em milho em partes da Região Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul.
Influência dessas commodities no custo de produção de leite
Nos momentos de colheita de soja e milho, normalmente ocorre uma pressão de oferta. Isso resulta num período sazonal de preços mais baixos. Assim, o produtor deve ficar atento às oportunidades de preço desses produtos para efetuar compras de estoque ou travas de preço.
Setor ainda tenta se recuperar
Os preços ofertados pelo litro de leite em dezembro de 2021 apresentaram média de R$ 2,12, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse valor apresenta desvalorização nominal de 0,24% em relação ao pagamento de dezembro de 2020 e queda de 2,96% sobre novembro de 2021.
De acordo com o Centro de Inteligência do Leite da Embrapa, a pandemia trouxe desorganização às cadeias mundiais de produção e suprimentos em 2020 e 2021, com elevação de custos e, em alguns casos, riscos de desabastecimento.
O custo de produção de leite ficou em evidência durante todo o período, especialmente em itens como alimentação concentrada, suplementação mineral, energia e combustíveis. Tal situação exigiu do produtor de leite um foco no fluxo de caixa e na rentabilidade da atividade.
Possível aumento da demanda por lácteos
Ainda segundo o Centro de Inteligência da Embrapa, há expectativa de aumento da demanda por lácteos, devido à expectativa de redução de desemprego, injeção de recursos na economia por meio do Auxílio Brasil e aumento dos preços e da demanda internacional, especialmente pela Ásia e África.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
Diante do cenário que se desenha, o produtor de leite pode contar com o apoio do Banco do Brasil, por meio do BB Custeio Agropecuário, para aquisição de insumos e despesas de mão de obra e serviços eventuais.
Além disso, pela linha Investe Agro do BB, o produtor pode investir em infraestrutura, compra de animais e material genético e até aquisição de novas áreas para a produção leiteira.
Nascemos para ajudar os produtores rurais a expandirem os seus negócios de forma segura e sustentável. Temos produtos, serviços, cursos, informação, eventos e muito mais! Um ecossistema digital completo. Somos o seu jeito digital de fazer agro.