Cultivo de milho

Cultivo de milho: quais os passos necessários para fazê-lo de forma correta?

O cultivo de milho é uma das mais expressivas atividades agrícolas no Brasil. Adaptado às diversas regiões do país, os sistemas de cultivo permitem alcançar boa produtividade nas mais diferentes áreas onde é cultivado.

No entanto, para se tirar o melhor proveito do potencial dessa cultura, é preciso atender às suas demandas. Para esse fim, preparamos um resumo dos principais passos necessários para a condução dessa lavoura.

Continue a leitura e descubra quais os passos necessários para cultivar o milho de forma correta.

Investir no cultivo de milho

O milho constitui uma cultura agrícola consolidada, rentável e com um mercado que permanece promissor, tanto para o abastecimento interno como para exportação. Sua versatilidade de aplicação como alimento e nas diversas frentes industriais, assim como na composição de rações animais, o tornam bastante atraente.

Por sua vez, o milho é uma das culturas mais trabalhadas em todo o mundo e com tecnologia aplicada. No Brasil, é cultivado por pequenos, médios e grandes produtores, sem falar na cultura de sobrevivência, pois está sempre presente em qualquer quintal do homem do campo.

Conhecer o ciclo do milho

O produtor deve ser um bom conhecedor do ciclo das culturas que conduz em sua propriedade para poder avaliar o desenvolvimento apresentado e se há necessidade de alguma intervenção. Assim, considere os seguintes aspectos:

  • tempo para germinação;
  • tempo para emergência da plântula;
  • desenvolvimento vegetativo (crescimento da planta);
  • época da floração (emissão do pendão);
  • tempo de formação da espiga;
  • ponto de colheita (milho verde ou grão maduro).

Conhecer as condições mais adequadas para o cultivo

Como qualquer cultura, as condições climáticas, de solo e de manejo são definitivas para o sucesso da lavoura. Dessa forma, para alcançar uma melhor produtividade, essas condições precisam ser atendidas.

Conheça a seguir os principais aspectos a considerar.

Variedade mais indicada

A variedade de milho mais indicada para o cultivo vai depender principalmente das características locais da região e da destinação da cultura. Veja os aspectos que devem ser considerados para a melhor escolha:

  • condições climáticas e soluções disponíveis;
  • potencial produtivo;
  • relação custo-benefício;
  • destinação final da produção;
  • resistência varietal para a região;
  • porte em função da mecanização adotada.

Características climáticas

As condições climáticas mais apropriadas para a cultura do milho devem ser consideradas como forma de avaliar se a região onde se pretende conduzir a lavoura é adequada para os melhores resultados. Assim, leve em conta os seguintes parâmetros locais:

  • temperatura: a melhor faixa de temperatura para o desenvolvimento do milho está entre 24 e 30°C; baixas temperaturas atrasam a germinação;
  • luminosidade: o milho é cultura de sol pleno e, portanto, não deve ser cultivado à sombra, necessitando de algumas horas de exposição solar todos os dias;
  • precipitação pluviométrica (chuvas): o milho é uma planta que exige muita água. Embora possa ser cultivada em regiões de baixa precipitação pluviométrica, é necessário um aporte com irrigação na ausência de chuvas suficientes durante a safra. 

Condições do solo

De modo geral, o milho necessita de solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. O nitrogênio deve oferecer boa disponibilidade. A acidez deve estar na faixa de pH entre 5,5 e 6,8. Qualquer necessidade de correção deve ser providenciada. Caso contrário, poderá ser limitante ou até inviabilizar a cultura.

Topografias mais planas são as mais indicadas para o cultivo de milho. Nesse sentido, a mecanização da cultura deve ser adequada às condições e constitui importante item do planejamento, seja para o preparo do solo ou para as ações posteriores de cultivo.

Manejo da cultura

O manejo diz respeito aos tratos culturais requeridos pela lavoura de milho. Após um preparo de solo condizente com as condições locais, devem ser consideradas as seguintes possibilidades:

  • controle de ervas daninhas;
  • adubação de cobertura;
  • acompanhamento da incidência de pragas e doenças;
  • acompanhamento do desenvolvimento do stand de plantas;
  • verificação do surgimento de sintomas de deficiência nutricional ou hídrica.

Definir o sistema de plantio

Além do sistema tradicional de cultivo de milho, existe a possibilidade de sua produção pelo sistema de plantio direto, cuja adoção vem ganhando terreno no país. São formas diferentes de cultivar, cada uma com suas vantagens.

Pelo modo tradicional, o milho é cultivado com o preparo do solo, fazendo uso de implementos para aração e de gradagem. Por meio do plantio direto, a movimentação de solo é mínima, havendo manutenção da palhada anterior com benefícios para a estrutura do solo e sua biodiversidade.

Cada sistema possui características próprias e depende das estratégias adotadas pelo produtor. No entanto, a decisão de seguir um ou outro caminho deve ser considerada com antecedência, pois reflete na demanda por outras operações.

Fazer o planejamento agrícola

A condução de qualquer cultivo agrícola deve ser precedida de um cuidadoso planejamento, ou pode-se correr o risco de haver prejuízos na atividade sem os bons resultados esperados. A cultura do milho é extensiva e costuma envolver grandes áreas da propriedade.

Assim, para que tudo corra bem e a lavoura responda às expectativas de uma boa produção, é preciso que o planejamento faça as previsões necessárias e garanta o atendimento às exigências da cultura. Para isso, leve em conta principalmente os aspectos considerados anteriormente (ciclo da cultura, condições de cultivo e sistema de plantio).

Ao planejar a produção de milho, considere ainda o potencial produtivo do milho safrinha, que apresenta um ciclo um pouco mais longo que a tradicional lavoura de verão. No entanto, seu cultivo permite aumentar significativamente a produção de milho na mesma área.

O milho safrinha é o milho de sequeiro, conhecido como uma das colheitas de inverno, cujo cultivo se dá entre janeiro e abril. Na Região Centro-Sul costuma ocorrer na sequência do cultivo da soja precoce.

Nos últimos anos, o safrinha ganhou relevância e importância na produção nacional de milho e deve ser uma alternativa complementar considerada pelo produtor.

Como você pôde ver, o cultivo de milho é bastante atraente, mas deve ser conduzido com planejamento e por meio de iniciativas e cuidados que permitam a melhor expressão da cultura. Os aspectos apontados facilitam o conhecimento e a condução dos trabalhos para a melhor produção.

Faça o seu cadastro no site do Broto e tenha a melhor orientação para o sucesso de sua produção agrícola!

Quer receber nossas novidades e conteúdos?

Cadastre-se e receba por e-mail em primeira mão.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

9 Comentários

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.